Loja do Secundum no Contraditorium – um experimento

Compartilhe este artigo!

lojinhacontraditorium1

Em janeiro escrevi um texto falando para blogueiros tomarem cuidado com seus ovos. Nada de colocá-los na mesma cesta. AdSense é bom e fácil mas quando 100% de sua renda vem de lá, se algo acontecer você entrará em desespero. Diversificar é sempre bom. Quer dizer, nem sempre. Minha experiência com o Buscapé passou a ser um lixo, depois que eles mudaram as regras e pararam de pagar pelos links em NOSSOS sites indexados pelo Google.

Minha experiência com o Submarino/BooBox tem sido muito boa também, mas faltava testar o Mercado Livre. Eles vêm me assediando faz tempo, mas como não sou usuário do site, ficava com um pé atrás, até perceber que não sou usuário da Luciana Vendramini e falo dela o tempo todo. Bolas, não é como se eles fossem um “Enlarge your p3n1s” da vida, um zilhão de pessoas compra e vende. EU não usar não quer dizer que seja ruim.

Aí entra o 2o problema: A preguiça. O AdSense é só colocar e esquecer. Será que existe algo mágico assim para o Mercado Livre?

Maior Site de Leilões do Brasil, o Mercado Livre paga comissão por vendas E por Cadastro. O cadastro aliás é uma excelente fonte de renda, entre R$10,00 e R$20,00 por operação.

Eis que surge o Jobson, com uma proposta indecente: Quanto você cobra para fazer um post contando sua experiência com a ferramenta que faz exatamente o que você precisa e uma pá de gente usa?

“Duzentos meses de Buscapé, meses bons”

Ele topou e me apresentou à sua SuperLoja, um script enxuto que puxa dados do Mercado Livre, monta uma tabela de produtos e exibe, de forma simples e direta, como neste exemplo aqui. A loja tem várias opções, então você tanto pode fazer uma chamada genérica: http://loja.contraditorium.com como pode fazer uma chamada para produtos específicos: http://loja.carloscardoso.com/notebooks. Pra mim parece bem fácil. Topei (senão não estaria escrevendo isto aqui, d’oh!) explicando que faria um test drive de um mês.

1 – Requisitos

1.1 Você precisa de uma conta no Mercado Livre e um cadastro no Mercado Sócios, o Programa de Afiliados. Se você não tem cadastro no Mercado Livre, faça o seu através deste link.

Após isso, no rodapé você encontra o link para o Programa de Afiliados, cadastre-se lá também.

1.2 Você precisa de um servidor capaz de rodar scripts PHP e configurar subdomínios, isto é, URLs como http://loja.carloscardoso.com. Se não tem certeza se seu servidor permite esse tipo de recurso, pergunte a seu suporte. Se ele não for mesmo disponibilizado para você, fale com o Jobson, ele cria uma loja no Secundum só para seu site. visite este post e descubra como conseguir uma loja sem ter domínio próprio.

2 Instalação

Depois de subir mais de 10MB para o OpenAds, descobri que estou de saco cheio de mexer com infra, então quando vi um script de 100 linhas e um sistema inteiro composto de dois arquivos, nem acreditei. A instalação se resume a subir os arquivo .htaccess e _sec_index.php para a raiz do subdomínio criado (no caso, o loja), renomear o _sec_index.php para index.php, chamar o endereço manualmente para ver se funciona, e pronto.

3 – Divulgação

Como o Google não fa- tá, o Google faz mágica sim mas só pra ele. Temos que indicar manualmente que o site existe. Como fazer isso? Linkando. Se você reparar na sidebar já coloquei links para a Lojinha do Cardoso e Lojinha do Contraditorium. O Jobson deu a dica de colocar o link nos feeds, para quando pintar ladrão de conteúdo, levarem o link junto.

4 – Customização

Dizem que a loja no layout padrão é feia. Na página do projeto, inclusive, há um tópico oficial chamado “Técnicas para desenfeiar a loja“. Felizmente é possível customizar o script, o que resulta em páginas com visual bem apresentável, como a do Anderssauro, que ainda enfiou AdSense no pacote ou esta no Trankera:

lojinhatrankera1

5 – Avaliação e Conclusão

A instalação do pacote é MUITO simples. A utilização de um subdomínio garante que seu pagerank não será contaminado caso o Google resolva um dia encrencar, e como o trabalho publicitário pode ser feito através de links simples, isso pode levar a uma redução significativa na quantidade de banners do site. Mas o principal é que com a indexação a maioria dos visitantes virá dos buscadores, caindo direto na Loja. Saímos do modelo da mídia impressa, de publicidade mesclada com a mídia para o modelo da TV, com publicidade em espaços separados. Funcionará melhor? Não sei.

Existe uma frase em inglês que encaixa bem: “sua quilometragem pode variar”. Alguns programas funcionam melhor em uns sites do que em outros. No Contraditorium vendas diretas dão certo pois meus leitores são todos ricos, já no Morróida, duvido que ele tenha vendido um Passport sequer. O Submarino dá muito mais certo aqui do que no CarlosCardoso.com, por exemplo.

Meus resultados serão bons? Bem, o Jobson dá uma semana, acha um mês tempo demais. Mais do que o artigo que escreverei descrevendo os resultados, você pode acompanhar a própria existência da minha loja. Se ela continuar no ar, é porque está dando certo.

Ah sim, o Jobson pede para avisar que o projeto tem a colaboração do Jânio, do Lucrando na Rede. Isso costuma ser bom sinal.

================================

AVISO: Este é um artigo mais-ou-menos patrocinado. Na verdade é uma resenha patrocinada. Não estou colocando o banner normal pois ele fala sobre TEXTO PUBLICITÁRIO, o que não é o caso.



Compartilhe este artigo!