Momento Discovery Channel

Eu odeio insetos. Em minha vida passada1 cheguei a montar uma mira-laser em uma pistola de chumbinho para matar aranhas2. No Rio a casa sofre com uma perene infestação de baratas E lacraias. Que costumam invadir pelo ralo do banheiro, quando o mesmo é inundado. Ou seja: Quando EU estou tomando banho.

Com o tempo desenvolvi extrema aversão a qualquer coisa com mais de 4 patas.

Agora descobri que minha aversão é a insetos domésticos, não selvagens. Aqui no Condado toda noite há uma festa de insetos, acender a luz de casa é chamar para um open house tudo que voa, rasteja, salta ou se teleporta (como sapos).

Durante a noite, mesmo com as janelas fechadas, é norma ver besouros monstruosos voando como fuscas alados em volta das lâmpadas, mas misteriosamente mesmo quando travam a mira em mim e kamikazeiam em minha direção, não saio correndo.

Eu até me interessei em catalogar as espécies, há bichos bem interessantes. Vejamos por exemplo algumas das mariposas (genérico pra bicho que voa e não é cascudo) encontradas em uma única noite:

Mariposa-Suja

mariposasuja

É um bicho que se disfarça de sujeira ou cocô de passarinho na parede. As asas ficam enroladas, é preciso cutucar para sair voando. “você vai ser merda quando crescer” não é xingamento, nessa espécie, é desejar vida longa.

 

Mariposa-Folha

bichofolha

OK, não é mariposa, mas não vamos ser detalhistas, e mariposa-folha é bem menos gay do que “Esperança”, como é chamado por alguns. Notem que Jesus foi tão detalhista que chegou a pintar marquinhas de defeito na “folha”. Assim o bicho se disfarça tão bem que nenhum predador irá reconhecê-lo. Exceto os que se guiam por cheiro e os outros milhares de insetos que comem folhas, mas Jesus não pode pensar em tudo…

 

Mariposa-escorpião

mariposaescorpiao1

A princípio achei que fosse uma mariposa estropiada. As asas estavam encolhidas, as antenas ficam bem próximas ao corpo e a bunda fica levantada. Então vi outras. Parece que ela fica assim para parecer ameaçadora. Tolinha.

Mariposa-Didi

mariposadidi

Também conhecida como folha-seca, escolheu um tronco para se fixar. Essa é mais esperta do que as anteriores, pois nem blefa nem se disfarça de uma suculenta folha verde. Eu acho inclusive que ela é esperta demais para ser um inseto. vamos ver mais de perto:

mariposamacaco1

 

EU SABIA: Não é uma mariposa, mas o arredio e lendário MicroMacaco Voador de Burma. 

Mas calma, não é a Mariposa mais estranha do dia. O prêmio vai para…

Mariposa-Punk

mariposapunk

Na Loteria da Evolução uns ganham, outros perdem. Alguns evoluem para se disfarçar de folhas velhas, outros para parecer cocô na parede. Outras espécies menos afortunadas evoluem para se disfarçar na Marimoon.

Ah sim, o rastro marrom é merda. Essa FDP cagou a porta da geladeira inteira.

 

——————-

1 – Figura de linguagem. Não sou “esprita”, muito menos “médio”

2 – Eu sei. Sou leitor da Marvel faz tempo. Aranhas não são insetos, então entendam como xingamento. Eu sei que elas odeiam.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Caramba, essa mariposa-escorpião é do mal.
    Belas fotos, qual seria a câmera usada?

  • Eu adorei a parte do "mariposas (genérico pra bicho que voa e não é cascudo) ". Gostei tanto que nem vou dar bola e ser um biólogo chato que explica o que é cada coisa. :P
    Gosto de insetos, mas tem que estar mortos (pra que eu possa estudá-los) ou fritos (para que eu possa comê-los).

    • Hm… tem alguma recomendação da culinária entomológica para a ceia de Natal? =D

  • Detalhe para a punk que se fantasia de "marimoon" hahahahahaha

    Inseto é nojento, pior ainda quando você está tomando banho e entra um pela janela. 24 horas para entrar e escolhem bem quando está ocupado :-(

  • Puxa, Cardoso, como entomologista, você é um ótimo pro-blogger. =P

    Para os leitores incautos (i.e., "caso tu não saiba", mas não espalha ;) ), o que a mariposa-escorpião está fazendo, provavelmente, é chamando um macho pra acasalar. Daqui a alguns dias elas começam a botar ovos em tudo que vê, já tivemos uma infestação mariposinhas brancas e peludinhas uma vez…

    Meu irmão tem a mesma aversão psicopata em relação a insetos errantes. Eu não. Mas tenho que concordar que lacraias são um problema. Eu perdôo os piolhos-de-cobra, eles são fofinhos, mas lacraias… são tensas.

    E gostei das fotos.Tenho uma fascinação irresistível por insetos, quando não estão dando uma de kamikazes e tentando acertar meu olho…

  • Nome Obrigató

    Fim do post anterior:

    "Eu gostaria muito de poder dizer que gostaria que a morte dele tivesse tanta importância para mim quanto a de meu vagalume, mas não consigo ser hipócrita."

    Começo desse post:

    "Eu odeio insetos."

    LOL.

  • Mariposa-escorpião???

    Meu Deus!!!!

    Gostei muito do seu blog…

    Abraços

  • Vou te mandar mais uma mariposa ( em foto é claro ). A que eu fotografei parece com uma bijuteria, show de bola :)

  • Cardoso, dá uma olhada nessas Mariposas-Folha, que eu "Gaymente" chamei de esperança : http://www.gustavoroberto.blog.br/2008/11/16/foto

  • Erickson Leon

    Não conhecia a marimoon sp., mas pelo que percebi após extensa pesquisa na web (google images) essa mariposa punk está com a tintura vencida.

  • @Nome Obrigatório Por isso o nome do blog… anh!? anh!? entendeu?! Contraditorium… anh!? anh!? sacou agora?? ^^

  • Gostei muito do post. Ri bastante :)

    Só para constar…um erro bem comum. Insetos tem 3 pares de patas e aranha não é inseto :D

    E sim. Sou biólogo, mas não chato.

  • Rafael Netto

    Cardoso, você é mórmon? São eles que acreditam que Jesus == Deus.

  • Quem diria, Cardoso agora é naturalista amador. Boa sorte na sua nova profissão, só acho que não vai render tanto quanto blogar.

  • Muito Legal.

    Parabens.

    :)

  • Essa Mariposa Punk parece até o Clóvis Bornay nos tempos dos bailes de carnaval… (rs)

  • SEU INFIEU VAI KEIMAR NO IFERNO VOCE FALANDO MAU DE JESUS JESUS SABETUDO PORQUE JESUS É O PROPRIO DEUS VOCE NAO SABE NADA PORQUE NAO OCNSEGUIU FAZER NEM UN SITE DIREITO KEM DIRA UMA MARIPOZA ASSIM TAO BONITA E PERFEITA PORQUE TODAS AS CRIASSOES DE DEUS SAO MARAVILOSAS AMEM

    Assinado: Salsinha de Gesus.

  • Que bichos mais estranhos !!!!

  • Bichinhos engraçados e nojentos!!! :o)
    Gostei das suas explicações, ri muito!!!

  • Por falar em mariposa, eu acabei de fritar uma!

    eu estava fritando um ovo pro lanche da meia noite, quando uma mariposa se suicidou na minha janta!

  • milena

    sou estudante de biologia e escrevo soh pra dizer que as suas mariposas iriam ""bombar"" na minha coleção entomológica que tive que fazer como trabalho para uma disciplina…

    muito bom o post!

  • Pior que eu acho que o nome da mariposa escorpião é esse mesmo. Fingem ser escorpião pra meter medo nos outros insetos.

  • Samira

    Rsrsrsrsrsrs… navegando pela internet em busca de informações sobre uma "mariposa???" que deu uma ferroada em meu filho, descobri seu Blog!!! Ahahaha!!! Adorei, detesto insetos, todos, inclusive as aranhas (que apesar de não os serem tb as chamo por inseto pois como vc tenho certeza de que isso as deixa muito irritadas!!) Moro ao lado de uma reserva florestal e sofro com todos os tipos mais esquisitos de insetos ( e os mais comuns tb), mas corro deles!!!! Ainda não consegui superar meu medo, principalmente porque muitos deles tem ferrões malvados!!!rsrsrsrsrs…. Enfim, Parabéns pelo post!!!

  • maze nobre

    NÃO SEI EM QUE PAGINA ENTRAR POIS EXISTE UM ERRO SOBRE O ANO QUE BRASIL IRÁ SEDIAR A COPA.. DIZ ASSIM: SEGURANÇA DO RIO DE JANEIRO .. E FALAM SE O ESTADO DO RIO ESTARA RESOLVILDO SOBRE SEGURANÇA E SEUS PROBLEMAS ATÉ A COPA EM 2016..E A COPA SERÁ EM 2014.. GRATA E ESPERO QUE REPASSEM AOS RESPONSÁVEIS PELA EDICÇAO..

    • maze nobre

      NÃO SEI EM QUE PAGINA ENTRAR POIS EXISTE UM ERRO SOBRE O ANO QUE BRASIL IRÁ SEDIAR A COPA.. DIZ ASSIM: SEGURANÇA DO RIO DE JANEIRO .. E FALAM SE O ESTADO DO RIO ESTARA RESOLVILDO SOBRE SEGURANÇA E SEUS PROBLEMAS ATÉ A COPA EM 2016?..E A COPA SERÁ EM 2014.. GRATA E ESPERO QUE REPASSEM AOS RESPONSÁVEIS PELA EDIÇAO..

      [Reply]