Quem diria, cientistas são pessoas inteligentes

Vocês lembram do rebu causado por filmes como o Última Tentação de Cristo, Je Vos Salue, Marie, e mesmo A Vida de Brian e Crônicas de Nárnia? Qualquer filme com temática levemente religiosa gera protestos na certa. É gente dizendo que a obra agride, nega ou ameaça suas crenças, exigem banimento, punições, etc.

Personagens religiosos NUNCA podem ser apresentados de forma menos que perfeita. Se um padre é um vilão, é uma agressão à religião. Claro, se é um caminhoneiro, tudo bem.

Esse corporativismo religioso sempre me encheu o saco, ainda mais quando vejo que é Possível ser INTELIGENTE nesse tipo de situação.

Exemplo: No Anjos e Demônios, segundo livro de Dan Brown e bem mais interessante que o Código DaVinci, um cientista proeminente do CERN rouba 0,25g de antimatéria, com o intuito de explodir o Vaticano.

A Ciência já está na mira da sociedade conservadora faz tempo. Cientistas loucos e/ou simplesmente vilões não ajudam a melhorar sua imagem. Um filme desses seria prejudicial, e deveria ser impedido, correto?

Os Cientistas do CERN discordam. Não só estão pouco se lixando para uma obra de ficção, como convidaram Tom Hanks, que faz o mocinho da história para visitar o Large Hadron Collider, o maior acelerador de partículas do mundo.

Steve Myers, um dos diretores do projeto ciceroneou o ator em uma visita VIP, e ainda convidou-o a religar o LHC, em Junho. Tom Hanks aceitou, obviamente.

Hanks é profundamente ligado à ciência, tendo participado do ótimo filme Apollo XIII, e depois co-produzido a MARAVILHOSA mini-série From the Earth to the Moon, da HBO.

Então vejamos: O sujeito estrela um filme com um vilão cientista que pretende destruir o Vaticano. A resposta dos cientistas é convidá-lo para seu mais precioso local, mostrar-lhe os arredores e ainda chamam para religar o aparelho?

Esse negócio de pensamento racional deve ser bom, afinal.

Fonte: The Telegraph


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • O moralismo religioso é uma forma de disfarçar os próprios vícios (anti)éticos. Ter uma religião, no caso desses fanáticos (que não são poucos), é vestir um uniforme de guerra, num conflito eterno contra todas as outras correntes de pensamento.

    Fico contente que os cientistas tenham mostrado ao mundo que o saber científico não torna uma pessoa "materialista", egoísta nem arrogante (isso é algo que depende de cada individuo), e tenham feito uma demonstração do mais genuíno sentimento de perdão, que os cristãos tanto prezam mas têm tanta dificuldade de praticar.

  • Na verdade quem rouba a anti-matéria e é o vilão não é cientista algum, e sim o camareiro do Papa, um fanático religioso.

  • Eles queriam religar o LHC mas, damn, without an actor they were like pigs to the slaughter.

    Apollo 13 é ótimo sim, mas não sabia que Anjos e Demônios era bom.

  • Eles queriam religar o LHC mas, damn, without an actor they were like pigs to the slaughter.

    Apollo 13 é ótimo sim, mas não sabia que Anjos e Demônios era bom.

    (desculpa se duplicou)

  • Isso é o legal de Asimov.
    Seus heróis são cientistas e engenheiros.

    • Robson

      não era Dan Brown?

  • Carlos Augusto

    Uma coisa que está ligada à inteligência, Cardoso, é a lógica. Cientistas dependem dela.
    Os criadores de mitos religiosos nunca ouviram falar nessa palavra.

  • Gustavo

    Toda forma de fanatismo é uma forma de morrer por nada. Seja ele nos esportes, na política ou na religião…

  • Como o Alexandre disse, o VERDADEIRO terrorista é um religioso. hahahahahahahaha
    .
    Se o filme traz que é um cientista, nem perderei meu tempo de ver, pois detesto estas arbitrariedades que fazem com as obras originais.

    • sebastiao neto

      e o convidado pelos cientistas é o heroi da obra e não o vilão. ou estarei errado e o tom é o vilão mesmo? não li o livro. tomara que não seja um spoiler.

  • betume

    anjos e demonios é o primeiro livro de dan brown , só q no brasil lançaram primeiro codigo da vinci dps anjos e demonios .

    • Alberto

      Anjos e demonios é o segundo livro. O código da vinci é o quarto.

  • Ta tudo errado….

    SPOOOILER!

    No livro um cientista descobre a antimateria, que seu amigo camerlengo(e não camareiro) do papa, rouba(depois de mata-lo), mata o papa, assassina padres, para criar uma ameaça contra o população e ele mesmo salva-la e gerar um sentimento de "que milagre, deus existe!" e o Langdon tem q evitar isso.

    Mais ou menos isso..

    faz até sentido chamar o T.hanks pra ligar a "maquina do fim do mundo"

    Away!

    <abbr>will rez – último post do blog… As Aventuras dos Piratas Beberrões</abbr>

  • Eles não querem realmente destruir?
    :|

  • Ai ai… camerlengo é apenas o nome do cargo do camareiro do Papa. Quando alguém for corrigir alguém, é bom ter certeza de que não está falando merda.

  • Quando saiu o Código da Vinci, meu sobrinho comentou que estava lendo. Eu disse: Tudo bem, mas não vai confundir. O livro é uma ficção e tornou-se uma merda monumental porque o povo fez uma salada.

    Só não imaginaria que essa explicação fosse necessária para maiores de 15 anos.

    Quanto ao Hanks, coitado… ligar e desligar o LHC deve ser um compromisso tão ou mais importante que uma pose para o repórter fotográfico da Gazeta de Cacuí das Pedras. Faz parte, e frila a gente não recusa.

  • Pelo visto, você não leu o livro, e entendeu errado alguma resenha,

    no livrofilme,

    SPOILERS!!!

    o vilão é um religioso que mata o papa, e vira papa, e quer atacar a igreja fazendo passar por um ataque de ciencia conta a fé! ou seja pra suja a imagem que a ciencia vem ganhando cada vez mais! usado as imagens dos famosos Iluminati

    O livro, sim e mais interessante que codigo da Vince, mas não é tem um ritimo tão bom, provavelmente no filme ficará melhor!

  • e Anjos e Demonios não é o primeiro nem o segundo livro do Dan Brown, ele tem outros como Fortaleza Digital, que vieram antes, a anjos e demonios vem antes de Codigo Davince ( que é praticamente uma continuação de anjos e demonios), e Anjos e Demonios foi ressucitado depois do sucesso da sua continuação!

  • cara, isso tudo é marketing da ciência. os cientistas chamaram o tom hanks pra melhorar a imagem dela perante a sociedade. esse tipo de coisa os religiosos não compreendem, porque surgiu na era da decadência da igreja.

    e você esqueceu de citar dogma, que é simplesmente fantástico!

  • meunome
  • Minha opinião sobre o fato do Hanks ligando o LHC: http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/02/tom-hanks

    OK, então foi o camareiro do Papa o vilão. Que tal então ver um cientista de ficção realmente ser o vilão? Em G.I.Joe, por exemplo http://scienceblogs.com.br/rnam/2009/08/se_voce_c

    Mas a lição é essa crianças, temos mesmo que respeitar liberdade da ficção. O problema é q as pessoas nao sabem diferenciar ficção de realidade. Aí q mora o perigo

  • iso é en crivio