Anúncios do Google tem vírus, roubam nossos dados

O título, a uma primeira vista alarmista, é a mais pura verdade, e foi tirado deste post da Maysa.

Ela encontrou um anúncio no AdSense que levava simplesmente para uma página de Phishing, onde um picareta FDP criou um anúncio com o nome “hotmailbrasil.com.br / MSn Brasil Hotmail Brasil”, cuja URL verdadeira enviava para um redirecionador.

Lá uma tela de entrada imitando o Hotmail, pedindo dados e ainda tentando instalar um arquivo de nome Plug_Hotmail.exe.

Nós recebemos esse tipo de lixo todo dia por email, mas quando isso aparece em um banner do AdSense, o buraco é mais embaixo.

Não é a primeira vez. Essa semana a Internet foi tomada por um bando de picaretas que tentou empurrar um esquema de “créditos grátis” para telefones, usando ilegalmente o nome e a identidade visual da Oi. Essa página estava repleta de anúncios do AdSense.

Denunciei a mesma, por pura teimosia. O Google caga e anda para esse tipo de situação, como caga e anda para quem anuncia no AdSense.

Não digo nem questão de qualidade, digo questão de legalidade. A aprovação dos anúncios é automática, não há nenhum controle, o que deixa a porta aberta para estelionatários. Com isso o Google queima seu filme E o de todo mundo que veicula seus anúncios.

Como? É simples. Se alguém for prejudicado por um estelionatário desses e disser que pegou o tal vírus no SEU SITE, é VOCÊ quem terá que provar que não pegou (mas pegou). Não interessa que o anúncio seja do Google. Está veiculado no SEU SITE, é responsabilidade sua.

Todo, TODO meio de comunicação minimamente responsável tem critérios sérios para determinar que tipo de publicidade pode ser veiculada. Já o Google pelo visto assume a postura “dinheiro na mão, calcinha no chão”, mas o fiofó que entra na reta é o nosso.

“Do no evil” my ass.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Por isso é so fazer uma política de privacidade e colocar que os anuncios do google, submarino / etc são de inteira responsabilidade dos mesmos. Afinal… o script é do google, você avisando os visitantes, ele fica responsável pelo que é mostrado no seu site.

    • Não é simples assim. Têm gente que já se f*** lá fora por causa de AdSense que infectou a máquina do cara. Nem todo mundo têm um MAC como o Cardoso.

      Meu Blog já exibiu anúncios como Fotos de Sexo, Fotos de G Magazine e… Vanessa Hudgens Nua. Uma pessoa que clicou num anúncio desses foi parar num site em espanhol pra lá de suspeito.

      Cadê o tal critério do Google sobre não permitir pornografia no AdWords e AdSense ?

      Do No Evil ? Don't be stupid to believe on it !

  • Jurava que tinha todo um processo de aprovação para anúncios do AdSense. Mas o pior de não ter é o aparente descaso com denúncias.

  • Não rola denunciar esse tipo de anuncio pro pessoal do AdSense? Ou filtrar nas configurações para não aparecerem?

    Sabe o que eu acho foda? Banem blogs a torto e a direita por coisas mais inofensivas como um "filho da puta" perdido no meio de um texto, só pela palavra "puta" e não punem os infelizes que usam esse tipo de prática…

    O Google é santo, mas tem mais defeitos que o demo.

  • Marcos

    TENSO, não tinha tomado conhecimento disso ainda…

    A credibilidade de muito site pode estar em jogo por essas cagadas do google.

  • Cara#$%#¨# que bagunçado hein! Ai foudeu tudo. Se até no AdSense já estão espalhando Pishing, o que vai ser do resto? O phoda é o google não tomar nenhuma providência e não ter um controle de qualidade, isso dói..

  • don't be evil.

  • Mas bah! Google pisando na bola!

  • Detalhe… estamos falando do DEUS, ou seja, TUDO POSSO…

  • Cara, o google com essa mania de ser o poderoso oráculo, tá arrumando uma série de problemas. Vide a chuva de processos em relação aos seus serviços, como orkut e mesmo blogs. Há juiz que ache que eles devem exercer algum tipo de moderação sobre o conteúdo veiculado pelos seus serviços. Ou seja, se você tem um blogger racista, o google também tem culpa. Sabendo disso, eles tem duas opções: ou aceitam o cargo de vigia, e triplicam seus custos; ou ignoram e deixam ver o que vai dar.
    Parece que eles têm optado pela segunda opção.

  • gabriel

    então se vir alguém até seu blog e postar um comentário com um link para uma página dessas podemos culpá-lo por isso também? sair por ai anunciando "Comentários do contraditorium.com tem vírus, roubam nossos dados"

    • EXATAMENTE. Se você postar comentário caluniando alguém EU sou responsável.

      • Sei que tem muito juiz que entende tanto de internet quanto uma loira (padrão piada) de física quântica, mas o proprietário do blog/site só é responsável quando se manter inerte com a informação publicada. Por exemplo, não fornecendo o IP quando requisitado pelo juiz ou não apagando a mensagem quando solicitado pelo ofendido. Isso na esfera cível. Na esfera penal, em caso de crime contra a honra (calúnia por exemplo) é necessário que haja dolo, intenção, já que não existe de previsão de crime sem intenção neste tipo de crime.

        Da mesma maneira não vejo responsabilidade do Google, a não ser que provado que depois de denunciado nada fez. Não há possibilidade de prever e analisar todo o conteúdo que será inserido nestas ferramentas. Este é o entendimento majoritário, inclusive nos tribunais brasileiros.

  • Acho que isto é uma boa prova daquela velha ideia de que "pagando tudo pode".

  • Mas se não me engano, a responsabilidade do anúncio é do próprio anunciante e não do Google. Já vi coisa parecida no HotWords.
    Apenas denunciei o anunciante para que a empresa tome as providências.

  • Mas se não me engano, a responsabilidade do anúncio é do próprio anunciante e não do Google.
    Já vi coisa parecida no HotWords. Apenas denunciei o anunciante para que a empresa tome as providências.

  • Pingback: Rodrigo Flausino » Tem um anúncio veiculado no Adsense que pode ter phishing()

  • Google é foda!

  • Não entendo mais nada mesmo…

  • Os comentários não vão Cardoso, fica tudo congelado aqui hehehe

  • É por isso qu eu digo: GoogleDad, Yahoo!Ined e Windoes DeadSearch. Escrevi sobre isso hj cedo! http://overjobs.blogspot.com/2009/03/no-adwords-i

    <abbr>Luciano Bitencourt – último post do blog… Twin (almost) logos</abbr>

  • Gostaria de saber dos participantes deste blog

    quem é a maior revelação do vasco da gama?

    felipe coutinho, ou lucas moreno

    quem é o futuro craque do futebol brasileiro?

  • eugenio sakova

    gostaria de saber dos usuarios

    se em suas opinioes felipe coutinho

    é mesmo melhor que a estrela

    juvenil lucas moreno do vasco da gama???

    lucas moreno é o melhor jogador da base do vasco da gama

  • Puts… aí você complicam tudo!

  • Oiii :)

    Como eu nao tenho adsense mesmo…

    Mas eu te pergunto uma coisita, se voce sabe que o Google "caga" (que termo feio rsrs) pro adsense, porque mesmo assim voce ainda o usa??

    Você não faz o tipo "porque todo mundo usa".

    <abbr>Iara Alencar – último post do blog… Eu nao gostei de Caminho das Indias</abbr>

  • Oiii :)

    Como eu nao tenho adsense mesmo…

    Mas eu te pergunto uma coisita, se voce sabe que o Google "C#$$%%%%" ( pro adsense, porque mesmo assim voce ainda o usa??

    Você não faz o tipo "porque todo mundo usa".

    <abbr>Iara Alencar – último post do blog… Eu nao gostei de Caminho das Indias</abbr>

    • Pq o dinheiro que ele me paga ainda é bem verdinho.

      • É isso aí, ProBlogger sim, mas não beija na boca !!!

        <abbr>Damnati – último post do blog… Kaká dobra dízimo a Igreja Renascer</abbr>

        • andre

          hahhahahahahahaaa….. ora pq… porque dinheiro é bom… *já ouviu a expressão o sujo falando do mal lavado?

  • Graças a Baphomet nunca tive esse problema. Mas é bom ficarmos alertas pra esse tipo de FDP.

  • Rodrigo Waltenberg

    Tenho que descordar. Ja fui expulso pra sempre do AdSense por colocar propaganda no meu site que tinha Animê pra baixar… =/

  • Rodrigo Waltenberg

    Tenho que descordar. Ja fui expulso pra sempre do AdSense por colocar propaganda no meu site que tinha Animê pra baixar… :(

  • Rodrigo Waltenberg

    Soh avisando, mandei o comment 2x porque ele me mandou um erro dizendo q tinha falhado no envio do comment.

  • Cardoso,

    Se o anúncio veio via Google a responsabilidade é deles. Claro que isso não impede você de ser processado. Mas processado você pode ser inclusive por uma compra efetuada via seu site no Submarino ou no Mercado Livre, principalmente porque não há dúvidas de que você tem lucros com isso, o que é um fundamento pra lá de bom para chamar a tua responsabilidade.
    Abraços,

  • O pior de tudo é o descaso. Eles são cheios de frescuras com os editores e pouco se lixam em chegar os próprios anunciantes. Querem mamar a grana e pronto.

  • Pingback: Os anúncios Adsense vão de mal a pior - Bruno Godoi()

  • abraão

    Uma vez no topo do Gmail tinha um adsense sobre o "banco real" isso porque tinha recebido um e-mail de cobrança do banco real, ai ele indexou e apareceu a propagando. Claro que o site que tava no adsense era pishing, mandei e-mails para a empresa que registrou o dominio e a locaweb, menos de 24 horas site down e espirito vingativo alimentado ;D