Susan Boyle é Mais Excepcional do que Aparenta

Uma das coisas que mais gosto deste blog é que ele me faz pensar. Hoje por exemplo sentei para escrever como a Susan Boyle era irrelevante, como ser top no YouTube não quer dizer nada, e como figurar alto em rankings genéricos é apenas demonstração de que você sabe macetear o sistema.

Aí pensei mais um pouco e vi que o buraco aqui é mais embaixo. Não estamos falando de coisas locais como o BlogBlogs, Migre.me ou Twitter.

Existe uma escala onde a audiência supera a picaretagem, e os números são, sim, representativos. Algumas vezes a situação é grande demais para permitir a manipulação, e o YouTube é um caso desses. Nenhum grupo isolado consegue atingir os números de um hype espontâneo.

Não estamos falando de um idiota (desculpe, @Rosana, um gênio) rodando um script de casa. Estamos falando de milhões de pessoas visitando, recomendando e repassando um conteúdo. Susan Boyle teve mais de CEM MILHÕES de visualizações em seus vídeos, em menos de uma semana. Isso está ordens de magnitude acima de ter 20.000 seguidores no Twitter.

Mesmo com hype o Ashton Kutcher penou para conseguir 1 milhão de seguidores no Twitter. Nem a CNN conseguiu isso.

Então temos um modelo interessante, onde ter 100 ou 1000 ou 10.000 visualizações no YouTube não quer dizer nada, não define relevância, mas 100 milhões é prova inequívoca de que o conteúdo é interessante.

Interessante para quem? Para todo mundo, pois com esses números transcendeu-se nichos, fronteiras, idiomas, crenças, quase espécies. Não há segmentação possível para 100 milhões de pessoas.

Isso torna o sucesso da Susan Boyle mais excepcional ainda, pois ela competiu com a atenção de vídeos altamente segmentados, como a Marmota Dramática.

Nos blogs nós sempre pregamos a segmentação, repetimos o mantra de que blogs genéricos não dão dinheiro nem audiência, mas será que é isso mesmo? Dá para dizer que o campeão do YouTube, com 118.217.601 visualizações, o clássico Evolução da Dança é um vídeo segmentado?

Eu só sei de uma coisa: Criar algo que agrade 100 milhões de pessoas é algo que acontece muito mais por acaso do que de propósito. Nem quem faz viralzão tem a pretensão de criar algo dessa magnitude.

Atingir esse tipo de número é maravilhoso, mas assim como ganhar na loteria ou descobrir o Bordel das Japinhas, na Liberdade é coisa que depende da sorte, acontece uma vez na vida. Andar pelas ruas em busca dessas coisas só traz frustração (e umas lojas legais de mangá).

Portanto eu continuo defendendo que segmentação é o caminho, mesmo que pareça trabalhoso (e é) é mais certo do que atirar pra todo lado. Até pq mesmo a Susan Boyle, que é considerada arma de guerra, levou 47 anos pra acertar.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Danilo

    Senti falta do blog e sua acidez. Qual o endereço do Bordel? rs

    Sobre o vídeo.. (?) Não sei o que dizer. rs

    O vi uma vez só, achei interessante, mas existem vários que mostrar situações parecidas, e que não atingem nem de perto a proporção que esse chegou. O acaso é facinante e cruel.

  • A quem possa interessar, há um bordelzinho de japinhas ( algumas truly "made in japan" ) sensacional numa travessa da Luis Góes na Vila Mariana. R$50/H e vale a pena! Sobre o vídeo… bem, mais de 100 milhões de otários gostam do Big Brother então números não significam nada para mim. Se muita gente gosta é porque não presta! Vide Corinthians e Flamengo.

    <abbr>Damnati – último post do blog… Confissões de uma fã do Jonas Brothers</abbr>

  • Que sacanagem a imagem do filme do Shrek! Mas a semelhança é inegável rsrs

    <abbr>Gabriel Meissner – último post do blog… 2 sites para assistir às aulas das melhores universidades do mundo</abbr>

  • Pingback: Daily News About Susan Boyle : Best links about Susan Boyle - Tuesday, 21 April 2009 20:29()

  • Caramba, no gpguia não tem nenhum bordel desses cadastrado? Huahuahua

    <abbr>Andarilho – último post do blog… Livro: As Virgens Suicidas</abbr>

  • falkor

    Acho que ninguém lembrou como era a aparência das cantoras de Opera antes de falar que Susan blahblah é algo fenomenal…

    Canta bem?? parabéns, va escrever músicas ou fazer cover`s… só não fiquem falando que é extraordinário…

    podem falar que é #mimimi! Acredito eu que seja apenas uma constatação de que pessoas com talento para canto, nascem e que, geralmente, não tem nada a ver com sua aparência.

    Att,
    Falkor

  • Acredita que ainda não vi o vídeo dessa mulher?

    <abbr>Evandro Cesar – último post do blog… Bebê “fazendo” um belo sermão</abbr>

  • Marcos

    Enquanto isso a wikipedia.pt discutindo se ela é relevante ou não (http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipedia:P%C3%A1ginas_para_eliminar/Susan_Boyle), o que me fez lembrar do artigo do cris dias hoje no meio bit, pelo menos essa página de discussão da wiki serve para dar umas boas risadas…

  • gostei do post, coincidentemente fiz um hoje com uma rápida pesquisa nos números e aparições dela na web. Estou de queixo caído…

    <abbr>lalai – último post do blog… Os números de Susan Boyle</abbr>

  • Bom, falo por experiência própria.

    Quando eu tinha o blog no blogspote ele era segmentado. Quem o acompanhava eram o pessoal do Software Livre, inclusive foi assim que conheci o seu blog Cardoso, você foi lá interagir comigo…

    Quando decidi criar um domínio e "expandir" o blog a coisa afundou.

    O Segmento se foi, se foram muuuuitos usuários do blog e a audiencia então desde então tem sido pífia.

    Errei, mas não sei mais se consigo segmentar meu blog, a alternativa talvez seja criar outro dominio ou sei lá. Bom mas a questão é que sim, eu acredito que na internet ter algo segmentado seja o caminho.

    Fui !

    <abbr>Sergio Clemente – último post do blog… 1ª ELO – Primeira Esquadrilha de Ligação e Observação</abbr>

  • Aqui como em qualquer outro lugar o povo adora um "pobre coitado".

    <abbr>Iara Alencar – último post do blog… Solos de Guitarras pra vocês-update p/ Crazy e Sarah</abbr>

  • Cardoso, desses 100 milhões, 99%, que são velhos, feios, gordos, carecas, nerds, desdentados, solteiros, estão com a esperança de que seus sonhos podem ser realizados, tudo graças a Susan Boyle! :o)

    <abbr>Cidão – último post do blog… Companheiro Tiradentes</abbr>

    • wellington

      Cara, tanto o feio quanto o lindo, como o gordo ou o magro, o caraca ou o cabeludo e até mesmo vc espera que seus sonhos sejam realizados, o que aconteceu com susan, enche de esperança qualquer pessoa que sonha em um dia realizar algo, não importa sua aparencia!!

  • Criar algo que agrade 100 milhões de pessoas é algo que acontece muito mais por acaso do que de propósito.
    Acho que nunca fizeram um viral que atingiu essa magnitude. E se levar 47 anos… fale todo mundo.

    @Iara, porque também todo mundo sempre vê o lado ruim das coisas? :-/

    <abbr>Felipe Xavier – último post do blog… Músicas da novela Caras e Bocas</abbr>

  • Penso que o sentimento de uma larga percentagem desses 100 milhões é a curiosidade aliada ao alimentar de um sonho.

    A pessoa ao ver algo de extraordinário acontecer a alguém que seria improvável de acontecer, facilmente se pode levar a imaginar de como seria se acontecesse a si próprio.

    De qualquer forma, sonhar e imaginar algo de bom é esperança e sentido de vida, mas que as pessoas não percam a oportunidade de ser felizes hoje, só porque ainda estão sentados à espera de que algo lhe aconteça, como aconteceu à Susan Boyle.

    Imensas vezes se escuta a frase, quando eu for rico, ou, quando for famoso…

    Ó amiga/o, você já é rico, foi contemplado com a oportunidade de viver mais um dia, lute por estar bem hoje. Quer ser famoso? Aprove-se a ame-se a si próprio, só depois terá o resto do mundo gostando de si.

    A Susan Boyle tem o que merece, pela pessoa que é… simples, humilde, e forte!

    <abbr>alexandre – último post do blog… A Saúde e a Electricidade</abbr>

  • Eu ia comentar algo, mas esqueci. Desde o finzinho do texto só consigo pensar no Bordel das Japinhas…

    <abbr>Christian Gump – último post do blog… Houve vida sem Internet?</abbr>

  • Ela é uma Gaeeenha.
    []'s
    @AbelardoDanger

  • Acho que três são os motivos para o sucesso do vídeo:
    1- O contraste entre a expectativa que criamos ao olhar para ela e a sua maravilhosa performance, o que nos supreende muito.
    2- O talendo de S. Boyle é inegável, o que impacta uma mídia de massa acostumada com o mero Jabá artístico, que nos empurra goela abaixo qualquer rostinho bonito sem qualquer talento.
    3- Efeito bola de neve. Virou Hype total.

    <abbr>Thiago Carrion – último post do blog… Reforma do CPP: Juiz de Garantias: Tomara que funcione</abbr>

  • Concordo com o Thiago. O "segredo do sucesso" foi justamente mostrar que o talento sempre se sobrepõe quando tem uma oportunidade. Hoje vemos as bundas atuando na tv e os peitos cabeludos nas novelas. Sentimos falta mesmo do talento e das atuações que nos levavam às lágrimas na música, na TV, no teatro e em qualquer outra forma de arte.

    <abbr>Arthurius Maximus – último post do blog… SEM TERRA, SEM LEI E SEM VERGONHA.</abbr>

  • rejane

    Sem dúvidas que a performance dela é de longe muito melhor que todas que vi para comparar, inclusive da tal fulana que a inspirou. Só quem compara pode dizer se é excepcional ou não. A Aretha Franklin ficou no chinelo… Eu adoro os musicais da Broadway, já vi The Fanton três vezes e choro sempre. Ver a Susan Boyle com todo esse fôlego e afinação é um previlégio! Se ela é fora dos padrões nacionais, lamento. Mas quem conhece o Reino Unido sabe bem que lá ela é padrão demais.

  • Renato

    Não conhecia esse blog e gostei.
    Quanto a Susan… não são "só" 100 milhões que acham ela fantástica, críticos e mais críticos tb. Na realidade não vi nenhum falar o contrário. É tipo dizer que o nosso Senna era "bonzinho" apenas. Aos que aqui falaram que ela é "normal" ou resultado de sorte, é porque não têm sensibilidade bastante para ver que exatamente sorte foi o que faltou para ela em sua vida toda… pois sua vida é cheia de problemas … como vários de nós no mundo todo! O que falta a esses críticos "de porra nenhuma" é algo bem fora de moda hoje em dia: humanidade e humildade. Devem ser os "famosos quem" da vida. Resumindo, ela é fantástica sim, não só pelo esforço que fez para chegar onde chegou, mas pelo talento que demonstrou frente a um auditório completamente contra si. E a todos os "entendidos" de plantão, tenta criar algo que em uma semana venda mais que 100 milhões de cópias… sem um milionário marketing por tras, e depois vem dar a opinião se ela é boa mesmo ou não.

    Quanto às japinhas… ensina aí como chegar lá.

  • mario

    O que tenho a dizer a Sra. Boyle: "a senhora é uma estraga-prazeres!"

  • Renato

    Mário, tudo bem que opiniões são livres, mas pq acha isso?

  • O "contraste" da Boyle é muito simples: Acostumamos-nos (porra, eu escrevi certo? Se nao, foda-se) a ver rostinhos LINDOS cantando bem. O foda é que nao sabemos que rostinhos feios as vezes cantam melhor ainda. A Dinah Washington era feia bragaraio. A mulher que cantava por tras da Zelda do C&C Music Factory tinha uma voz absurda. Mas a midia filtra os rostinhos bonitos, é bem mais interessante (e vendavel) voce colocar uma Whitney Houston (que mesmo na epoca boa ja tava na borda da faca) pra cantar do que um Tribufú Polifasico Atomico Valvulado® pra assustar criancinhas. Shrek no desenho animado é bonitinho. Na vida real é fonte de berros assustados de criancinhas inocentes e amedrontadas. Somos vitimas da nossa propria hipocrisia.

    <abbr>Alexandre, o Tabajara – último post do blog… Andando pra frente, com o pé no freio</abbr>

  • valeu pela dica, quando for a SP nas ferias primeiro lugar que irei e no Bordel das Japinhas.

  • cristina

    Susan Boyle é simplesmente MARAVILHOSA. Pura magia. quem diz o contrário, não viu o video ou é alguém sem sentimentos ou simplesmente está a mentir.

  • SUSAN BOYLE – MEU PONTO DE VISTA– tres fatos de mim:-1- sou velho, para não dizer idoso;2- sou péssimo em informática para não dizer quase nulo;3-não assisto nenhuma novela, porno e outras programas que acrescentam muito pouco.Mas o que mais vejo são os canais de tv que passam sobre os assuntos que me interessam no discovery, history channel,e nageo e um bom jogo de futebol.Não sou da gavião,nem fla,vasco, outros.Sou ecológico (verde),e aprecio todos os grandes homens que fizeram sucesso porque eles chegaram ao estrelato por MERECIMENTO.

    Assisti pelo menos uma dezena de vezes as varias facetas da vida de S.Boyle. Falam que tudo foi armação, um teatro armado,e muitas outros comentários negativos. Aprecio os comentários do Blogueiro, Renato, Rejane, Maximus,Thiago, Alexandre, Felipe. Todas as opiniões tem valor,ALGUNS SÃO MUITO VALIOSOS, OUTROS NADA PARA NÃO DIZER 1 MMMM…..Se foi uma "fabrição" foi muito bem feita! É preciso ter talento, imaginação, oportunidade, faro para gerar mais de 100 milhões de viewers em poucos dias. Não sei se em vida verei outro Blow up, Happening ou EURECA, desta envergadura em vida, com um fato aparentemente corriqueiro, mas realmente inusitado com conteudo emocional extremamente redentor para uma Mulher fisicamente mal dotada, passada, desajeitada, que é subir no palco e arrebatar o juri, a plateia , centena de milhões de internautas,para não mencionar os tv viewers no mundo todo. PRECISO DIZER MAIS? TODAS OPINIÔES SÃO VALIDAS COMO O VOTO UNIVERSAL DAS ELEIÇÕES.

    kazuharu

  • nelson

    Talvez tenha sido a primeira vez em que uma peça do musical ""OS MISERÀVEIS" tenha sido no termo exato da palavra, cantando por uma miserável. Isto de fato apavorou as mídias mundiais, que sempre contratavam beldades milionárias para cantar suas óperas. E esta miserável conseguiu demonstrar com experiência de vida, corpo e alma o que de fato é ser Miserável na Visão do escritor Victor Hugo. Ela saiu das fábulas para a realidade. Cruel, atraente, fatal. A miséria zombou de todos, e demonstrou que pode estar no encalço de qualquer um.
    Se ela cantasse um trecho do " fantasma da ópera " com este mesmo espírito que cantou " I Dreamed a dream", a platéia fugiria apavorada! Ela é o retrato dos fantasmas que assombram todas as óperas, mas que lotam cinemas pelo mundo.

  • Pingback: Um fenômeno do youtube « Blog da Verminose()

  • nelson

    Um passarinho me contou que de fato, Susan se prepara para cantar uma bela peça da ópera Fantasma da Ópera….
    Poderá ser Think of me ou então outra, da mesma ópera, de forte teor emocional….
    Se este fato se concretizar, então parabéns a este blog….Data desta postagem…13 de Maio….Vamos torcer para que ela seja melhor ainda!

  • nelson

    Susan Boyle pode não parecer mas tudo indica algo de sobrenatural nesta personagem viva de carne e Osso. Acredito que de fato ela é uma bruxa. Encantou o mundo! Abalou alicerces emocionais de muitos fãs. Conseguiu virar mártir após a final do Programa, mas com contratos milionários e convites de todas as celebridades do poder e do glamour mundiais. Presidente dos Estados Unidos, Primeiro Ministro da Escócia ….lamento apenas o silêncio da Rainha dos Britânicos.
    Bom..Ela tem um gato. Canta em frente a um espelho. tem um visual pra lá de exótico. Vive sozinha ( nunca ouví falar de bruxas autenticas casadas). E tem uma voz de sereia. Confesso que sofrí muito esperando a vitória dela. E ainda torço pelo seu sucesso. O que é desnecessário, pois ela é demais. Mas a energia acumulada desta cantora é fascinante. E apenas bruxas exercem fascínio destra grandeza entre o povo.

  • Adolf

    todas as vezes que vejo o clip é com se estivesce vendo pela primeira vez ela é fofa nao no sentido gg mas na alma no coração e principalmente no espirito podemos sentir isso na meiga vós que fascina os nossos sentimento que Deus abençoi ela e de muito sucesso para alegrar as nossas vidas bjs fofa.