Marketing Social: o Muito Certo e o Muito Errado

Trabalhar com blogs tem seu lado chato. Pra todo mundo. Aturar mimimi de blogueiro é fogo. Aturar blogueiro que não pode ser controlado (meu caso) é um saco.

Só que a maioria dos blogs tem uma justificativa que é mais que uma desculpa, é uma realidade: São amadores. São hobby. São de gente que não está acostumada com esse dia-a-dia. Não somos veículos. O blog que trabalha dessa forma é exceção, muitos sequer aceitam abrir estatísticas de visitação para agências.

Por outro lado agências não podem se dar ao luxo de agir assim. Já chega de dizer que mídias sociais são coisa nova e ninguém sabe lidar com elas. Bom-Senso e respeito, basta isso.

Vejam por exemplo o pessoal da Midia Digital, de Curitiba. Estou fazendo com eles a campanha do Palco HSBC, que você deve ter visto por aqui. Foge completamente do formato post pago compre meu produto, é uma oportunidade do leitor ter sua opinião destacada e valorizada E é uma oportunidade minha de escrever sobre temas de interesse geral, e ganhar por isso.

Tem sido um relacionamento ótimo, não tenho reclamações.

Já o Repelex…

Algum tempo atrás um monte de blogueiros recebeu um email com um amontoado de propostas. Em três parágrafos falam de um concurso cultural, uma promoção de ponto de vendas e um kit.

Primeiro, não pensam na nossa saúde. Claramente querem matar os blogueiros, veja o que diz parte do texto original:

“Nós gostaríamos de lhe enviar um kit completo e exclusivo de produtos Repelex para você usar, testar e provar o produto.”

Como assim, Bial? Vocês vão mandar inseticida e querem que eu PROVE?

A roubada continua:

“[O Repelex] está promovendo um concurso cultural onde os 2 vencedores ganham uma viagem para 4 pessoas por um final de semana no Hotel Ilha Flat, na capital do borrachudo, Ilhabela”

É sério? O Grande Prêmio é uma viagem para um lugar conhecido como… capital do borrachudo? Se fosse um remédio para quimioterapia me mandariam para Chernobil?

A proposta foi enviada por email para uns 50 blogueiros. SEM BLIND CARBON COPY (mas calma que melhora) No meio dos nomes temos…

O OBAMA! Sim, mandaram cópia do email para president@whitehouse.gov.

Não é FAIL o bastante? Claro que não, querido leitor. Você sabe que eu guardo a cereja pro final. Olhe pra barra lateral. Está vendo a caixinha de texto da campanha do HSBC? Torciloco? Tudo bem, olhe aqui por lado.

Acho que está caracterizada a condição de peça publicitária, não? No mínimo criaturas com mais de 2 neurônios conseguirão identificar que NÃO é um campo de fale conosco, correto?

Então alguém me explique porquê diabos a tal agência repelenta postou, no formulário da campanha do HSBC o tal texto-convite da campanha do mata-mosquito?

Melhor ainda, alguém me explique POR MISERICÓRDIA o motivo de mandarem a mesma porcaria duas vezes, com nomes diferentes.

Sério, Repelex, eu não tenho problema com mosquitos, mas no dia que vocês criarem um inseticida pra manter afastadas agências incompetentes, conheço um monte de blogs que compraria pra estocar.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • É sério? O Grande Prêmio é uma viagem para um lugar conhecido como… capital do borrachudo? Se fosse um remédio para quimioterapia me mandariam para Chernobil?

    Pensei a mesma coisa quando recebi o email. E essa de mandar para Chernobil foi a coisa mais engraçada que li hoje, hehe…

  • Gente.

    Outro dia eu escrevi aqui, até mandei pro Marcel do BQEG dar uma olhada, um release de uma campanha que a agência quer distribuir para blogueiros. Eu não participo de nada de mídia aqui (uma pena, talvez, ou uma bênção, o que vier primeiro), mas eu disse que escrevia bem, o fulano acreditou e eu tentei.

    Tentei insegura, pensando "porque raios um blogueiro ia querer participar disso?" mas esse teu post me tranqüilizou. Talvez tu não ia nem participar, mas ia só ignorar solenemente, o que já é melhor do que se queimar de graça (ui).

    Sabe, email, gente. Não é tão difícil. Por que essas pessoas de mídia online são tão estúpidas às vezes?

    (Eles jogaram o meu fora e contrataram um redator de verdade. Veio o texto e pediram pra transformar pra "linguagem de blogueiro", mas eu estava ocupada. Nunca receberão esse texto meu. Pena ou bênção.)

  • ahahahahhaha já tinha lido sobre essa proposta da Repelex em outro Blog, mas não tinham mencionado o trecho sobre a "Capital do Borrachudo" ahaha. Isso não pode ser sério cara! é muita cretinice de uma "agência" fazer um negócio assim.

    curti muito o blog.

    abraços

  • Da série: 'Vá para Acapulco com o Polegar Vermelho'.

  • Arno Anderson

    Definitivamente esse é um momento de vergonha alheia. Mal dá pra acreditar que uma agência de publicidade tenha feito tal campanha. A Baygon agradece.

    E a prefeitura de Ilhabela também…

  • Muito bom

  • Ri demais com a viagem para "a capital do borrachudo". Tem que ser uma cidade muito pouco notória pra se orgulhar de ser a sede do vetor de uma doença.

    É sempre bom que tenha o muito errado, rir de vez em quando faz bem. =P

    • Na verdade a gente não se orgulha desse título não! aUhauaHuahaUhaUa Isso é coisa da Repelex aqui a gente é Capital da Vela, não coloque coisas na nossa boca (sem trocadilho por favor)

      Palavra de um cidadão Ilhabelense

      E sim temos borrachudos… muitos… =[

      • Não tava falando sério, não, desculpa se soou errado(ou não soou, afinal, isso é texto escrito…)

        E agora eu aprendi uma coisa nova. Chiques! =D

  • Ricardo A.

    Na verdade Repelex não é um inseticida e sim um repelente. O que não diminui a estupidez dos mancebos.

  • Brincadeira um negócio destes, aparece cada uma neste Brasil que sei não viu. Ah! Gostei muito do seu post.

  • Aposto que se fosse repelente de crianças, você ignoraria tudo isso e participaria da campanha.

    • Se fosse um repelente de crianças, a viagem seria para o Rancho Neverland?

      • Diones

        UAHUAHUAHAUHAU

        boa

  • Eu sinceramente não ia querer uma viagem para a capital do borrachudo! Realmente, além de não ter tido uma atitude profissional não souberam nem fazer um marketing envolvente para a campanha.

  • Paulo m

    o e-mail do obama eles pegaram pq é o "contato" que o treta.com.br coloca para os leitores na sua pagina de contatos. Nem isso os marketeiros prestaram atenção…

  • Edson Andrade

    O email president@whitehouse.gov. esta como endeeço de contato do blog treta.

    "Para entrar em contato com a gente não é preciso mandar oficial de justiça nem publicar edital em jornal de grande circulação. Envie suas reclamações, críticas severas, xingamentos, palavras de baixo calão, vírus, spams e intimações judiciais, para president@whitehouse.gov."

  • Da até vergonha agora de falar que moro em Ilhabela…

    O campanhazinha malacabada enhim?! E imaginar que tem um infeliz ganhando pra fazer asneiras como essa… sinto uma vergonha alheia, da repelex… Tão ruim que conseguiram até atingir a imagem de quem não tem nada a ver com a história… Ilhabela já não ruim o suficiente sem a Repelex pra esculachar a gente??? Pô que sacagem…

  • Lá se vai uma conta

  • Rafael

    Talvez fosse bacana da sua parte reforçar que a culpa é de uma agência de publicidade infeliz, não da vendedora do produto.

  • Não sei se dou risada ou choro com a discrepante promessa de estadia na capital do Borrachudo, Ilha Bela. Amadorismo total.

    Excelente post :)

  • Isso me lembra um certo convite para uma campanha contra a dengue que era, na verdade, uma descarada campanha publicitária "gratuita" de uma agência que desejava promover um certo remédio…

    Essa "Capital do Borrachudo" deve ter saído do mesmo gênio.

  • André K.

    E vamos ver quem irá participar do negócio.

  • E a BGK Group acaba de perder mais 2 funcionários…

    Presentão de sexta-feira hein?

  • Arno Anderson

    Mandei um e-mail para a BGK Group comentando sobre a criativa promoção, transcrevo a resposta, erros de português inclusos.

    "Anderson, sentimos muito e espero que você compreenda. Assumimos nosso erro e tenho certeza que isso não tornará a acontecer.

    Pedimos desculpas por qualquer transtorno e estamos abertos para ouvir as opinoes connstrutivas.

    Um grande abraço.

    Marcelo"

    Bom, ao menos assumiram o erro. Não sei pra quem, mas assumiram.

  • Achei imensa piada a esse artigo, ainda mais porque só o vi agora, depois de ter postado (esta madrugada dependendo do fuso horário), algo sobre mosquitos.

    E agora vem algo que que eu de todo não quero que pareça abuso, por estar colocando este link deste artigo do meu blogue, e por isso Caro Cardoso, compreendo perfeitamente se não aprovar ou eliminar este meu comentário, mas que neste momento me parece oportuno mencionar.

    Trata-se de um treino intensivo de mata moscas, que quanto a mim tem mais valor que esse repelente de blogueiro: http://www.diaexotico.com/2009/11/treino-intensiv

    Desde já, envio o meu abraço!

  • Esta ação sinceramente foi uma lástima. Vai para os "anais" da internet brasileira, literalmente para o fundo do poço.

  • asuahshshaaha, também recebi propostas parecidas..

    apesar do meu site não ser um blog xD

    essas empresas são uma comédia

  • Tá com pinta de "coisa do estagiário".

  • Tô rindo até agora da parte da Capital do Borrachudo!!! Fico imaginando um blogueiro que não conhece Ilhabela lendo uma barbaridade dessas!!!! huahuahuahuahua

    (A propósito: o Ilha Flat é legal. Já estive lá esse ano, e curti o hotel e a cidade; mas se bobear os borrachudos realmente te comem vivo)

  • Cássia

    A campanha é realmente um fiasco, mas sinceramente achei a idéia de premiar as pessoas com uma viajem para Ilha Bela bem legal, afinal é um lugar lindo, mas cheio de borrachudos – bem apropriado para o uso de repelente.

  • Aloha Chefe!

    Ok, concordo.

    Discompetência ao extremo, mas…

    e se eles estivessem vendendo um "TRUE REPELEX KIDS", 100% de eficiência, garantindo raio mínimo de aproximação, 1º, 2º e 3º graus, incluindo proteção auditiva e olfativa?!?!

    Faria propaganda ou pelo menos compraria o produto, certo??

    Aloha!

  • Eles estão malucos. tem gente que não tem noção, hoje em dia aparece de tudo.

  • RMB – Repelex Mata Blogueiro! Extermine os blogeiros em um job!

  • 'kit completo e exclusivo de produtos Repelex'

    Nossa…agora, como blogueira, deprimi: nem kit Repelex me oferecem?

    Tá…isso foi um 'mimimi' de blogueiro! rs

    Eu não costumo receber esse tipo de propostas, mas já li em alguns blogs blogueiros falando horrores de certas campanhas publicitarias ou tentativas de parcerias nelas….

    Se um dia eu receber, conto pra vcs também

  • Assim como o arthur já recebi convite para uma campanha contra a dengue que também não passava de campanha publicitária “gratuita”.) na épca do Blog Crônicas) No primeiro momento quase entrei em contato respondendo a solicitação deles, mas depois fui lendo o restante do texto que enviaram e me dei conta que tudo não passava de enganação.

    Bom te ler Cardoso

  • É impressionante como têm gente e agências que fazem besteiras em campanhas. Se houvessem pensado com um pouco mais de carinho nos blogueiros, teriam omitido “Capital dos Borrachudos”. Dá no mesmo porque todo mundo sabe que é lotado de borrachudos e é bem menos #fail. Espero que esta seja uma crítica construtiva. Abraços.

  • Poxa eu tô lendo alguns artigos afim de saber utilizar e bem as mídias sociais aqui para o e-commerce da empresa onde trabalho, o problema é que meu chefe não leva o segmento a sério mas vamos a luta.