Coragem e Atitude, Thundercats Ho!

Compartilhe este artigo!

Hoje estávamos batendo papo no Twitter (você não acha que alguém trabalha por lá, né?) quando surgiu um comercial feito em computação gráfica, kibando uma série de filmes que a Sony fez para a linha Bravia, todos usando gente de verdade, tinta de verdade, explosões de verdade, emoção de verdade.

Não me entendam mal, eu sou ferrenho defensor da computação gráfica, ela nos leva a mundos inimagináveis, Senhor dos Anéis nunca seria feito tão grandioso sem computadores, Transformers seria um fime de brinquedos filmados, sem toneladas de CGI.

Só que somos preconceituosos, ainda preferimos o “real”. Em computador é fácil (mesmo não sendo). O Gustavo Fortes, da Espalhe resumiu bem:

CGI é commodity. Coragem e atitude é q são cada vez mais raros e valorizados


Isso é o que separa homens de meninos com brinquedos caros. As agências pequenas estão sobrevivendo por ações práticas de custo reduzido e resultados desproporcionais. Eu sempre bato na tecla: Quanto custa enfiar um iPhone em um liquidificador? Garanto que é uma fração ínfima do que ganha o Justin Long pra fazer cara de idiota nos comerciais da Apple.

A computação gráfica, como tudo tem um lado ruim, e nem falo dos logotipos giratórios dos anos 80. Sério, a Praga Hans Donner transformou TUDO em coisas prateadas giratórias. Levou anos até fugirem dessa estética. E logo ELE, que havia cria-digo, assinado aberturas com efeitos práticos sensacionais, como a de Champanhe, ou O Dono do Mundo.

Não é preciso mais ter coragem, basta ter um computador. Ousadia? Besteira.

Por isso mesmo em tempos de Tropa de Elite a sequência de ação mais impressionante fodástica e acachapante da história do cinema brasileiro é de 1971. Roberto Carlos a 300Km/h – Não há Luke Skywalker, Stringfellow Hawke, Niobe, Barão Vermelho. Não há NINGUÉM que supere o Comandante Malaguti, em termos de pilotagem.

Logo no começo o LOUCO do Malaguti passeia de helicóptero pela Praia do Flamengo, Enseada de Botafogo até chegar na boca do Túnel Novo, do lado do Rio Sul. Então o INSANO atravessa o túnel.

Notem, isso não é Missão Impossível, em 1996 Tom Cruise usou efeitos especiais, em 71 usaram um helicóptero de verdade e um túnel de verdade.

Depois a sequência continua com um rasante assustador pelo Centro do Rio de Janeiro. Hoje em dia a cena jamais seria feita. Primeiro, ninguém daria permissão. Segundo, ninguém teria COJONES de sequer propor algo assim. Terceiro, ninguém teria os mega-cojones para TOPAR uma idéia dessas.

Claro, você sempre pode tentar. O máximo que pode acontecer é o cliente topar e você ainda ser lembrado 38 anos depois. Mas tudo bem, também dá pra ser feliz criando banner e viralzinho…



Compartilhe este artigo!