Propaganda para fodalhões em três lições

LIÇÃO 1

Comercial bem-produzido da Nova Schin, mas com idéia ZERO, baseado no bom e velho e medíocre conceito de colocar celebridades e esperar a ovelhização do público fazer com que consumam o produto:

Resultado:

novaschin

Resultado: Foi ao ar dia 28 de Janeiro, total de visualizações: 37.718. Viralização, zero.

Lição 2

Comercial bem-produzido da Volks, cujo único custo real foi o licenciamento da Marcha Imperial de Star Wars, falando para gerações que reconhecem a icônica imagem de Guerra nas Estrelas, passando conceito de família, fugindo do óbvio de usar um Darth Vader adulto ou sequer efeitos especiais:

staua

Resultado: For ao ar dia 2 de Fevereiro, total de visualizações: DEZ MILHÕES.

Lição 3

O Eden, um baiano meio desvirtuado escreve um post em seu blog falando o óbvio, que o comercial da Nova Schin é criativamente fraco, mais do mesmo. Compara (quase injustamente) com uma campanha da Heineken. Um post menor em um blog onde há excelentes e longas análises sobre publicidade, mas ali não há muito o que dizer mesmo, falta conceito, falta criação, é formulinha.

Do nada surge nos comentários um sujeito defendendo ardentemente a campanha. Com a sutileza que lhe é característica Eden escora nas 4 patas e escoiceia o sujeito pra longe. SEGUNDOS depois aparece OUTRO defendendo o primeiro. Os argumentos das únicas vozes discordantes são do tipo “se não gostou faz melhor”.

Eden, que já conhece seu gado e tem muitos anos de estrada nesta indústria vital foi direto no admin do WordPress, viu os IPs e descobriu que os dois detratores eram a mesma pessoa.

Leitores hackers implacáveis usaram suas ferramentas secretas (registro.br) e descobriram que não só o tal sujeito era realmente a mesma pessoa, como os comentários estavam sendo postados DA AGÊNCIA QUE CRIOU O FILME SEM-GRAÇA DA NOVA SCHIN!

Resultado: Um post com mais de 60 comentários descendo a lenha na Euro RSCG Brasil, um funcionário BURRO ainda tentando postar comentários negativos de dentro da agência e um post que já está na primeira página do Google para “nova schin fail”.

arrogant

Conclusão: Não confunda OPINIÃO com crítica injusta. Opinião não precisa ser contestada pois é dada em geral com respeito. Outro dia um sujeito apareceu no Twitter comentando sobre um texto meu: “não concordei com nada, mas estou sem tempo para detalhar”. Por pouco não respondi “vá e não pegue mais”, e por mais pouco ainda (sim, está correto) não agradeci. Isso é BEM diferente de “você só fala merda”.

Defender seu trabalho não é ficar cego. O comercial da Schin poderia ser justificado de inúmeras formas. O próprio Eden é capaz disso, se quiser. Só que isso não mudaria a opinião de quem acha fraco e pouco criativo usar fórmulas batidas, mesmo que eficientes (nota: não são). E a OPINIÃO CONTRÁRIA é o grande pecado, em um mundo acostumado a trolls e fodalhões que xingam muito todo mundo que não gosta do que eles gostam.

A regra é clara: Você não é obrigado a se justificar para quem não gosta de você, mas isso não te dá carta branca para não gostar de todo mundo que discorda.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Na boa, Cardoso, posso estar sendo injusto e tudo mais, mas até onde ME consta, você tá longe de ser um sujeito afável e aberto a opiniões contrárias às tuas. Não é uma acusação nem uma crítica, porque pra falar do teu rabo eu teria que esconder o meu, primeiro. O que quero dizer é que você adora bater na tecla dos "trolls". Os trolls isso, os trolls aquilo… isso não tem nada a ver com o assunto. Gente que não sabe ouvir uma opinião contrária tem em todo canto, troll ou não. Os próprios leitores do Eden azucrinaram uma mina só porque ela teve a OUSADIA de dizer que, ainda que ele estivesse certo, o blog dele não tinha poder de fogo pra acabar com uma agência. O QUE ERA APENAS A VERDADE.

    Esses caras não são "trolls", né? Ou são?

    • Vinny

      Eu já discuti com o Cardoso várias vezes no Twitter e nunca levei block. Por quê? Porque existem coisas chamadas RESPEITO.e EDUCAÇÃO. Uma conversa civilizada entre duas pessoas que discordam sobre algo pode ser extremamente proveitosa, já que muitas vezes é difícil enxergarmos todos os possíveis ângulos de determinado assunto.

      Agora, um indivíduo que já chega dando patada, cagando regra e desqualificando sua opinião só porque é diferente da dele não merece respeito.

    • Bruno

      Ousadia? E desde quando defecar opiniões pouco embasadas e anti-discussão na internet é ousadia?

  • Thiago

    Ainda bem que tem gente que olha mais além e faz uma coisa assim: http://www.youtube.com/watch?v=MnSIp76CvUI

    não é tão criativo quanto a do Darth Vader, pena

    • Rafael

      Nesse comercial faltou somente o barulho do nextel

    • Eu não bebo, mas não tem como não se impressionar com o vídeo. One-shot de quase 6 minutos? Fantástico

  • A propaganda é realmente terrível, a começar pelo fato que das classes A a E todos sabem que a cerveja é uma porcaria. É como tentar convencer alguém que a Xuxa usa Monange e a Angélica usa Paixão. Não cola.

    Boa foi a campanha de uns anos atrás da mesma cerveja usando o slogan "Experimenta!". Viralizou (por mais que o termo não fosse tão popular na época =P) e muita gente deu um voto de confiança, pelo menos pra entrar na brincadeira.

    • M4rcoS

      Bem lembrado, eu experimentei a cerveja na época.
      Achei horrível, mas experimentei.

    • limao

      "a cerveja é uma porcaria" . Até hoje tento entender essa paixão por certas marcas de cerveja, como fosse times de futebol. Amigo existem milhares de marcas/tipos de cervejas se não gosta respeite o paladar de outras pessoas.

      • Respeito qualquer opinião. Apenas nunca conheci ninguém que tomasse Nova Schin tendo outras opções para ter sua opinião devidamente respeitada por mim.

  • O comercial da VW é infinitamente mais criativo e me agradou muito mais sem qualquer sombra de dúvida, mas, qual teve mais repercussão onde deveria ter (na casa da moçada que não usa internet como a gente)? É mais do mesmo, artista, churrasco, samba, mas se for isso que o povão quer, a peça valeu a pena. Pobre não roda contador do Youtube.

    • limao

      apesar de ótimo comercial me cheira a matéria paga, pois em tudo que é blog foi veiculado.

  • Júlio César

    Outro comercial da VW que achei muito bom.
    http://www.youtube.com/watch?v=8ulbjaKmKG0

    Uma pergunta pra você Cardoso, que é da área: o que aconteceu com a tão premiada propaganda brasileira que triunfou nos anos 80 com comerciais pra lá de criativos? Excesso de regulamentação na área que engessa os publicitários ou o comodismo mesmo? Como exemplo essas fracas propagandas de cervejas, bancos entre outros que duram 30 segundos em horário nobre e a único feedback que passa ao telespectador é o tédio de ter que esperar acabar.

  • Evandro Cesar

    Vamos começar do final: "Só que isso não mudaria a opinião de quem acha fraco e pouco criativo usar fórmulas batidas, mesmo que eficientes (nota: não são)." Primeiro, opinião é só o que é. Como sabe que não são eficientes propagandas como essa se o público alvo dela está tão bem definido?

    O post do Eden só é bom porque alguém foi lá e comentou, do contrário passaria despercebido, mais do mesmo. A comparação não é quase, é injusta.

    E por falar em pela saco baba ovo de celebridade, que dirão os leitores (os mais inteligentes) que percebem quem baba por quem? Leitor inteligente…. 1%

    Comparar a publicidade da Volks e outros é igual roubar pirulito de criança, menos vai.

    • Eden Wiedemann

      Evandro, antes de falar MERDA devia ler mais um pouco. Meu post, como eu mesmo disse, não teve a intenção de ser um tratado sobre propaganda e sim um comparativo simples sobre uma propaganda ruim e outra boa de cerveja. A ÚNICA coisa demais nele foi eu afirmar, categoricamente, que a linha que a Nova Schin segue é RUIM. E é. Não porque eu acho, não porque o Cardoso acha, não porque as dezenas de comentaristas acham… se quiser saber o porque experimenta ler a excelente explicação que o Luiz Felipe publicou nos comentários do post que, segundo você, do auto de sua sapiência, é apenas mais do mesmo.

      • Evandro Cesar

        Fui buscar os comentários do Luiz Felipe, são bem interessantes e os dados que ele coloca eu posso imaginar que sejam reais. Não tenho dado algum pra confrontar então sigo meu instinto e acho que um comercial assim ainda atinge o público alvo deles, mas é só meu instinto, ou então só MERDA que falo… de qualquer forma, merda ou não, é minha opinião. Não usei nenhum termo assim ao discordar da sua.
        Se a linha é ruim? Concordo, a de venda de carros também é ruim, a de sabão em pó ou produto pra vaso sanitário também é, e se um dia você ou alguém da área fizer uma mudança nessa mentalidade, ótimo! Serei o primeiro a aplaudir.

      • Se o cara dá a opinião dele, fala merda e está no auto (sic) da sua ignorância. Realmente, não é questão de trollagem, é questão de país com escola ineficiente que enfia conhecimento técnico garganta abaixo e não promove nada que melhore a pessoa como ser humano.

        • Evandro Cesar

          Encerrei minha participação no debate aqui.

  • Faz tempo que não vejo comerciais bacanas,esse da Volks ficou ótimo,criativo.
    Mas parece que quando chegar no brasil vai ser um pouco diferente…

  • A propaganda da Volks é melhor sem dúvida. A parte do "Zeca" na Nova Schin é constrangedora. Mas a quantidade de visualizações no YT não pode ser usada como referência, por motivos óbvios.

  • limao

    propaganda de cerveja no brasil normalmente são ruins, acho que é o dinheiro mais fácil que qualquer agencia ganha, basicamente praia/bar , gente bonita/famosa e alguma piadinha sem graça.

  • Só pra constar: a única coisa que achei lamentável foi o lance do funcionário dar piti tentando "defender" sua empresa. O resto, meu amigo… Povão não faz contador do Youtube rodar, ignorância com a opinião alheia tá em todo lugar e, na boa, não que eu queira ser chato, mas esse chilique com marca de cerveja é a maior frescura que existe. Aqui em Minas, todas as festas que já fui no interior do Estado, no sul e na zona da mata, TODAS tinham o patrocínio da Kaiser (cerveja que dá dor de barriguinha na capital) e todo mundo bebe e todo mundo gosta. Cerveja "ruim" e cerveja "boa" é coisa de babaca que quer tentar mostrar que entende alguma coisa.

    • Discordo completamente. Cerveja ruim é ruim mesmo. O que não quer dizer que ninguém vá tomar, principalmente se for de graça…

      Acho que essa coisa de cerveja é tudo igual é papo de quem não toma cerveja. =D

      • Cerveja não é tudo igual, Amanda. Se você tomar uma garrafa de Skol e um copo de Brahma depois você praticamente leva um choque. Isso porque são duas consideradas boas. Mas uma coisa é o que você bebe num bar ou restaurante. Outra é o que você bebe numa festa, que é aonde o varejo pega. Mas enfim, não sou mestre cervejeiro. Só acho que há muita frescura em cima do tema. Obs: não tomo Sol nem de graça.

  • leo

    quanta coisa…Minha opinião, por favor, não me matem (sarcasmo on)
    1-a cerveja é ruim mesmo. Só vende em lugar com contrato de exclusividade ou quando custa menos da metade da menos pior.(ou quando acabam-se as outras)
    2-A fórmula é realmente batidona, mas antes de acusar a agência, tem q ver q o cliente muitas vezes "sugere" (eufemismo para "MANDA") q se faça assim, ai, se fica bom para o cliente, está bom para a agência.
    3-Star wars… infelizmente, acredito ser um público um pouco mais segmentado, q não o povão.. como disse o amigo acima. Quando chegar no Brasil, vai ser outra pegada. certeza.
    4-O dono do blog escreve bem e concordo com ele. Trolls existem e pregam a "não discussão". e só.

  • Concordo com Amanda, lá encima. A Schin (e Kaiser, Sol) é a cerveja para quem bebe qualquer coisa. Eu bebo cerveja há 40 anos e vinho há 50. Tirando fora as excelentes estrangeiras (Pilsen, Norteña) prefiro a Polar, Skol e Brahma, e quanto aos vinhos… toda garrafa que custe menos de 20 reais, não passa pelo meu metabolismo.
    Por isso as cervejas ruins precisam apelar para que os que assistem a Globo a comprem.
    Hic…!

  • O pior mesmo foi a propaganda da Cerveja Itaipava, que mostra os principais pontos de cada estado do Brasil, no entanto não mostram nenhum do Sul do Brasil, mas mesmo assim fazem a veiculação da propaganda no Sul.

  • Vi um trecho dessa propaganda da Schin, exatamente a parte do “Zeca” e me acabei de rir, porque remete ao Pagodinho e “sua” Brahma… e brigas de grandes marcas geram grandes propagandas, vide Pepsi X Coca, http://www.youtube.com/watch?v=dqXkb2MQRcQ&fe… Afeiçoei-me, devo ser uma ovelhinha. Hihihihi

    Mas a propaganda da Volks realmente é sensacional chorei de rir. E, principalmente, por ser simples e muuuito criativa é brilhante.

  • Gustavo

    Atualizando: o comercial da VW já está com nada menos de 17 milhões de views!
    "It's useless resist, join the dark side…"

  • Danilo

    Ok, I'll bite.

    Algumas perguntas:
    1 – Viralização é sinônimo de ROI para todo mundo?
    2 – A maior parte do público-alvo da cerveja consome comunicação viralizada?
    3 – Eles precisam de um viral?

    Sei lá Cardoso, concordo com você em partes, mas em caso de cerveja, mídia de massa parece apropriada. Apesar de estarmos na era da convergência e tudo mais, não é um crime gastar uma caralhada de dinheiro para impactar o Brasil inteiro com mais do mesmo. Não é como se eles precisassem de uma mídia de precisão cirúrgica ou algo assim.

    Aí vão meus R$0,02

    • Concordo bastante com você. Acho que é justamente uma questão de adequação, não apenas de "viralizar ou não".

  • Cabe à cada um de nós aproveitar as brechas da concorrência para fazer mais e melhor. É nosso direito e acima de tudo um dever. Só assim eles aprendem.

  • Achei o texto bem interessante o texto, mas queria dizer que acho errado tu comprar o número de visualizações de um comercial brasileira de Cerveja com um comercial internacional que foi veiculado no Super Bowl e tinha desde o começo o objetivo de ser um viral, utilizando marcas muita mais conhecidas no mundo.

    • Quando li o texto, pensei o mesmo.

      Sim, odiei o comercial da Schin e odeio subcelebs, e adorei o comercial da VW.

      Mas o pequeno Darth Vader estava nos intervalos do Super Bowl… Isso quer dizer que milhares de blogueiros e tuiteiros o linkaram desde então. Eu mesmo o vi pela primeira vez "embedado" num post sobre os comerciais do SuperBowl.

      Se o comercial da Schin tivesse sido veiculado na TV americana durante o Superbowl, ele tb teria muitíssimas visualizações ao redor do mundo, mesmo que fosse só para falar mal,, já que a peça é horrível.

      No mais, concordo com o resto do post, Cardoso.

  • jonathaj

    uma dúvida… "apenas" pagar pelo uso da musica do starwars e o uso de seu maior personagem: não seria um eufemismo? Alguém tem idéia do valor que a maior franquia mudial de filmes obra para ser usada numa propaganda de montadora de carro global? ….pode parecer uma idéia "simples", mas é uma propaganda que se apoia em décadas de divulgação dos produtos starwars.

    E schin é cerveja ruim… mas é barata. Pior é pagar mais caro por Skol e achar que esta tomando coisa boa. hehe… (uma dos primeiros materias promocionais das novas microcervejarias de SC dizia "uma cerveja sem milho" no título… e da-lhê skol bem gelada pra conseguir descer redondo).

  • Diego

    Saiu ontem (08/02) no Estadão uma matéria sobre Max Page, o pequeno Dath Vader:
    http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,crian
    O moleque até já foi apresentado ao James Earl Jones!

  • Gustavo

    Saiu mais um vídeo, desta vez com cenas excluídas! http://www.youtube.com/watch?v=tM3s37fZZts&fe

  • Show de bola da propaganda da VW é não ter a barreira da lingua. Será entendida no Mundo inteiro.

  • Os auto entusiastas gostaram mais do comercial do besouro, e eu tb! http://autoentusiastas.blogspot.com/2011/02/vw-pa
    No entanto ele teve 10% dos views do outro.

  • Gostei muito da propaganda na VW criativa, interessante já da Schin segue os mesmos padrões de todas as outras, mulher bonita, praia, fazendo o pedido da cerveja, não há atração nos comerciais de cerveja há muito tempo.

  • Sempre há reclames(ih! entreguei a idade) bons e ruins. Mas o verdadeiro motivo de não dar certo, com absoluta certeza, é Carlinhos Brown! Audite Toscochanchada.

  • Rafael

    Graças a Jah nao assisto mais TV aberta. Fico bem blindado dessas pagandas bostas.

    Não consegui me livrar de todas as propagandas ruins que fazem no brasil, mas me livrei de uma boa parte.