TERREMOTO NO BRASIL, CORRÃO! (ou: IG e a geografia do pânico)

Compartilhe este artigo!

Hoje as Interwebs, a maior máquina amplificadora de histeria coletiva grupal em massa inventada pelo Homem tremeram com a notícia dada pelo IG, em manchete digna de gente correndo pelas ruas arrancando cabelos:

Terremoto de magnitude
6 é registrado na costa do Brasil

Ferrou. Vamos todos morrer. Vídeos das cidades japonesas arrasadas pelo Tsunami ecoaram na mente dos espectadores. 2012 chegando, prédios caindo, naves alienígenas atirando nos humanos, Battle LA, V, Independence Day e Olodum, tudo junto ao mesmo tempo agora.

Ou não?

O subtítulo da notícia diz que o tremor foi a 1.277Km de Natal. Hum. Meio longe. Vejamos no mapa as coordenadas 0.461°N, 25.601°W:

Snap149

Hum. Então “NA COSTA DO BRASIL” vale até pra um ponto a 1277Km de distância? E os americanos ainda reclamam de nossas águas territoriais de 200 milhas. OK, admito que “Terremoto de Magnitude 6 é registrado na puta que o pariu” não é manchete jornalisticamente suculenta, mas hello, qual o sentido de provocar histeria? Será que esse terremoto é sequer notícia?

Será que houve algum motivo especial, será Gojira acordando de uma noite de amor de vodca com a Cloverfield (botou ovo não é pato, é pata)?

Está vendo um risquinho ali no meio, passando bem em cima do ponto do tremor? É a Falha Dorsal do Atlântico, que divide as placas tectônicas da América do Sul e da África, e para os leitores do Kibeloco, informo que o Brasil fica na placa da América do Sul.

Falhas geológicas são pontos onde as placas se encontram, a pressão entre elas costuma ser aliviada na forma de terremotos e vulcões. O Japão, por exemplo, na pior escolha imobiliária desde que Moisés levou os judeus até o único terreno no Oriente Médio sem petróleo, fica em cima de nada menos que da junção de TRÊS placas.

A Falha Dorsal do Atlântico não é muito ativa, por um motivo simples: As placas estão se separando, isso não gera muita pressão entre elas. A energia é toda despejada na placa de Nazca, como todo chileno sabe muito bem.

Qual a frequência de tremores na região? Digamos que dia 13 tivemos um 4.8 nas Ilhas Sanduiche, dia 12 tivemos um +5.0 na região da ilha de Ascenção, dia 10 um 5.0 na costa das Malvinas (segundo a geografia do IG) e por aí vai. Infelizmente não registram mais tremores de 4 pra baixo.

A mídia adora uma histeria, após o Grande Terremoto todo dia anunciavam novos tremores, ignorando UM: o fato de que TODO terremoto é acompanhado de tremores secundários e DOIS: aquela região treme o tempo todo. Ao tornar algo comum em manchete a mídia está apenas explorando o pânico, coisa que pra mim é história da carochinha tcheca.

Não sou eu quem diz, é a ciência da geologia. Veja neste link aqui do US Geological Survey, com os terremotos da semana acima de 2.5 graus de magnitude. Quantos desses foram manchete?

Promover o medo através do desconhecimento de fenômenos naturais se chama religião, não ciência, não jornalismo. Sugiro que deixem essas matérias a cargo da folha universal.



Compartilhe este artigo!