Parece óbvio mas não é um negócio da China ser cego

Cegos, o Pessoas Fotonicamente Prejudicas, sendo politicamente correto, passam por diversas dificuldades, e nem falo de acompanharem Amor e Revolução tendo que se contentar com os diálogos de Tiago Santigo, sem sequer conseguirem ver a redentora imagem da Luciana Vendramini.

Por mais que acreditemos que cegos possuem sentidos super-avançados, que fazem de cada um deles uma espécie de Demolidor, não é assim que a banda toca. Ainda dependem de muita boa vontade para conseguirem se locomover com desenvoltura em uma grande cidade.

As cidades brasileiras, claro, estão porcamente adaptadas, mas se serve de consolo (não, não serve) há lugares bem piores. A China, por exemplo.

Se você reparar no calçamento de cidades minimamente civilizadas, há regiões marcadas em relevo. Não é decoração, é uma indicação para caminhantes cegos que ali há um caminho seguro.

O problema todo é que nem todo mundo que instala esses “trilhos” tem noção de sua finalidade, ou se tem está se lixando pra ela.

Que o digam os cegos chineses, que, digamos assim, foram um tanto sacaneados com o descaso com que são implementados os tais trilho, na tela vizinha à tela do sol nascente.

Duvida? Veja. Só não vale rir.

OK, vale sim.

china1

china2

china3

china4

china5

china6

china7

china8

china9

 

china10

 

E finalmente, pra quê alto-relevo se é mais fácil PINTAR as marcações?

 

china11

Fonte: Sankaku Complex


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Aslam

    Vejo que o diretório geral do Partido Comunista tem estado ocupado, ajudando a erradicar a cegueira na China.

    Com tais ações logo teremos pouquíssimo cegos no pais…

  • Depois tem gente que fala mal do Japão…

  • Não é fake não Cardoso?

  • Na verdade, isso se trata de uma técnica de controle populacional que eles utilizam.

  • Paulo de Loyola

    Ok. Mais uma vez a frase de Einstein de que só existem duas coisas infinitas, o universo e a estupidez humana, se mostra correta. Pelo menos na parte da estupidez.

    Por outro lado, a questão do FAQ do Cardoso sobre por que ele assiste Amor e Revolução acaba de ser inteiramente respondida em duas palavras: Vendramini e Luciana.

  • E não tá valendo também frases filosóficas dizendo que o olho da conciência deles também é fechado? Na verdade estou refletindo porque nunca imaginei um chinês cego.
    Mas cachorros ainda continuam sendo a solução, porque atendem pelo carinho e não ficam chateados de não serem vistos quando vestem uma roupa bonita, acho que um cego faz mais diferença pra nós que vemos, porque de certa forma tem um Q de vale da estranheza pra nós, porque as flores não tem olhos e mesmo assim tratamos melhores elas e as consideramos normais, tirando o guaraná que juro, são olhos.

  • Inacreditável.

  • · menos de 1 minuto atrás
    Quanto a ser fake fica a dúvima, mas detalhe na foto do bueiro com galhos de árvore, como se fosse sinalização de buraco na rua tão conhecida por nós, provavelmente sim aquele bueiro está ali destampado, ou tá la a tanto tempo assim que cresceu árvore já, o que mostra que a foto foi tirada no outono na primavera deve ser lindo para cegos se perfumarem, e as listas no chão pintadas típico de se dar um jeitinho.

  • Não creio que seja fake não. É, simplesmente, descaso com os cegos. Algumas fotos são surpreendentes, mas a maioria quase certeza que também é assim no Brasil.

  • Esta é realmente a quinta vez que eu vejo o seu site, excelente post, como sempre! Pedro

  • Renato

    tá quiu pa riu!

  • Olha, as primeiras já eram uma sacanagem (pisa sem diferenciação de relevo, guia que leva à buracos ou direto de cara na porta da loja). Mas a última é A sacanagem: guia para cegos PINTADA?

    Aliás, não teve algum lugar aqui no Brasil mesmo onde uma uma empresa de telefonia istalou um orelhão bem no meio do caminho do piso tátil?

  • Luiz

    E isso não é ruim somente para cegos, para quem esta usando o smarthphone, esses pisos tateis são excelendes para andar olhando para o celular.
    Muito descaso isso.

  • Gabriele

    Na minha cidade aconteceu algo semelhante. Trabalhei em uma instituição para cegos, e ouvi um pessoal reclamando que colocaram um negócio de banner publicitário bem no meio de uma dessas faixas, que estavam topando com aquela bagaça. Tem muita ignorância nesse mundo mesmo. Outro fato que ocorreu foi de um motorista de ônibus que parou com a porta bem na frente de um orelhão, o cego que desceu se bateu e machucou feio, e o motorista nem deu bola e foi embora.

  • Realmente, se não for mais uma das pegadinhas do Cardoso, é um descaso, sim.
    Até parece Brasil.