Breaking News: Deputado Jean Wyllys vs Hacker do Acre

Hoje a companheira Cynara (passo por petista? heim? heim?) postou no twitter sobre uma suposta tentativa de hacking; diversos perfis teriam sido invadidos. Algum hacker do mal estaria trocando as fotos dos perfis, sem tocar nas mensagens.

Pesquisando, realmente há vários exemplos. Entre eles o Ricardo Noblat:

hackdomal1

e o Blog do Planalto:

hackdomal2

Imediatamente meus alertas começaram a apitar. Existe uma Regra de Vida que sempre sigo e nunca me falhou: “Nunca atribua á malícia o que pode ser explicado pela estupidez”. Ao invés de seguir a linha “estão atacando jornalistas brasileiros”, resolvi pensar. Ataques hacker raramente são aleatórios. Há sempre uma motivação. Mudar as imagens de forma randômica não faz sentido, e qual a lógica de colocar uma dona qualquer no Blog do Planalto?

Mais ainda: Quem atacaria Noblat E Planalto? eles falaram mal de Maomé?

Vamos investigar. Algumas buscas e…

hackdomal3

 

hackdomal4

hackdomal5

hackerdomal8

hackdomal7

Então vejamos: Qual o mais provável: Um ataque de proporções mundiais, visando jornais, jornalistas, blogueiros, atletas e seja lá o que o Reinaldo Azevedo seja, ou um simples bug?

Uma olhada no perfil de suporte do Twitter indica que eles estavam investigando um problema com imagens:

hackdomal9

Na verdade os 3 últimos posts no blog de status do Twitter foram relacionados com problemas nas imagens, tem uma semana que estão batendo cabeça com isso.

Conclusão mais lógica, segundo Occam? Alguma cagada trocou avatares e fundos de um monte de gente. Como a maior parte dos usuários é inativa ou quase, tem-se a impressão de que é algo que só atinge “famosos”, pois eles gritam mais alto. Não há roubo de senhas, conteúdo indevido, imagens pornográficas, nada que caracterize uma invasão. Caso encerrado, sua ligação é muito importante para nós, certo?

Errado. Aí entra a assessoria do Jean Wyllys, que em seu blog posta a seguinte pérola:

hackdomal8

Fica aqui a minha dica ao querido deputado e seus assessores: O mundo não gira em torno de Vsa Excelência. Antes de se assumir como alvo, verifique se sequer HOUVE um ataque. Isso evita situações constrangedoras, como afirmar que tomaram providências e rechaçaram uma invasão inexistente.

Supor que houve uma invasão? TUDO BEM, worst-case scenario, faz parte, é até correto. Dizer que fez algo e rechaçou a invasão inexistente? Parabéns, inventaram a obra fantasma no Twitter.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Esse povo adora demonstrar eficiência que não existiu. Só lembrar lá do caso do Facebook do FEMEN :)

  • Isso me lembra a epoca que frequentava batepapos irc e acabava indo aos "ircontros".

    Todo mundo que nao entendia bosta nenhuma de TI falava que tinham hackeado seus pcs e etc…
    Era uma maneira escrota de dizer que é importante… mesmo nao sendo.

    • Yuri

      Me lembra duma vez ainda no último ano de colégio (2007) em que um professor perguntou "Quem aqui programa?" e um espertão, mais rápido do que eu, levantou a mão. Só que o professor perguntou em qual linguagem ele programava e ele soltou um vergonhoso "Português, ué?!". Ainda tive a oportunidade de dizer que eu programava e daí o professor puxou o conceito de loop na programação pra ensinar alguma coisa da matemática que eu não me lembro exatamente.

      • Vinicius

        Somatório.

  • Alexandre Oliveira

    O melhor de tudo é o "graças à ação rápida".

  • Luís Eduardo

    ahaha

    Evitaram que alguma mensagem fosse enviada….segundo informações, eles obtiveram sucesso na empreitada para espantar o ghostwriter…

    • rodrigobg

      Sabe o que é isso? Eles estão tão preocupados com a questão da "HomoFobia" que os tais insistem em dizer que os brasileiros são homofóbicos, tanto que qualquer fenômeno anormal em suas contas são resultados de ataques homofóbicos por hackers que não gostam de gays no twitter…rsrsrsrsrs

  • rafael

    Tentando vaga na assessoria dele Carlos? O Jean Wyllys sabe que o mundo não gira em torno do umbigo dele tanto é que viaja o Brasil ajudando minorias como gays, travestis, idosos, e tentando fazer da vida deles uma vida menos miserável.

    • carloscardoso

      FODA-SE que ele viaja tentando salvar o mundo das cáries, promovendo verdade, justiça e o american way. Isso não muda em NADA o fato de que eles simplesmente INVENTARAM UMA HISTORINHA de invasão.

      • rafael

        Por que a assessoria está inventando história se de fato a foto foi trocada sem consentimento, portanto dando a entender que houve uma invasão? Mas enfim, você entende que pela forte persistencia dos homofóbicos em boicotar o Jean o tempo inteiro, obviamente pensaram em invasão isolada mas já postaram um upudate mostrando o que houve de fato.

        • 1k2

          Só te dou um nome: Marcelo Freixo. Sabe quem é? Um cara que diz que denunciou as milícias. Bem, alegando que foi ameaçado de morte, ele se "exilou" no exterior. Mas como todo mundo esqueceu da existência do sujeito, ele voltou e agora é candidato a prefeito no Rio. Saca?

        • Thiago

          " Por que a assessoria está inventando história se de fato a foto foi trocada sem consentimento, portanto dando a entender que houve uma invasão? "
          A assessoria inventou que rechaçou uma invasão que simplesmente não existiu. Ah, sim, deve ter alguma coisa a ver com as minorias…

        • amendogaba

          pronto começou o coitadismo. parece evangelicos

    • Sérgio

      Hummm… JW ficou famoso depois dos 30, viaja pelo país promovendo o bem estar dos necessitados, nunca usou o pinto pra comer uma mulher e luta contra forças invisíveis que querem difamá-lo. Saquei, saquei…

      • Emerson

        "nunca usou o pinto pra comer uma mulher"

        Pelo menos isso é verdade…

  • Luis

    Ou apenas foram cautelosos o suficiente para evitar o pior. Acho que eles pensaram "e se for invasão?" A medida que eles tomaram pode ter sido simplesmente trocar a senha e entrar em contato com o suporte. Mas perseguido como é por fanáticos do outro extremo, foi uma atitude para se resguardar esperando o pior.

    Afinal, qualquer um que vê uma modificação no seu perfil tendo certeza de que não foi executada por si mesmo numa rede social logo pensaria ser um bug… ah tá, me conta outra. Nem todos são sabichões da Net como você, Cardoso.

  • Leo

    Na Paraíba também teve "invasão": http://portalcorreio.uol.com.br/politica/politica

  • Primeiro a FEMEN, agora jornalistas se fazendo de vítima (do que mesmo?).

    Coitado do hacker do mal, sempre levando a culpa por tudo.

  • michel

    Típico de político….potencializa (estratosfericamente) uma ação e tenta ganhar méritos com isso.

    Ai ai…

  • Talvez um nobre politico do nosso país esteja tentando privar seu filho (vamos identificá-lo aqui como "Juan ") de fotos de apologia a algo, que possam induzi-lo a algo quando for maior ;)