Cultura Pop e os Snowdens competentes

Compartilhe este artigo!

mnham

Fascinante como é uma estratégia que funciona. Se o RP chega e pede "ajuda a divulgar este filme/álbum/capa", leva um passa-fora. "não trabalho de graça", blablabla.

Aí o marketeiro esperto cria uma conta descartável no Reddit, solta "ei, vejam o que consegui, vazou a capa da Playboy, vazou a música de trabalho nova da Lady Gaga, vazaram 10min de Pacific Rim".

O otário supracitado pensa: "Uau, vazou, FIGHT THE POWER, morte ao sistema, vou sacanear, eles não querem que ninguém veja este material de divulgação que seria divulgado daqui a uns dois dias. VOU DIVULGAR PRA TODO MUNDO!"

Pior: TODO MUNDO faz isso. Sites grandes, gente inteligente, todo mundo cai ou embarca no esquema do vazou.

Curioso é que a capa que vaza, como a da Sports Ilustrated com a Kate Upton acima, nunca é a versão preliminar, nunca é a com indicações de retoques, nunca é a com a imagem zoada original que acabou de ser colada. Nunca vem com psilorum e TODAS AS CHAMADAS são idênticas à que vai pra banca. Mas a galera se acha “O” Garganta Profunda divulgando.

Há vazamentos? Com certeza, estúdios odeiam gente filmando trailers com celulares, o que eu entendo, a qualidade final fica uma bosta, o que depõe contra o filme. Aquela cópia não-acabada de Wolverine, que vazou meses antes do lançamento prejudicou bastante o filme, por contar a história e mostrar que seria uma merda.

A diferença é que esses casos provocam reação imediata dos estúdios, ao contrário dos “vazamentos” de kit de imprensa. Parece até que uma versão Jason Bourne / James Bond do Edward Snowden trabalha em Hollywood, com uma estrutura de contatos em todos os grandes estúdios e gravadoras. Todos tentam pegá-lo, ninguém consegue.

Não tenho problema nenhum com quem divulga materiais de cultura pop. Eu faço isso o tempo todo. Meu problema é com quem faz isso com essa etiqueta de “vazou”. Ou a pessoa é muito idiota ou acha que EU sou muito idiota, e irei acreditar nisso.

Seja honesto, cacete. Se eu sou fã eu VOU querer ver o novo trailer de Thor, ou o novo clipe da Banda Calypso.

Claro, isso não vai acontecer. Da mesma forma que os comerciais do Dolly e do Open English, a estratégia do “vazamento” funciona. Todo mundo se acha esperto pra caramba. Vide o resultado da busca no Twitter pro termo “vazou”.



Compartilhe este artigo!