E a NET não sai bem na foto nem com o Duran

fotododurantotalmentealeatoria

Foto do Duran, meramente ilustrativa e escolhida aleatoriamente.

Nos velhos tempos a TELERJ colocou um formulário na recém-criada homepage. Online no Rio de Janeiro tinha eu, o Tchibum, a Cora, Piropo e mais uns 5 usuários. Economicamente não fazia sentido, mas eles divulgaram o serviço.

Ainda no princípio da privatização, o serviço era uma boa merda, como sempre foi, levaram um bom tempo pra se acertar. Nisso eu estava com problemas de conexão, ruído na linha, o modem não fechava a mais de 14400, e era um de 56K, o que em velocidade de hoje significa "lento pra caralho".

Resolvi testar e abrir reclamação pelo site.

No dia seguinte recebi telefonemas o dia inteiro, veio técnico na porta, um brinco. Aí reparei que saíam elogios na coluna da Cora, e nos BBSs vários usuários defendiam a TELERJ, algo até então inadmissível.

O mistério logo se resolveu: A TELERJ criou uma regra interna determinando que qualquer pedido via Internet deveria ter prioridade máxima. O racional era que naquele tempo onde contava-se nos dedos os provedores e a Embratel tinha FILA DE ESPERA e plano de expansão de senhas (Bendito Ministro Sérgio Motta, que acabou com isso), só quem tinha Internet era jornalista, político, gente com conexões (sem trocadilhos).

Uma Cora Ronai bem atendida compensaria 5000 da baianada que continuariam com o serviço de bosta de sempre. Claro, eles não sabiam que mesmo naquela época a baianada já tínhamos acesso à Internet, na madrugada, via pulso único, dividindo um link de 64Kb com 40 pessoas, mas tínhamos.

O atendimento VIP não durou muito, mas como todo idéia maligna, maquiavélica, cruel, injusta e excelente, ela ainda é válida.

Hoje vemos gente indignada reclamando de serviços em tudo que é lugar. A maioria não reverbera, mas alguns casos, como o Tico Santa Cruz, que do Twitcam foi parar no Jornal Nacional reclamando da Gol, são muito ruins pra imagem das empresas.

Agora a bola da vez é a Net. O Felipe Neto já passa boa parte do dia desfilando impropérios sobre o serviço deles, o que é ruim, mas acaba de piorar. O JR Duran, herói de toda uma geração (masculina) está possesso.

duranduranduran

A questão nem é só o número de followers. Duran tem 127 mil, Felipe Neto tem 2 milhões, a questão é QUEM segue o Duran. O potencial disso degringolar em matérias negativas é MUITO grande.

Se eu fosse bambambam de uma empresa de serviços dessas montaria uma unidade secreta para monitorar VIPS em redes sociais. Não a bosta do Callcentre que vê o sujeito vociferando, descrevendo o problema e só soltam “nos siga para enviarmos DM” e em seguida na DM mandam a porra do número do 0800.

Algo proativo mesmo. Com gente capaz de tomar decisão E resolver. Mais ainda: Se alguma dessas pessoas monitoradas der RT de alguém com problemas, resolvam esses também. Não digam que é por causa do famoso, digam que os sistemas detectaram uma instabilidade na conexão dele, e estão averiguando.

Estatisticamente uma pessoa está 10x mais propensa a postar online reclamações do que elogios, mas UM elogio reverbera, ainda mais se for de um Duran da vida.

Mesmo que não haja o elogio, haverá o silêncio, que pode ser considerado uma grande vitória, depois de milhares de comentários descascando a empresa.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Aloha Chefe!
    Qual o mal em ser maquiavélico??
    Maquiavel foi e entrou para a história!
    Mas precisa aprender a LER Maquiavel!
    Se não pode ser perfeito, ou ideal, que saiba fazer "controle de danos" mas não aprenderam nem a gerenciar recursos.
    Aloha!

  • A GVT tem um serviço online bem incrível. É só reclamar da GVT no Twitter, que eles já pedem o número de telefone pra averiguar a situação e dão uma resposta por lá mesmo.

  • Luis Santos

    Ela tinha 16 aninhos na época. Talvez a mais nova capa da Playboy brasileira de todos os tempos!

  • Hector Campos

    Logo os salsinhas, caem de paraquedas, neste post,

  • Vivo tirando sarro dos sofativistas no meu blog, criei até um Tumblr exclusivamente para tirar sarro dessa gente, porém esse tweet do JR Duran, os tweets do Felipe Neto, aquele episódio do Kevin Smith, aquele outro episódio do Tico Santa Cruz e o Canal do Otário me fizeram mudar um pouco a minha visão e opinião a respeito de algumas ações cyberativistas. E acabei percebendo que as empresas realmente estão preocupadas com o que falam delas pelas internétis.

    Mas só as empresas. Porque os políticos, esses continuam cagando e andando para o que falam deles nas internétis.

  • Foto escolhida aleatoriamente, sim… da pasta "Vendramini Pics" que o Cardoso coleciona, mas aí é só um mero detalhe :D

  • Se tem uma coisa que funciona nessa internet de meu Deus é "reclamar muito no Twitter"… pelo menos funciona com a Net: sempre que reclamo de algo dela por lá, dá aí no máximo uns dois dias e me liga alguém do "serviço especializado" tentando entender o problema e o motivo da reclamação. E nas vezes que isso resultou em visita de técnico, em quase todas quando o mesmo tinha problema em fazer a "coisa funcionar" lá iam eles no celular com o supervisor/central, pedindo urgência porque era "cliente imprensa". Se é para valer ou só caô para me fazer pensar que estava sendo bem atendido e que meu caso era "prioritário", não sei dizer. Mas que tudo sempre foi resolvido no final, ahh, isso foi :D

  • Ironicamente, no jabá, estava um banner da NET. Ri sozinho aqui.

  • Aqui em casa só uso ainda a NET por falta de outra coisa, tem Vivo Fibra na rua, mas a Vivo não quer subir a fibra no prédio apenas para mim

    • Pois é. Cadê aquele pessoal que tanto fala em boicote, que tanto fala que boicote é a solução para tudo, vindo te sugerir para boicotar a NET?

      • Preciso trabalhar, e praticamente não tem outra opção, devia ter visto isso antes de comprar o apartamento, não vi e me ferrei

  • Othermind

    Vou dar minha dica que sempre funciona… Ligue, ANOTE o numero do protocolo, reporte calmamente o problema, eles nao vao resolver, claro.

    Agora Vá ao site da anatel e abra queixa (vai precisar do numero do protocolo). Comigo sempre funcionou, apesar da Anatel dar as mancadas dela, nesse quesito nao tem erro, em 3 dias a operadora esta te ligando pedindo desculpas.