A Inadmissível falta de respeito da Rede Globo com os Nerds

oqueaglobonaomostra

 

Chegou ao meu conhecimento que a Rede Globo de Televisão, esse resquício midiático da Ditadura, vendo sua audiência escorrer para as redes sociais do povo tentou, num gesto desesperado, atrair o público formado por nerds, investidores, profissionais de tecnologia que criam em futuro em prol da população brasileira.

A tal novela -novela não, folhetim. Novela é coisa de Tolstoi, Hemingway ou do grande Jorge Amado. O tal folhetim mostra, mal e porcamente o dia-a-dia de jovens empreendedores brasileiros, ao mesmo tempo em que foca em um personagem que é um pastiche de Steve Jobs, Bill Gates e outros industrialistas ianques, como se o Brasil não tivesse sua parcela de grandes inventores, como Santos Dummont e Bartolomeu de Gusmão.

O personagem de Murilo Benício, que tanto honrou nossa pátria de chuteiras em Avenida Brasil, veste as cores do capitalismo ianque, indo gerar riqueza para Washington, baseando sua empresa na Califórnia. Agora, tomado de culpa ele resolve voltar para o Brasil, e faz uma apresentação de sua tecnologia, provavelmente criada por cérebros chineses e indianos, atraídos para o grande irmão do norte com promessas de fama e fortuna.

Do outro lado temos os humildes empreendedores nacionais, sem apoio de qualquer indústria, mesmo assim conseguindo criar um computador genuinamente brasileiro, para desespero do capital internacional. Pois bem, meus amigxs. Durante uma cena em que o computador é mostrado, a câmera se aproximou da tela. Os olhos de águia dos nerds brasileiros, reconhecidamente os melhores do mundo, perceberam uma falha, que se proposital cairia no campo da calúnia:

 
htmldomal

Exato, minha gente. O que seria a sequência de boot do computador na verdade é uma listagem em HTML de um texto falando sobre Linguagem C.

Isso é um tapa na cara do telespectador. A Rede Globo de Televisão quer convencer milhões de espectadores que computadores inicializam com HTML, quando todo mundo sabe que ela é uma linguagem de marcação usada para descrever visualmente uma página.

É uma VERGONHA, em tempos de inclusão digital a Rede Globo fazer esse desserviço à população brasileira.

Não importa que a cena tenha durado quatro segundos. A suspensão de incredulidade foi quebrada. Ficou claro que a Rede Globo não tem o menor interesse em tornar sua novela algo realista. Fica EVIDENTE que os interesses escusos do capital internacional estão manipulando Geração Brasil para impedir que nossos jovens, o Futuro do País aprendam qualquer coisa.

E não, não quero saber que no Exterminador do Futuro as imagens mostrando a visão do Exterminador eram listagens de código de máquina para Apple II, tiradas da Revista Nibble.
Globomente1

Também não me interessa que o primeiro protótipo do Sabre de Luz de Star Wars tenha sido feito em cima de um Flash Fotográfico.

Globomente2

 

A Rede Globo tem uma responsabilidade pedagógica, eu NÃO ACEITO desculpas de que o tal computador não é real. Será que com seus BILHÕES, roubados do povo brasileiro, a Globo é incapaz de contratar um grupo de jovens talentosos, como tantos que mendigam investimentos em nossos pólos tecnológicos, e construir seu próprio computador?

Será pedir demais que a Globo mostre a VERDADE?
globomente4

Não me importa, REDE GLOBO, que o Mr Fusion, do De Volta Para o Futuro seja na verdade uma maquiagem em cima do moedor de café Coffina Super 223 da Krups. Se vocês fazem jornalismo mentira, têm a OBRIGAÇÃO MORAL de fazer entretenimento verdade.

Respeite mais o seu público, REDE GLOBO, Estamos de olho, e não pense que suas justificativas de que ficção não é realidade, que objetos cenográficos devem parecer funcionais vão colar. O povo nerd não é bobo, REDE GLOBO, nós não vamos dar a você o mesmo tratamento que damos a todos os filmes e séries que amamos.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Li na voz do Vlogueiro revoltado do Tá no Ar.

  • Boot em HTML? Fácil, o computador roda Firefox OS. Problem solved.

  • kkkk fantástico!!! E A-P-O-S-T-O uma nutella virtual que não entenderão a ironia!

    • Quem não entender a ironia desse texto tem que ter a conexão com a Internet cortada na hora e ir urgentemente a um curso de alfabetização de adultos.

      O mobral não existe mais, né? Tá fazendo muita falta.

  • raphaeldovale

    Ufa. Por um momento eu acreditei no título desse post!

  • A cultura nerde tupiniquim é mais uma vez atacada pela REDE GLOBO DE TELEVISÃO. Esta organização malígna e tucana, filha do imperialismo ianque com a ditadura militar tem como único objetivo destruir as minorias desta nação! Ora, alguém mais percebeu que o """erro""" se passou justamente no núcleo pernambucano deste folhetim???? Eu, como nerde e nordestino, proponho aqui um boicote a REDE GLOBO DE TELEVISÃO. Não vamos deixar esta SUCURSAL DO CAPITALISMO tomar de assalto nossa cultura e nossos costumes! Abaixo a Rede Globo! #GloboMente

  • Li o texto inteiro na entonação do guerrilheiro vlogueiro. RÁ, ótimo texto :D

  • Sensacional!

  • Gizelle

    arrasou cardoso

  • Thomas Fortes

    Só pra constar, deem uma olhada no html dessa página :)

    É o terceiro link na busca por introdução a programação, o estágiario deve ter ficado com preguiça de procurar algo mais obscuro.
    http://www.inf.pucrs.br/~pinho/LaproI/IntroC/Intr

  • Carlos Emanuel

    A página de onde o "Boot" foi copiado… http://www.inf.pucrs.br/~pinho/LaproI/IntroC/Intr

  • Denuro

    Cardoso como sempre tornando um assunto que muitos consideram polêmico como o que ele realmente deveria ser: engraçado.

  • edustarling

    Só faltou citar que o Murilo Benício tá virando o spoiler guy brasileiro: em todo folhetim que ele aparece, descobre-se mais cedo ou mais tarde que o personagem é corno

  • o player de vídeo da globo faz parar minha placa de vídeo :S

    • Aqui o player de vídeo da Globo, no Chrome e no Firefox, trava o Windows. hahaha Só consigo assistir sem maiores problemas no IE. E já vi muita gente reclamando há anos de problemas parecidos, que nunca são resolvidos.

      • jonathas

        simples, é só a globo colocar esse html da novela que tudo estará resolvido :D

      • Pensei que era só eu que tinha sido premiado com isso.

  • Vocês dando risada, mas eu li um texto igual porém sem sarcasmo, o cara ficou revoltado de verdade…

    Fiquei com pena.

  • roseborges

    Senti até o cuspe do vlogueiro revolts do Adnet lendo isso! Ri alto.

  • jvolt

    Cara, se eu fizer um S.O pra rodar no meu Raspberry eu poderia colocar o HTML que eu quisesse como boot screen. Vai que era isso que ele tava mostrando na cena =P

    Haters gonna hate!!

  • Eu acho incrível como NINGUÉM se dá ao trabalho de fazer código cinematográfico/televisivo parecer crível. Tem um tumblr que identifica os códigos de filmes e séries, e acho que vi no máximo uma ou duas entradas onde o código era algum tipo de pseudolinguagem criada pro filme. O resto é tudo assim: js copiado de sites aleatórios, código de algum programa opensource, Postscript, e coisas do gênero.

    • É uma obra de ficção, ora. Querem o que? Um tutorial de programação? Não diga: vc tb acha um absurdo o Homem de Ferro não ser uma armadura críuvel, posto que tem um sistema de propulsão sem nenhum combustível ou propelente e adamantium não existe e que é iimpossível uma mutação genética fazer alguém controlar o tempo.

  • Marcelo

    Pelo jeito não fui o único a ler o texto todo com a voz do militante!

  • Um absurdo inominável como esse só poderia ter vindo mesmo da imprensa-golpista-burguesa-conservadora-fascista-reacionária-autoritária-malvada-feia-chata-boba-elitista-racista-branca-de-olhos-azuis.

  • "Li na voz do Vlogueiro revoltado do Tá no Ar."

    E alguém conseguiu agir de forma diferente. =)

  • Delícia de texto, adorei.

  • Alberico

    Meu amigo, eu também sou programador, porém tenho noção de que as novelas da Globo são feitas para um público mais popular e boa parte não tem conhecimento do assunto, o objetivo do código na cena era apenas algo simbólico quanto a ação que o personagem executava. A coisa mais burra que li no texto desse blog foi isso "A Rede Globo de Televisão quer convencer milhões de espectadores que computadores inicializam com HTML, quando todo mundo sabe que ela é uma linguagem de marcação usada para descrever visualmente uma página.". É meu amigo, talvez no mundo em que você viva "todo mundo sabe", porém nesse mundo, minha mãe de 50 anos que assiste a novela não sabe e também não está interessada em saber como funciona o boot. A única coisa que eu acredito que poderia ter sido melhor produzido nessa cena é o fato de que ela foi gravada no CESAR/Porto Digital, um polo tecnológico cheio de programadores e bastava estender o braço e pegar um programador que em 5 minutos escrevia algo menos absurdo.

    • Impressionante, sempre tem um que não entende o conceito de SARCASMO.

    • hramos

      Faz assim: Abre uma nova aba. Digita Google. Depois pesquisa sobre: Adnet militante revoltado. Leia e entenda. Se possível procure no youtube e veja alguns videos.

      Agora, volte no primeiro parágrafo do artigo. Leia tudo novamente. Então, leia os comentários.

      Depois volte no seu comentário e veja o quão babaca tu foi.

    • Juliana

      Concordo, não sou nerd, nem programador e penso que a novela, folhetim é feita para a "massa", sou professora e vejo as questões levantadas na novela como incentivo para os adolescentes, sempre falei da vale do silício, MTI, nunca ninguém tinha ouvido falar, acho que esta ficção poderá tornar mais real o sonho de quem sonha em crescer na vida sendo empreendedor e através do estudo e dedicação. By the way: Quantos segundos durou a cena????

      • Jonerval

        outra que não entendeu que é sarcasmo.

        • E isso que ela é professora.

          Agora vc entende porque o ensino no Brasil é essa bela bosta.

        • damn

          Acho que pra uma pessoa que nunca visitou o blog não tem como reconhecer imediatamente se o texto produzido é um sarcasmo ou não. Não sabemos das intenções do escritor, já se você é um leitor diário do blog pode perceber facilmente de que se trata de sarcasmo. Agora me diga pontos nos textos que identifiquem o sarcasmo para um leitor que nunca visitou o site antes? Ele pode ser simplesmente um retardado que pensa dessa maneira. Tipo você que acha que todo mundo tem a obrigação de entender as intenções do escritor.

          • Ler o texto até o fim é muito sacrificante, né?

      • Fabiano

        Ela é prefessora, tá explicado!

  • eu vejo o Marcelo Adnet como militante revoltado e imagino na hora o @flaviomorgen do implicante, esse personagem é o nemesis perfeito dele… e tão bitolado quanto

    • Esse Flávio Morgenstern é um retardado. Como todo politizadinho e politicuzinho de Facebook.

      Além de retardado também é um neurótico. Fui tirar sarro uma vez dele no feici (das bobagens que saem do moedor de linguiça dele) e ganhei de presente da parte dele um block.

  • TUDO CULPA DOS PETRALHAS

    (apenas uma frase que está em todos os comentários de portais)

  • Geraldo

    void main()? int main(int argc, char **argv), please…

  • Renan Oliveira

    Eu QUASE achei que o Cardoso estava falando sério. Quase. Ahahaha

  • Só eu parei durante 5 minutos pra rir da foca?

  • Carcarah

    HAHAHAHAHAHAAHAHAA
    Quanto eu comecei a ler até fiquei meio nervoso!!!

  • Roberto Andiara

    Óbvio, afinal de contas, todo mundo sabe que #GLOBOMENTE.

  • É uma novela… Um dos problemas do Brasil é mesmo esse… Demasiadas novelas, pouca cultura.

    • Mas o pior são os idiotas que levam um texto irônico a sério.

      Especialmente se esse idiota gosta de se fazer de intelectualoide dizendo que não assiste novela.

  • Excelente texto, como sempre.

  • silviolcf

    Simplesmente fantástico!

  • Excelente texto! Além da crítica sempre bem colocada, me impressiona capacidade de emular tão facilmente o modo de escrita dos roteiristas do "Tá no Ar". É como ouvir o lado A de um (bom) disco e ser capaz de compor o lado B… Muito talento e trabalho! Parabéns!

  • quanto drama

  • Pô, Murilo Benício de Steve Jobs foi demais até para os neurônios das pessoas mais inteligentemente burras da Terra.

  • Silas

    Os NERDS tem que reclamar é de não ter mais Globo
    CIENCIA e aquele seriado de BATMAM que o Batcomputador era inteligente, e o de verdade aceita ate preencher Maria como Masculino e João como Feminino(hoje pela Lei tem que ser permitido).