Uma pequena e incompleta lista dos canais de YouTube que merecem minha atenção

Compartilhe este artigo!

Eu tenho um problema sério com algoritmos, ou melhor, eles têm um problema sério comigo, por isso o Facebook adora me recomendar páginas gays e de amantes do Bolsonaro. Meus gostos sempre foram ecléticos, me interesso por tudo e fica difícil fechar um perfil, e o YouTube piorou isso. Percebi que assisto muita coisa estranha, mas que pode ser coisa bem legal pra muita gente. Principalmente, há canais pequenos que merecem mais destaque.

Por isso um raro post mais pessoal no Contraditorium, onde vou fazer mini-resenhas de alguns canais menos populares, mas com conteúdo excelente. Qual o critério pra definir? Eu gosto deles. Não vou listar canais nacionais para não despertar ciumeira, e de qualquer jeito isso está longe de ser um quem-é-quem do YouTube.

Então, vamos a eles, sem nenhuma ordem em particular exceto a com que estão listados na aba de assinaturas:

1 – Binging with Babish

Está longe de ser um canal pequeno, com 2,7 milhões de assinantes é respeitável, mas é um raro canal de culinária dinâmico, o autor entende que no YouTube você pode pausar, voltar, repetir então a edição é extremamente ágil, mesmo receitas assustadoramente complexas como os Ovos Woodhouse, de Archer parecem… viáveis. As receitas são das mais variadas, com sessões especiais para comidas apresentadas em filmes e séries. O Strudel dos Bastardos Inglórios é lindo de se ver e um pesadelo de fazer, mas meu preferido é o chocolate quente do Ned Flanders:

2 – Techmoan

O Mat é um coroa inglês gente boa, com seus quarenta e poucos anos e com uma voz e estilo que lembram muito James May, do Top Gear. Ele pegou todo o início da microinformática, adora eletrônicos principalmente equipamentos audiovisuais. Sua especialidade são formatos obscuros, como o VHD, um disco de vinil que passava… filmes. Ele também resenha eletrodomésticos e kits, sempre com bastante História.

 

3 – Steve1989MREInfo

Mais um daqueles canais onde o sujeito ama, ama o que faz. O Steve é visualmente um estereotípico redneck americano, mas um redneck nerd. Seu foco de interesse são rações militares de todos os países e épocas. É tecnicamente um canal gourmet, onde ele abre e prepara as rações. O legal é que ele é extremamente positivo e de mente aberta, eu nunca o vi criticar culturalmente uma ração, mesmo sendo aquelas chinesas esquisitas. Ele já provou até ração brasileira, e é divertido ver o cara se confundindo sobre como comer a farinha de mandioca. No vídeo abaixo ele resenha uma ração do exército americano de 1942.

4 – Ask A Mortician

Caitlin Doughty é uma agente funerária, ou papa-defunto como a gente chamava antigamente. Ela defende uma visão positiva da morte, entendida como parte natural da vida, algo a ser celebrado e aceito, e não temido. O canal, que está ficando bem popular mistura histórias mórbidas com vídeos sobre técnicas usadas em sepultamentos e bastante História, como os Bebês Demoníacos da Idade Média ou o excelente vídeo sobre a trajetória percorrida pelo corpo mumificado de Evita Perón:

5 – Filmmaker IQ

Esse é um canal que eu preferiria não divulgar, conhecê-lo é uma vantagem estratégica para qualquer um que queira produzir vídeos. Cada vídeo é uma verdadeira aula de conhecimento e amor ao cinema, há vídeos totalmente práticos, como um onde demonstram exatamente o trabalho de posicionamento de cena feito pelo diretor, a aulas de História. O vídeo mais recente conta a história dos Estúdios Paramount.

Este aqui conta em detalhes a história do uso de chromakey em filmes:

6 – The Cynical Historian

Você sabia que os EUA já invadiram a União Soviética, mas nem eles mesmos sabem direito o motivo? Que Woodrow Wilson foi um imenso filho da puta, e que os EUA tem uma longa e rica tradição de canções de protesto? Isso e muito mais eu descobri no Cynical Historian, canal de um carinha estudante PhD que faz pesquisas a sério pra cada vídeo, com uma seção dedicada a analisar a acurácia histórica de filmes, como o Hidden Figures, que comparado com a realidade é uma bela de uma fanfic. Chocado? Eu também fiquei.

7 – History Buffs

Um de meus canais preferidos. É dedicado a estudar filmes e explicar o quanto são precisos, o quanto inventam, alteram e mentem historicamente. É fascinante ver o quanto de liberdade é tomada em filmes que juramos ser “historicamente corretos”. O episódio sobre O Último Samurai é especialmente bom:

8 – FilmJoy

A série “Movies with Mikey” é apenas excelente, são crônicas sobre filmes aprofundando histórias, Universos, mostrando conexões, subleituras, coisas que a gente normalmente não vê nos filmes. Não é aquele tipo de canal que ganha pontos falando mal de todo mundo, nem aquele canal que acha tudo maravilhoso. Eles escolhem os filmes que gostam e explicam o motivo. É complicado explicar, mas confie em mim.

9 – Fran Blanche

O nome dela é Fran. É uma engenheira / fuçadora das antigas, que adora eletrônica. De dia ela toca uma empresa que faz pedais de guitarra, de noite faz vídeos. Uma de suas séries mais populares foi quando colocou as mãos em alguns componentes dos computadores originais do Projeto Apollo:

10 – Gamehut

Jon Burton é um programador das antigas, tendo criado ou participado de um monte de jogos clássicos, como vários Sonics, Rei Leão, etc. Seu canal é uma grande aula de otimização de código e idéias geniais. Quem gosta de programação de verdade, e vai além de arrastar caixas de componentes, tem por obrigação assinar esse canal.

11 – Glasslinger

É um canal fascinante. É um velhinho crossdresser que conserta rádios muito antigos, constrói tubos nixie e cria seus próprios componentes. Um fenômeno interessante é que mais de um comentarista chega dizendo que ia zoar e estranhou o sujeito vestido de boneca, mas achou o canal tão fascinante que acabou assinando. É um conhecimento de outra era, que aos poucos está se perdendo.

12 – Pam Aus

Esse é um canal de emergência, essencial quando você precisa de paz interior. A Pam mora no Alaska, a 0Km de Dutch Harbor. Ela tem alguns gatos em casa, mas recebe constantes visitas de águias, raposas e outros bichos, todos convivendo em relativa paz. Imagine você abrir a porta num dia normal e dar de cara com isto:

13 – Captain Disillusion

Esse canal é criminosamente pouco assinado. Ele é um sujeito que trabalha com efeitos visuais e edição, e por 10 anos tem criado vídeos desmascarando vídeos falsos na Internet. O lindo do trabalho dele é que não é feito com ódio, não é o “veja como eu sou mais esperto”. Hoje ele se distanciou um pouco dos hoaxes e seus vídeos são mais e mais pessoais. Se você vai assinar UM canal desta lista, assine este.

14 – NativLang

Linguística pode ser coisa de nerds também! E tema para vídeos que a gente assiste com interesse, por incrível que pareça. O NativLang cobre todo idioma que você imaginar, com vídeos sobre como soava o idioma asteca a como surgiu a escrita coreana. Neste aqui ele explica de onde surgiu aquele ridículo ñ que os espanhóis adoram usar.

15 – Ask a Slave

Infelizmente é uma websérie que acabou. O canal é baseado nas perguntas reais feitas a  Azie Dungey, uma atriz que fazia uma escrava em encenações em Mount Vernon, a casa de George Washington. É uma ótima forma de aprender um pouco de História com bastante sarcasmo.

16 – Every Frame a Painting

É um dos canais mais complexos dessa lista, cada vídeo é um ensaio sobre um filme, um diretor, um estilo. Das tomadas de Steven Spielberg a Akira Kurosawa e seus westerns disfarçados. É um canal que fala de Buster Keaton a Jackie Chan, e acha beleza até em Michael Bay, demonstrando sua ligação com West Side Story.

17 – The 8-Bit Guy

É um canal perfeito pra galera dos ZX Spectrum, MSX, Ataris. David Murray coleciona, repara e restaura computadores e gadgets antigos. É uma ótima forma da galera mais nova ver com o que a gente sofria antigamente. AH sim, o David também tem o excelente 8-Bit Keys, um canal dedicado a teclados musicais vintage. No vídeo abaixo ele resenha a câmera e a impressora do Nintendo Gameboy.



Compartilhe este artigo!