Sukarno – Quando a KGB tentou chantagear o cara errado

Compartilhe este artigo!

Sukarno – assim mesmo, só Sukarno. Não que muita gente por aqui conheça, mas pras bandas do Oriente (não pode mais usar oriente, né? Desculpe. ORIENTE) ele tem muitos fãs ainda.

Ele foi Presidente da Indonésia de 1945 a 1967, e pelas datas já deu pra perceber que não era exatamente fã de eleições, mas Sukarno era bem mais complicado que um ditador mediano.

Filho de um professor primário, Sukarno sempre foi incentivado a estudar, sendo inclusive matriculado em excelentes escolas holandesas – na época a Indonésia era colônia dos Países Baixos –

Ele se tornou poliglota, e com sua memória fotográfica, a faculdade de engenharia com ênfase em arquitetura foi tranqüila, ao contrário de sua vida estudantil.

Como todo universitário, Sukarno se tornou subversivo, militando pela independência da Indonésia, chegando a fundar um partido político. Como sempre, não deu certo (no começo), Sukarno foi censurado, perseguido, preso e condenado a exílio interno, algo como você morar no Leblon e ser obrigado a se mudar pra Niterói.

Com a invasão japonesa em 1942, Sukarno viu a oportunidade de colaborar e conseguir apoio pra independência do país.

Ele era um sujeito complicado, mas um excelente negociador, conseguiu juntar muita gente que não se bicava, e em 1945 saiu a Declaração de Independência da Indonésia, bonito no papel mas foram mais 4 anos e 100 mil mortos até os Países Baixos aceitarem a derrota. Declarada uma república independente, Sukarno assumiu como Presidente, e gostou tanto que ficou.

Sukarno com um Fidel puto por alguma coisa.

Criando um sistema chamado “Democracia Guiada”, Sukarno deixava o Congresso agir livremente, até o momento em que não gostava dos resultados.

Politicamente ele não era do agrado de ninguém. Talvez por trauma da exploração holandesa, Sukarno tinha fortes quedas pelo socialismo, mas era inteligente o bastante para saber que não adiantava se tornar independente de Amsterdã somente para virar lacaio de Moscou.

Negociando com todo mundo, mas não se aliando com ninguém, Sukarno transformou a Indonésia, uma posição geograficamente estratégica, em um grande coringa para os futuros conflitos no Pacífico.

A União Soviética, que nunca foi de sutilezas, começou a se irritar, e iniciou planos para controlar Sukarno. A questão: Um sujeito que não aceitava suborno, não tinha interesse em alinhamento ideológico, como controlá-lo?

A resposta é a mesma que faz com que a gente lance uma frota de 1000 navios, crie uma religião inteira pra poder se divorciar da ex, atravesse o Hades ou assista Sissi, a Imperatriz no Estação Botafogo: Amor. Digo, Sexo.

E Sukarno, diga-se de passagem, gostava da brincadeira. Ele teve pelo menos 9 esposas oficiais em sua vida, às vezes até 5 ao mesmo tempo. Seu primeiro casamento foi em 1920, aos 19 anos. Em 1923 ele se enrabichou por uma MILF 13 anos mais velha, que por acaso era mulher do chefe. Todo mundo se divorciou e ele pegou a coroa, e não parou mais.

Yurike Sanger, uma das esposas de Sukarno.

Um sujeito galinha como Sukarno não seria bem-visto pela sociedade religiosa conservadora da Indonésia, ao menos os russos imaginavam. O próximo passo era provar que ele era esse pegador desenfreado. Lembre-se, Anos 50, não havia exatamente uma abundância de GoPros e sites para fazer streaming das indiscrições do Presidente.

A KGB entrou no circuito, com sua famosa “Escola de Andorinhas”, a divisão que treinava agentes para se infiltrarem e seduzirem homens em posições estratégicas de países inimigos. Basicamente o que foi mostrado no filme da Viúva Negra, omitindo a parte em que elas eram basicamente putas trabalhando pro Estado. Digamos que a parte não-mostrada na cena de introdução (epa!) da Natasha em Vingadores não era censura-livre.

Anna Chapman é uma literal agente russa que chegou perto do círculo interno de Obama. No bom sentido.

Uma agente foi escolhida a dedo, e se aproximou de Sukarno disfarçada de um dos fetiches mais básicos para a população masculina mediana: Aeromoça. Sukarno passou a ser visto acompanhado de uma misteriosa aeromoça loura, em suas viagens internacionais, que eram muitas.

Inclusive para Los Angeles, onde em 1956 ele foi para Hollywood, encontrou, conheceu e consumiu ninguém menos que Marilyn Monroe.

Era comum Sukarno solicitar a presença de várias garotas de programa em suas viagens, e nos Anos 60, quando visitou Moscou, a KGB achou que seria o momento ideal para disparar a armadilha.

O quarto de hotel onde Sukarno ficaria foi equipado com câmeras e microfones, uma equipe de agentes da Escola de Andorinhas se disfarçou como um grupo de aeromoças hospedadas no mesmo hotel, e, claro, todas ficaram fascinadas pela exótico e viril Presidente da Indonésia.

Is good to be the king

Reza a lenda que Sukarno, provavelmente auxiliado por alguma poção ancestral, deu uma canseira nas camaradas, fornecendo sem saber horas de material para os agentes da KGB.

O filme foi devidamente editado, finalizado e em um grande momento “Gotcha!”, agentes da KGB o exibiram para Sukarno. Agora o Presidente teria que comer na mão da Mãe Rússia! Imagine quando o filme for distribuído, imagine o povo vendo seu Presidente daquele jeito!

O que não esperavam foi a resposta de Sukarno. Ele adorou o filme, dizem que chegou a pedir cópias pra levar pra casa.

Todo o trabalho da KGB foi por nada, a melhor agência de espionagem do mundo foi basicamente um iFood de PPK pra Sukarno, mas a história não acaba aí.

Boatos de que uma tentativa de rebelião contra Sukarno foi motivada por suas escapadas com uma aeromoça chegaram à CIA, que estava tentando depor Sukarno. Sem saber dos detalhes da operação russa, planejaram soltar um filme pornô com Sukarno, mas onde achar um filme desses?

Algum desocupado da CIA teve que assistir centenas de filmes educativos do arquivo da Polícia de Los Angeles, procurando um ator fisicamente parecido com Sukarno, mas a ainda nascente indústria pornográfica dos Anos 60 não era exatamente campeã da diversidade.  Não havia muitos indonésios no ramo.

Sukarno confiava tanto no próprio taco que andava de carro aberto ao lado do Kennedy!

A solução James Bond da CIA? Criaram uma máscara com o rosto de Sukarno, fizeram um ator vestir o troço e basicamente filmaram um pornô com o sujeito fingindo ser Sukarno. Cuidaram pra não aparecer close do rosto, a iluminação também mantinha a identidade meio dúbia, mas o suficiente para que alguém identificasse o Presidente. Visto como um monte de gente JURA que o sujeito na “Suruba do Dória” é o Dória, nessa parte a CIA acertou.

O que não acertaram é que depois que estavam com o filme na mão, se tocaram que ainda não havia videocassete, YouTube ou sequer SexyHot. Eles haviam gasto uma grana considerável para produzir um filme pornô, e não tinham como distribuir.

No final a CIA decidiu voltar aos métodos tradicionais, financiaram os movimentos rebeldes na Indonésia, e depois de uma tentativa de  golpe em 1965, Sukarno acabou perdendo o cargo de Presidente em Perpetuidade em 1966 para o Major General Suharto Dois anos depois, Sukarno morria.

Suharto assumiu oficialmente como o segundo presidente da Indonésia em 1967 e permaneceu no cargo até maio de 1998.

Fontes:



Compartilhe este artigo!