Ganhe Dinheiro com seu Blog

Compartilhe este artigo!

Ganhar dinheiro diretamente com internet nunca foi muito fácil, nem nos tempos da Bolha. Colocar banners em sites também era visto como algo amador, em geral colocava-se um banner de uma empresa de um amigo, de graça, sonhando atrair anunciantes. QUANDO estes vinham, ninguém sabia quanto cobrar.

O Google (sempre eles) mudou isso. Com o AdSense todo o trabalho foi tirado da mão do dono do site, a gente só tem que produzir conteúdo e ver o dinheiro pingar. Claro, se seu site tem uma enorme audiência e conteúdo de qualidade (não é o caso aqui) vai se surpreender. Veja no resto da matéria como se associar ao AdSense e faturar uns caraminguás bem legais…

Desmistificando

Primeiro de tudo: Se você tem um site com oito visitas / mês falando de hábitos reprodutivos de microbactérias em vidros de remédio, esqueça. A relação clique / visita de um anúncio na web é baixa. Sejamos realistas, ninguém clica em anúncios. Só se o conteúdo for muito relevante, a fase da lua ajudar, o terceiro olho do usuário estiver alinhado com Meca, e for sexta-feira.

Você não vai ficar rico com isso aqui, a não ser que seja o pessoal do Gizmodo, do Fark, do Slashdot. Fora isso, dá pra viver.

Uma amiga tem um blog razoavelmente popular. Insisti para que ela colocasse o link do AdSense. Ela colocou um banner modesto. Resultado? Em 20 dias já tinha coberto o custo da hospedagem. SIMPLES ASSIM. Entendeu? O blog JÁ SE PAGA! E ela nem investe muito em atualização de conteúdo. Qual o segredo?

Anúncios na web não são Campo dos Sonhos, não é “construa e eles virão”. Você precisa de duas coisas para ganhar uns trocados com o Google:

  1. Conteúdo Especializado
  2. Anúncios pertinentes

Vamos estudá-los:

Conteúdo Especializado

Só isso. Simples, não? Não. Não é simples. Um blog genérico como este aqui atrái gente de tudo que é tipo, mas tem pouco retorno. Ninguém volta pra ver o que há de novo, uma notícia pode ser muito interessante para alguém, mas se é só uma entre 15 desinteressantes, não há motivo para guardar o link do site.

Escolha um tema, trabalhe em cima dele, crie conteúdo ao invés de ficar repassando notícias de terceiros o tempo todo. Construa uma audiência qualificada. ISSO garante retorno.

No tema, lembre-se que você pode almejar Fortuna e Glória (tm Indiana Jones) mas só terá os dois se a sua platéia tiver um pouquinho de Dim-Dim, do contrário fica-se só com a Glória, o que não ajuda quando o Seu Barriga vem cobrar o aluguel no final do mês. Sites como o Cocadaboa e o Morroida, com visitações altíssimas não conseguem grandes coisas em publicidade, justamente por falarem para um público que vive de mesada.

Review de Jatinhos Executivos também não é um bom tema. Por mais que seja uma audiência qualificada e com bala na agulha, não é exatamente um Maracanã.

Ache um meio-termo, algeme-se a ele e não desvie, por mais que seja tentador. Isso aumentará muito a relação clique/visita.

Anúncios Pertinentes

No tempo em que os banners eram manuais, pouco importava o quê havia na página, de onde o usuário vinha, sequer o idioma utilizado. Um sujeito na Miserábia Setentrional usando um link TCP/IP via pombos-correio veria os mesmos banners da Madonna acessando de New York. Isso significava que pra 90% do público, seu banner era apenas lixo.

O Google modificou isso. O AdSense não só analisa o conteúdo da sua página (dinamicamente) como ainda analisa a origem do visitante. Uma página falando sobre Palms irá mostrar um anúncio relacionado a PDAs, bem como, se possível, um anúncio relacionado geograficamente com o visitante.

Outro dia estava em Campinas, entrei no meu site do micro de um amigo. Não só apareceram anúncios relevantes, como vários anúncios de empresas da região. ISSO é diferenciação.

Modus Operandi

O conceito do AdSense é tornar o anúncio parte pouco saliente de seu site. Os anúncios de texto (meus preferidos) são pequenos, não levam horas para baixar e não são intrusivos. O Google fez uma excelente escolha ao não utilizar Flash e outras porqueiras que só servem para desviar sua atenção. Aqueles horríveis POP-UP também não são kosher para o Google. MUITO MENOS DHTMLs que abrem imagens na sua cara, tampam o conteúdo e exigem cliques.

No site do AdSense existe um monte de exemplos de posicionamento de anúncios. É possível alterar detalhes como cor, borda, fundo e compatibilizar o anúncio com seu site. É possível filtrar empresas concorrentes, escolher linguagem, tudo.

Os passos para se associar ao AdSense e colocá-lo funcionando são simples:

1 – Preencher o Cadastro, indicando seu site
2 – Aguardar aprovação do site (alguns conteúdos não são permitidos)
3 – Configurar cores, escolher formatos e copiar o HTML fornecido
4 – Colocar o código no seu site, na posição escolhida
5 – Acompanhar os relatórios quase real-time de cliques

O Google envia o dinheiro em cheques para o mundo inteiro. O volume inicial é de US$100, mas você pode pedir que o dinheiro seja retido até alcançar quantia maior. Isso é útil no Brasil, descontar cheques em dólar é bem caro aqui.

Sua única obrigação como mídia é evitar conteúdo questionável, proibido ou de baixo nível. Do contrário só verá anúncios institucionais que não rendem nada. Se quer um exemplo, clique nas minhas páginas de conteúdo questionável, proibido ou de baixo nível.

Inscrição

A inscrição do AdSense é gratuita, pode ser feita através de um banner de indicação. Para saber mais, se inscrever e começar a faturar uns caraminguás. clique no botão “Este site é Rentabilizado pelo AdSense”, no canto inferior esquerdo desta página, junto dos contadores, lá no finzinho.



Compartilhe este artigo!

99 Comments

  1. vou por isso no morroida ver o que dá

    porém dúvido q renda mais que um dolar.

  2. Este artigo no webinsider (http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2628) trata de um tema correlato a este post:

    Marketing de Otimização em Buscadores (MOB).

    E este aqui do Jacob Nielsen (http://www.useit.com/alertbox/weblogs.html) fecha o cerco sobre usabilidade de blogs.

    Logo um blog com bom conteúdo, com boa usabilidade, focado* num público e com um adsense não muito invasivo pode render um caraminguás interessantes.

    Eu acho até que o blog não precisa ficar "algemado" a um único tema,SE

  3. * Continuando o comentário anterior, pois o a tecla TAB enviou o mesmo antes de terminado*

    ..Eu acho até que o blog não precisa ficar "algemado" a um único tema, desde que tenha um sistema para filtrar e/ou armazenar os posts por categorias, e óbvio, seja bem utilizado na hora de escrever os post.

    O público pode até assinar um feed de uma (ou mais) categorias do seu (do público)interesse. Parece que o wordpress faz isso.

    E como eu sou um cara legal, vou clicar num link aí do seu adsense ;-)

  4. Ja fui lá no link indicado , li tudo. Que miséria!No meu blogue não ia ganhar nem um real .Será?!!!!Eu vi um outro que só aceita blogues com mais de 150 visitas diárias.Preferia um lugar onde eu pudesse trazer leitores para o meu blogue.Contador rolando já me interessa mais.

  5. Pingback: Contraditorium

  6. Pingback: Contraditorium » Aumente seu faturamento no AdSense se livrando dos anunciantes-porqueiras

  7. Pingback: Por que não ganhar dinheiro fazendo o que gosta? at blog palmeirense falador

  8. Parabens pelo post. Achei muito interessante

    Vou la conferir

    Abraços!

  9. Pingback: CMilfont » Blog é mídia séria?

  10. Eu estava tentando aprendendo a ganhar dinheiro até que eu tive que ver um video mas sem querer fechei e nao consigo voltar lá.Pode me dizer como?

  11. Pingback: [ Impermanentes.com.br ] » Arquivos » Blogar Profissionalmente

  12. vou fazer tudo isso aí . só num imagino q q vai ser anunciado no meu site os visitantes q entram nele só tao atras dos tutoriais disponiveis no site num tão nei ai pros anuncios pra t uma ideia, eu coloquei um livro d visitas passo 3 semanas e num teve nenhum comentario!

  13. Muito chato, montei um blog para falar sobre poker, e a nossa comunidade aqui de Cuiabá. Postando artigos, novidades, videos do youtube, um blog bem legal. 1k visitas de começo achei interessante colocar anuncios.

    Triste noticia: o adsense classificou meu site como sendo apologia a jogos de azar e agora????

    (ps: se voce digitar poker no google, vai pipocar de Adwords, eeheeeh)

  14. ola gostaria de aprender como se ganha dinheiro na net fico á espera de noticias e da vossa ajuda

  15. Pingback: Sobre Blogs » Depois da novidade, qual o futuro do blog?

  16. Desculpe a minha ignorância, mas é possível ganhar dinheiro dessa maneira com aquele tal de Blogger do Google?

  17. Meu blog é para adulto que sabe o que quer.

  18. Muito bom seu texto. Parabéns, da para tirar muitas dúvidas.

  19. Parabéns..

    O conteúdo do seu site esta em alto nível. muito bom.

    O Textos estão Bem esplícitos juntos aos seus conteúdos.

    Logo estarei criando um Blog e pode ter certeza que irei comentar muito sobre seu website que me auxilio muito.

    Muito Obrigado..

  20. como faço para ganhar dinheiro com meu site

  21. muito boa suas dicas.

  22. ola amigo gostaria de colocar meu banner no seu site se posivel for coloco um link na minha pagina tambem valeu colega gostei muito do seu trabalho alem de criativo tem chance de ser um dos melhores.

  23. De fato, as informações que você proporciona são bem interessantes… Gostei do conteúdo…

    Ando ultimamente procurando as formas mais populares de ganhar dinheiro com blogs. Ganhar Dinheiro com Adsense é certamente uma forma sustentável de retorno. Recomendado…

  24. Pingback: Falta Inteligência para Manter um Blog » Sobre Blogs

  25. Gostaria de obter mais informação de como vou ganhar dinheiro no you tube

  26. No final do texto o autro do blog escreveu:

    “clique no botão "Este site é Rentabilizado pelo AdSense”, no canto inferior esquerdo desta página, junto dos contadores, lá no finzinho…"

    Ele pediu para que o usuário clique em um link do ad sense, isso e contra as regras do ad sense se o Google descobrir isso os anuncios desta página vão todos sumir.

  27. Beleza, Marcelo, vai fundo. Puxa uma cadeira e espera meus anúncios desaparecerem, já que você entende tanto do regulamento do AdSense.

  28. Boas,

    Cardoso, segui seus passos à risca para colocar o Adsense em meu blog, e imagina … passados poucos meses e depois de algum esforço a publicitar meu blog, recebi o meu primeiro cheque no nosso amigo Google.

    O 1º foi de US$126 e o 2º foi de US$260, pois é cara … já deu para pagar algumas despesas e o melhor de tudo, foi sem qualquer investimento.

    Caras que nem você, que dão as dicas pela net, de graça, valem muito …

    Continua com o seu blog e continua a dar as dicas preciosas que tem dado.

    Abraços,

    Jorge

  29. Pingback: Monetização de Blogs, a galinha dos ovos de ouro? : Sobre Blogs

  30. Excelente artigo!

    É desses artigos tipo: direto e reto que os iniciantes mais precisam. Obrigado.

  31. Pingback: Monetização de Blogs, a galinha dos ovos de ouro? : BlogGeral Blog

  32. Olha, eu também já fiz isso e não deu certo infelizmente. Já fiz 4 sites mais lucrativos do que este, ou seja, isto aqui só é uma perda de tempo na internet que não possui nenhuma cooperativa justa. Não deviam deixar isso crescer.

    Boa sorte.

  33. Na verdade, retiro o que disse. Só estou irritado e quero sim que este site cresça.

    Ótimo artigo!

  34. Pingback: Guia do Dinheiro » Blog Archive » Dicas para ganhar dinheiro com blogs e sites

  35. Pingback: PowerMinas Site » Blog Archive » Dicas para ganhar dinheiro com blogs e sites

  36. Muito bom o artigo. Esclareceu muita coisa. Meu blog tem 2 meses e estou estudando a possibilidade de aderir à um desses "programa de afiliados". Abs!

  37. Olha sinceramente eu acho que vocês deveriam melhorar essa merda de site por que eu não sei onde acharam essas coisas sem lógica está péssimo.E ve se muda essa cor site é uma cor indiscultível.

    Um abraço da sua leitora…………

  38. Muito boa a postaguém.

    Também tenho um blog o : http://bartirabarbosa.blogspot.com/
    Nele divulgo vagas de empregos em várias cidades do país.

    Já recebo 400 acessos por dia.Muito pouco comparado a outros que recebem milhares de acessos.Mas estou começando e bém perto de receber meus primeiros dólares.

    Abraços

  39. olá companheiro, em primeiro lugar quero te parabanizar, pelo seu trabalho e tambem pelas dicas em seu espaço.
    eu tenho o meu espaço e é um espaço tipo documentário, tenho tido
    entre 10 a 30 visitas por dia e gostaria de entrar nessa de ganhar uns como vc fala caraminguás ok abraços.

  40. Muito legal o conteúdo do seu blog!
    Parabéns :)

  41. maravilhoso,extremamente,sensacional;nunca vi algu assim creio de pedras preciosas.

  42. Olá,

    Estou iniciando um blog agora e gostei muito das dicas! Tô meio sem tempo para postar e arrumar o lay-out, os ganhos até agora foram pequenos, mas tenho fé que vai melhorar!

  43. Pingback: SmileHappy | Dicas para quem quer criar um blog

  44. OLHA EU QUERO SABER PRA VER SE RENDE ENTENDE….

    JA COLOKEI UM MAIS NAUM SIA AUM SE VAI …

    AOI … EU QUERO SABER COMO COLOCO MAIS ASSIM IGUAL O TEO + OU – SABE … ME INSINA PLLIIIISSSSSSS

  45. Bom texto cara, e vlw pelas dicas, vo tentar aqui, mas se não der certo estou com a expectativa meio baixa mesmo, então não tem problema

    abraços

  46. Muito bom esse artigo! Criei um blog ha poucas semanas mas ainda não está indexado pelo google. :( Por enquanto estou divulgando de outras formas. Confesso que me espelhei no blog do cardoso e do edney. Claro que falta melhorar e acrescentar outros links, mas chego lá.
    Abs,

  47. parabens cara é uma boa postagem e si vc quizer fazer parceria com meu blog estou a dispisição

  48. OLÁ….

    JÁ ESTOU GANHANDO DINHEIRO COM O MEU BLOG….ALEM DE VENDER MEUS PRODUTOS QUE SÃO ARTE EM FOTOS, TAMBÉM ESTOU LUCRANDO COM Google Adsense, VISITA MEU BLOG E CONFIRA:tinaarteefotos.blogspot.com

  49. Olá, como faço para por o Adsense ?tenho um blog no Blogspot é possivel???
    Grato!

  50. Pingback: COMO GANHAR DINHEIRO COM O SEU BLOG | bloggao

  51. Recentemente (hoje) escrevi um post justamente sobre esse assunto e acho que é possivel lucrar com a internet sim, Dinheiro na Internet é realidade e é venda, Ganhar dinheiro na Internet é possivel assim como vender guarda-chuvas em dia de chuva, basta você estar com os guarda-chuvas onde esteje chovendo.

  52. quero ganhar dinheiro com meu blogger

  53. quro ganhar dinheiro com meu blogger

  54. Gostei muito dessa postagem, ganho dinheiro com ptc, ganho um dinheiro que da pra comprar algumas coisas fora do país, mas agora estou querendo começar com adsense, fazer um blog vencedor e faturar uma graninha por escrever, faço blog pq gosto e agora keria começar a ganhar 1 dinheiro com ele.

  55. só quero ser

    quero usar minha inteligencia para mim torna uma pessoa bem sucedida, pra da as pessoas que eu mas amo, além de carinho,muito conforto e atenção

  56. legal as dicas…

  57. boa tarde,

    Peço que alguem me ensine como colar os codigos HTML para anuncios do GOOGLE.

  58. Eu utilizo o Feed e RSS, http://www.feederss.com.br, que também paga por usuário indicado, cadastrado e ativo no site, R$ 0,25 cada um. E tem premiação para os primeiros no ranking também.

    Abraços,

  59. Show!Muito bom seu artigo e seu blog.Eu ja cheguei a ter um blog antigamente gostava de postar noticias videos e por ai vai.Recentemente vi uma reportagem na tv falando exatamente sobre isso , e como to com tempo de sobra , decidi juntar o util ao agradavel , e esse artigo me deu mais animo ainda brigadão ein!!!!

  60. sera,q isso nao e furada.

  61. Criei um blog a poucos dias gostaria de saber como se torna lucrativo!!

  62. Parabéns pelo artigo… As dicas são muito boas.

    Dani Edson

  63. Seu Site é bem legal,conteudo de priemira continue assim.

  64. Meu BLOG onde divulgo vagas de emprego ( http://bartirabarbosa.blogspot.com/ )recebe uma média de 500 acessos por dia.

    Penei muito para começar a faturar, errei, bastante também e hoje em dia seu que podemos faturar com outros programas de afiliados que não seja o ADSENSE

  65. eu queria que vc entre no meu blog e ve se eu tenho como ganhar dinheiro nele tabom meu blog e esse http://dicasjogosoline.blogspot.com muito obligado valew

    <abbr>ulielson – último post do blog… nitro pc</abbr>

  66. Tenho um blog ande escrevo meus textos, tenho também uma pagina na internet sou artista plástica ( site expoarte/Gel Santos) estou sempre fazendo comentários no jornal " Opinião e Notícias, e meus textos são sempre publicados. Artes Plásticas não esta vendendo, esse ano não fiz nenhum venda que fosse relevante, apesar de anos anteriores vendia pessoalmente para varias pessoas de diversos Países, mas esse ano fiz esse site, pois estou sem meu atelier e, até agora nada aconteceu. Gostaria de saber como ganhar dinheiro com blog. Me ajudem, preciso sobreviver, meus textos são verdadeiros e minha opinião são muito forte.

  67. Na verdade amigos, sou uma artista bastante criativa, vivo na internt, buscando saida para minha situação, chego a disputar com minhas filhas o computador. Quero esse instrumento de comunicação mais útil na minha casa.Não vou parar de pesquisar uma forma de ganhar dinheiro com minha arte. Portanto estou precisando desse apoio.

    Espero que voces possom me ajudar. Não estou deseperada mais com muitas contas a pagar.

  68. Pingback: Um olhar geral sobre a Blogosfera Policial

  69. Realmente precisa ter perceverânça. Só com ad sense no começo desanima, por isso pode se utilizar mais de um mei ode ganhar dinheiro tipo hot words ou programa de afiliados que trocam visitas. E rezar.

    <abbr>Aviso Útil – último post do blog… Os 5 melhores sites de livros gratuítos</abbr>

  70. Realmente precisa ter perceverânça. Só com ad sense no começo desanima, por isso pode se utilizar mais de um mei ode ganhar dinheiro tipo hot words ou programa de afiliados que trocam visitas. E rezar.

  71. Muito bom eese post!!!

    To tentando iniciar no mundo dos blogs e quero começar passo a passo!!!

    Gostaria se vc me ajudasse por meio do meu email!!!

    Adorei esse site!!!

    Valeuu a dica!!!

  72. muito bom :)
    continue com estas 'pequenas dicas' que certamente terá retorno.

  73. Valeu a dica.
    Muito obrigada.

  74. Se um internauta pretende ganhar dinheiro com um blog pessoal, deve ser bastante criativo, visto que a concorrência atual é arrrasadora. O conteúdo e a otimização fazem grande diferença. Mentalidade.

  75. Atenção à forma como utilizam o adsense… nunca cliquem acidentalmente nos vossos anuncios… eu fui banido e fiquei sem os meus ganhos.

    Agora aprendi a lição, mas o google não me aceita de volta. Cuidado!

    <abbr>Miguel – último post do blog… Recuperar presunto seco</abbr>

  76. rogerio nunes

    Olha, acho que a primeira coisa pra fazer seu blog, é aprender a escrever! Tá certo que não sou nenhum Aurélio, mas escrever "PERCEVERÂNÇA", "FASSO","INTENDI","MAIS" ao invés de "MAS", "DA", ao invés de DAR, como eu vi em alguns POSTS aqui, é simplesmente ridículo! Vão aprender a escrever primeiro, depois façam seus blogs!

  77. Boa postagem

    vou seguir suas dica vlw.

  78. Olá

    Gostaria tanto que meu blog atingisse a meta que eu tanto esperava , mas espero um dia ser um famoso na net por favor me da uma ajuda.

    grato.

    <abbr>André Alexandre Maciel Ricardo – último post do blog… Aparelhos ortopédicos para animais com necessidades locomotoras</abbr>

  79. jha estou usando é meio complicado mas com jeitinho tudo da certo

    <abbr>andré – último post do blog… CONTATO</abbr>

  80. Pingback: Trabalho em casa: O que é verdade e o que é golpe na Internet | Os Amorais

  81. Pingback: 8 artigos Best Sellers para ganhar dinheiro com blogs — Como Fazer Web

  82. Só para entender um pouco.
    Se colocar o google adsense na minha página já estarei ganhando dinheiro?

  83. Bom post. Isto de ganhar dinheiro com o adsense tem muito que se lhe diga. Depende muito do nicho. Há nichos que realmente rendem bem, mas há outros que para se conseguir pagar apenas o alojamento é preciso muitos visitantes/mês.

  84. muito bom jogos comentarios e muito mais

  85. Ter conteúdo único e por nicho é um ótimo fator para gerar boas visitas e por razão disso também ganhar dinheiro com publicidades ou até mesmo material diferenciado para venda.

  86. Usar o Adsense com inteligente e estratégias focadas pode tornar um blog uma grande fonte de renda

  87. eu gostei muito do seu comentario criei o meu blog agora não tenho muito conhecimento mas eu estou animado,se vc tambem quiser faser parceria eu estou as ordens esta postagem me ajudou muito valeu.

  88. Boa noite amigão.
    Concordo com você em gênero número e grau,após 6 meses no Adsense estou beirando os U$40,00 e sei lá quando vou chegar aos U$100,00
    Obrigado pelas excelentes dicas,vez por outra dou uma passadinha por aqui.
    Vou colocar o link no meu blog http://alienxpredador.blogspot.com

    Abraços
    Álien

  89. Pois é, muitas pessoas ainda não fazem ideia de como monetizar um blog.
    Na minha opinião, o Google Adsense é a melhor opção para quem quer ganhar dinheiro com publicidade, ainda mais para quem está iniciando no assunto.
    Parabéns pelo artigo, pois tenho certeza que ajudará muitas pessoas.

  90. Muito bom esse artigo e no começo pensar em monetização é mais complicado, mas conforme o blog vai crescendo ele já constrói credibilidade.

  91. ótimas dicas!Auferir renda com um blog é uma coisa muito interessante,assim como montar lojas virtuais que ao meu ver é melhor para gerar renda e para isso não se precisa saber vender e nem administrar uma empresa e nem de estoque de produtos pois você anuncia na sua loja um produto,de um fornecedor,na internet(em sites de comércio como mercado livre,olx etc.) e quando uma pessoa compra um produto do fornecedor através da sua loja online ele manda diretamente o produto para quem comprou e você ganha uma grande comissão.A pessoas que montaram uma loja virtual em menos 6 meses começaram a ganhar um bom rendimento.Se quiserem mais informação sobre como montar uma loja virtual acessem :http://www.rendaagora.com/aff/richteen
    abraço!

  92. Parabéns pelo artigo, trouxe bastante informações interessantes! Parabéns por compartilhar com todos que tem interesse de ganhar dinheiro com a internet!

  93. Amigos eu sou cadastrado neste e vale super apena estou ganhando muito dinheiro mesmo…
    http://wwwtudoproseucelular.blogspot.com.br/p/gan

Comments are closed