Quem diria: Nada de putas na Globo

Lendo o blog do MrManson no G1, cobrindo o São Paulo Fashion Week, percebi que não havia palavrões. Tudo bem, não sou adepto, mas acho que o uso eventual é perfeitamente aceitável. Sei que o Manson também, por isso estranhei.

Bolas, uma cobertura do desfile da DASPU em conjunto com a Bruna Surfistinha é obrigatório, por Lei, que se use e abuse de trocadilhos, nem que seja pra dizer que foi um puta desfile, meu.

Infelizmente ele só pode falar “P…” afinal somos todos crianças, nos ofendemos horrivelmente ao ler um palavrão terrível desses, e o G1, na pessoa de seu editor, está certo em nos proteger. O que seria de nossas criancinhas se lessem “puta” por aí?

Por isso, o asterisco e o texto *”Censurado pelo editor do G1“.

Claro, é a linha editorial deles, ninguém tem nada a ver com isso, muito menos o Manson. São as regras do jogo. Se a Bispa lá da bíblia recheada resolver postar um sermão no Cocadaboa, o Manson não vai deixar, também dentro de seus direitos.

O que estamos vendo é o que falei em um post antigo, onde explicava o motivo de não ter interesse em portais. Neles, por mais independente que seja, você está trabalhando para alguém. Você está sujeito aos padrões de terceiros, não os seus.

É claro que é assim que funciona, quando me encomendam um texto eu faço de acordo com o solicitado. No lugar do Manson eu faria exatamente a mesma coisa, e inclusive repetiria alguns dos trocadilhos que ele cometeu.

Só não quero isso como norma. Espero sinceramente continuar tendo dois grandes balizadores, o meu senso crítico e o feedback dos leitores. Nada mais.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Na hora que ele aceitou o trampo devia estar sabendo disso, agora tem que ficar lendo "Censurado…" no texto que ele escreveu..

  • pois é…ao que parece a globo só permite palavras de baixo calão ( vulgo: putaria ) no B**7, mas é que aí é diferente né? aí as crianças sabem dicernir entre o certo e errado. é só na internet que existe "o mau"

  • como você disse… ele está sujeito ao padrão do G1…

    iria ser muito bom que não houvesse essa censura toda.. mas :S

    mas mesmo sem os palavroes o Mr. Manson tá fazendo bom trabalho (des)cobrindo SPFW..

  • Também estou acompanhando os textos do Mr Manson lá no G1. E alguns posts poderiam ficar muito melhores se não fosse esse "pudor" exagerado dos caras lá.

    Mas fazer o quê? Paciência…

  • Com certeza ele foi informado desses "padrões" quando aceitou o serviço, mas acho que ele está conseguindo produzir bons textos mesmo sem ter esses toques especiais.

    Não podemos condenar o G1 afinal de contos diversos outros sites tem essa pratica, o que deve ser condenado é exatamente eles permitirem a putaria em lugares como o B**7.

  • NO B**7 pode palavrao, nudez, etc etc etc. Em novelas tambem (que lindo, minha filha de 15 anos perdeu a virgindade).

    Internet nao pode, viu? :x

  • Achei curiosa a política de comentários do G1, permitem a url, fato raro, mas só é exibida em alguns comentários, depois da moderação. Não sei o critério, pensei que liberassem apenas sites sem publicidade, mas não é o caso. Alguma luz?

    Maysa, a Globo é conservadora, na vida real elas começam com 13, no máximo 14.

  • Na TV é tudo liberado no site tudo censurado!

  • Puta que pariu, Cardoso, você é boca suja pra caralho, hein?

    BTW, só estou fazendo esse comentário aqui para ver se a palavra BBB7 (bêbêbêsete) está sendo censurada (nada contra, só curiosidade).

  • Com certeza isso deveria vir no contrato, se não está escrito no contrato ele pode usar a "putaria" que quiser, o máximo que pode acontecer é ele levar um pontapé na *Cencurado…

    Abraço…

  • Senhores, vocês estão dando uma importância desproporcional para "O MrManson estar na Globo".

    Fiz um blog para o G1, que tem uma estrutura separada da Globo.com e do mundo maravilhoso do Projac.

    Não participei de reuniões de negociação com o Boninho e todo processo foi bem informal.

    Em nenhum momento assinei contrato ou combinei previamente o que deveria ser ou não escrito. Foi um frila, para um evento pontual, com data para terminar.

    Quem me recomendou foi um amigo que é editor de lá e a direção, corajosamente, resolveu se arriscar colocando um "pseudo-marginal" como eu dentro de seu conteúdo oficial.

    É óbvio que não gosto de p**** nos meus textos. Prefiro putas. Mas é uma política deles não permitir essa linguagem nos comentários, logo ia ser contraditório deixar eu fazer isso nos posts.

    Eu escrevia puta. Depois o editor vinha e cortava, deixando claro que quem alterou foi ele. Acabou virando uma relação de brincadeira.

    Não me senti podado ou censurado. Pelo contrário, recebi carta branca desde o início. Se não escrevi algumas coisas lá, foi mais pelo meu bom senso do que qualquer outra coisa.

    Enfim, espero que tenham curtido e que este tipo de oportunidade se multiplique. O G1 ter se arriscado comigo é muito mais louvável (e digno de comentários) do que eu ter aceito fazer este trabalho.

    Hoje volto a minha vidinha normal fora das "Organizações Globo". Eu não me vendi, só me aluguei.

  • Claro que é desproporcional, fica muito mais divertido assim.

    A participação do Editor está virando algo digno da MAD dos bons tempos.

    Agora vamos ao teste para ver se tem futuro como humorista da Globo: Foi pro SPFW, blogou, fez aconteceu. Comeu alguém?

  • ricardo

    kero pinar

  • A Globo com sua hipocrisia habitual!!

  • Eu acho que eles tão certos, pra que escrever puta? Tem outros nomes.