Bit Torrent – Tutorial Completo

Compartilhe este artigo!

NOTA DE SEGURANÇA

Ao contrário de programas como o eMule, o bit torrent nunca vai compartilhar nada que você não queira. Não há como apontar um diretório qualquer e tê-lo compartilhado sem-querer. Os passos para compartilhar alguma coisa são complicados e exigem participação ativa do usuário.

Fotos da sua namorada nunca aparecerão sem-querer na internet. Não no que depender do bit torrent.

Enquanto o arquivo está baixando, explore as abas de informação. Clique em “peers”. Você está vendo uma lista de quem está conectado na sua máquina. Enviando ou recebendo arquivos.


teste
Gerenciamento de Peers

Na tela General temos as informações mais importantes, como o estado do tracker (algumas vezes ele está inacessível e isso pode impedir o download) e os dados de velocidade da operação.

O indicador gráfico é especialmente útil. Os pedaços com maior disponibilidade aparecem em azul escuro, caminhando até o branco, que indica que aquela determinada parte do arquivo não está disponível em lugar algum. Isso é muito comum com torrents novos, que ainda estão no estágio inicial de upload.


teste
Controle de Prioridade de Download

É comum em situações de stress centenas de usuários estarem com o contador em 99,9%, esperando aquele último caquinho do arquivo ser distribuído para UM deles pelo menos, mas as requisições ao originador são tantas que acabam tirando-o do ar. Assim que ele retorna, responde a algumas conexões, envia o pedaço que falta e tudo acontece em progressão geométrica. Segundos depois todo mundo já tem o arquivo completo.

REFINANDO O DOWNLOAD

Na opção “Files” temos a listagem dos arquivos baixados. No nosso caso são dois, um readme.pdf e um arquivo chamado “Angelina Jolie a collection of pictures.rar”.

Se você desconfiou, está correto. Estamos baixando um diretório. O torrent permite que você os compartilhe sem necessidade de compactar, embora qualquer alteração nos arquivos implique em gerar um novo .torrent.

Clicando com o botão direito sobre um dos arquivos, temos um diálogo de opções que permite selecionar a prioridade do download. Isso é especialmente útil quando você quer baixar logo um dos componentes de um diretório, enquanto outras não são realmente desejados.

Quando o download terminar, a coluna “Done” na tela principal mostrará 100%, a barra “Downloaded” estará toda azul indicando 100% ao final e o status da torrent mudará de downloading para uploading.

Note que sei ratio vai subindo lentamente, isso indica que você está compartilhando. Seja boninho e não cancele o torrent antes de chegar a pelo menos 1 de ratio.

Se quiser diminuir o gasto de banda, basta clicar sobre a linha do arquivo e selecionar “Bandwidth Allocation”, escolhendo a opção “Low”.

Se a curiosidade já não fez você ir lá, agora vá. No diretório de downloads configurado lá em cima, haverá um novo diretório, com os dois arquivos (o .rar e o .pdf) dentro. Abra o RAR e admire a Angelina Jolie um pouco. Eu espero.

Voltou? Ótimo. Que tal, como foi baixar seu primeiro arquivo bit torrent?

Há muito mais coisa na rede te esperando. Podem ser filmes, livros, programas, seriados, músicas, [BP]ringtones[/BP], tudo que você pode imaginar. Existe uma infinidade de opções.

A melhor forma de achar esses torrents é através de um bom site de busca. O melhor de todos foi o lendário Suprnova, mas hoje ele é história

Felizmente temos alternativas.

ALTERNATIVAS DE DOWNLOADS


teste
Mininova, um dos bons sites.

Entre os muitos sites de busca de torrents, posso recomendar:

No μTorrent você não precisa abrir esses links e procurar nada manualmente. Note no canto superior direito uma lente de aumento e um campo de texto! Exato, é uma ferramenta de busca. Clique na lente, ele irá mostrar uma série de sites. Escolha o preferido, coloque o termo que deseja buscar no campo de texto e aperte ENTER. Um browser será invocado, com o site e a busca já selecionados, exibindo os resultados.

Existem outros clientes utilizando protocolo bit torrent que são mais ou menos complexos que o μTorrent. Você pode baixar e experimentar:

PARA SABER MAIS



Compartilhe este artigo!