O Segredo do Sucesso: Bom Humor

nameoftherose.jpg Humor é algo muito mal-visto no Brasil. Aqui temos atores “sérios” e atores “de humor”, Um Jim Carey ou um Seinfeld nunca ganhariam o que ganham. Em Hollywood (OK, Toontown) Roger casou com Jessica Rabitt, no Brasil o máximo que o Chico Anysio conseguiu foi a Zélia. Todo mundo gosta de uma boa piada, mas sempre separa. “coisa séria” é “coisa séria”. Enquanto aqui temos empresas que bloqueiam até o Flickr, as corporações de maior sucesso estimulam a criatividade, o bom-humor e a simpatia. O que mais me diverte é que da mesma forma que aqui temos criaturas completamente sem senso de humor, chamando seus funcionários de “mensalistas”, temos empresas como o Google e a própria Microsoft, que faturam MUITO MAIS do que esses sargentos frustrados faturarão na vida, investindo no bom humor. Quem riu por último?

“Bad, bad server. No donut for you”

Todo usuário do Orkut reconhece essa frase. Causou muita frustração, mas é uma forma bem-humorada de passar uma mensagem de erro. Muito mais “humana” que um “ABEND ERROR #2212” ou coisa parecida. Objetivo? No meio de uma situação frustrante, provocar um sorriso. Mesmo assim, há gente que reclama.

Já vi usuários (sempre brasileiros) dizendo que é ridículo, que esse tipo de brincadeira não leva a nada, que deviam se preocupar com “coisa séria”. Exato, a seriedade de uma das maiores empresas da Internet, o Google, é questionada por causa de uma brincadeira bem-humorada.

O Flickr é outro alvo do Esquadrão-Carrancudo. A mensagem “Flickr está recebendo uma massagem, tente mais tarde” ou “Flickr está com soluços” é recebida como ofensa pessoal. Como OUSAM eles brincarem na hora que o sistema precisa de manutenção? Quem perdeu tempo pensando nessas gracinhas? Não deveria estar trabalhando?

É muito incomum no Brasil achar gracinhas no código-fonte das páginas e dos programas. Também não temos aqui a cultura de colocar ovos de páscoa nos softwares. O simulador de vôo no Excell é ótimo, a homenagem ao companheiro falecido no Pagemaker é tocante, as gracinhas do Word e o Book of Mozilla no Netscape, um clássico. (não conhece? No Firefox digite about:Mozilla na linha da URL).

Quando sugeri um ovo de páscoa a um gerente meu, ele perguntou quem iria pagar, como colocar no cronograma, não era justificado, bla bla bla. Somos mais capitalistas que os pais do capitalismo, quando nos interessa. Tudo para evitar uma imagem que não seja “séria”.

Como a HP não é uma empresa séria, pois os scanners da série Scanjet tocavam música, se uma sequência correta de comandos fosse introduzida. Até o µTorrent, excelente e minúsculo (155KB) cliente do Bit Torrent tem um ovo de páscoa.

Pois bem, senhores empresários emburrados, sargentos frustrados e similares: Apesar de vocês não quererem, o mundo funciona assim. Pessoas trabalham melhor quando estão alegres, rir ainda é o melhor remédio, sei que vocês acham que se alguém está feliz não está trabalhando o bastante, mas acreditem: Está. Muito melhor do que os robôs acostumados a bater cartão, que vocês tanto admiram por sua bovinidade.

Então, enquanto vocês vão continuar com sua produtividade lá embaixo, funcionários dispostos a abandonar o barco diante de qualquer oferta razoável e sites chatos, seus concorrentes e as megaempresas que vocês se masturbam secretamente sonhando com um cargo continuarão dando brindes, fazendo festas, permitindo todo tipo de brinquedo nos escritórios, premiando idéias criativas e, acima de tudo, permitindo que cada um deixe seu toque pessoal na empresa.

Isso é economia inteligente e aproveitamento de recursos, não cancelar o contrato com a firma de entrega de água mineral e colocar a faxineira para encher os garrafões na torneira.

O Humor é uma ferramenta excepcional, tanto cura doenças como aumenta a produtividade no ambiente corporativo. Infelizmente no Brasil ainda é visto com maus olhos. Uma pena que não possamos ser profissionais E bem-humorados, como o Grande Irmão do Norte.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Recebi um texto interessante hoje pela manhã. O texto dizia que muitas empresas agora fazem suas seleções pelo humor dos entrevistados. Não precisa ser um palhaço ambulante, mas se cada um não souber levar na esportiva determinados fatos está com os dias contados. Como hj uma pessoa que não sabe rir para descontrair consegue trabalhar sobre pressão? Simples. Não sabe e em breve estará surtando…

    Beijosss

  • Alexander

    Nossa, puta texto legal!

    Adorei mesmo .. é a pura verdade …

    Valeu.

  • Faltou fechar algum tag de center aí ;)

    [ ]s!

  • queria saber onde tá o egg do utorrent, iuahuhaia

  • Muito bom, comeu palhacitos para fazer esse post ?

  • felipe

    para meu maill

  • BOA;

    BOA MESMO – MUITO BOA – BOAZUDA – SÓ NÃO CONSEGUI AINDA APLICAR ISTO AO MEU TRABALHO.