Se informação é poder o Google vai dominar o mundo?

Compartilhe este artigo!

bgirl.jpg

Fiz um post sobre plugins que utilizo no Contraditorium, para conseguir diversos pequenos efeitos, acompanhamentos de estatísticas, etc. Isso, aliado ao fato de que já utilizo o WordPress, uma plataforma pública, podem dar a impressão que estou entregando tudo de bandeja.

Afinal, não seria esse know-how informação estratégica? Não seria mostrar o que faz o Contraditorium funcionar entregar de mão beijada as ferramentas para alguém que queira montar um Confusorium?

Não. Embora para um blogueiro experiente essas ferramentas sejam comuns, muita gente não as conhece e melhorará seus blogs depois disso. Colaborar divulgando essas ferramentas encaixa na máxima “não custa nada e fica bem na fita”. Não estamos falando de tecnologia proprietária, de algo que consumiu tempo e dá uma vantagem estratégica.

Cardoso não é Gandhi, nem Richard Stallman (eu tomo banho). Se eu tivesse desenvolvido um plugin que indexasse todas as páginas de meu site como primeira página de resultados no Google dificilmente o liberaria, por motivos óbvios. Já um plugin disponibilizado gratuitamente, por terceiros, encontrável (e encontrado) via busca em sites públicos, é no mínimo sacanagem dificultar o acesso a ele.

Existe sim informação estratégica, mas erra quem acha que toda informação é estratégica. Da mesma forma que há gente que se recusa a reconhecer suas fontes, por achar que isso a diminúi, há gente que não gosta de divulgar seus pequenos truques, usando recursos bestas como bloquear o botão direito do mouse ou usar um gif transparente em uma imagem para tentar bloquear sua cópia.

Todos esses são facilmente contornáveis, no final o conteúdo é copiado, a informação negada é descoberta e o dono do site fica com imagem de um sujeito antipático e mesquinho, o que não fica muito longe da verdade.

Eu não compro a máxima de que informação é poder. Se fosse assim as bibliotecárias dominariam o mundo, sendo que a única bibliotecária com algum poder de persuasão é a Barbara Gordon. Poder é saber utilizar a informação. Assim, ter acesso aos plugins não faz um site bom. Eles no máximo vão facilitar o acesso a seu conteúdo. Se você não tiver com o que eles possam trabalhar, nem o melhor plugin do mundo irá salvar seu site.

Quanto ao Google, tenho a firma convicção de que eles vão dominar o mundo, mas não por reter a informação, e sim por distribui-la.



Compartilhe este artigo!