Se informação é poder o Google vai dominar o mundo?

bgirl.jpg

Fiz um post sobre plugins que utilizo no Contraditorium, para conseguir diversos pequenos efeitos, acompanhamentos de estatísticas, etc. Isso, aliado ao fato de que já utilizo o WordPress, uma plataforma pública, podem dar a impressão que estou entregando tudo de bandeja.

Afinal, não seria esse know-how informação estratégica? Não seria mostrar o que faz o Contraditorium funcionar entregar de mão beijada as ferramentas para alguém que queira montar um Confusorium?

Não. Embora para um blogueiro experiente essas ferramentas sejam comuns, muita gente não as conhece e melhorará seus blogs depois disso. Colaborar divulgando essas ferramentas encaixa na máxima “não custa nada e fica bem na fita”. Não estamos falando de tecnologia proprietária, de algo que consumiu tempo e dá uma vantagem estratégica.

Cardoso não é Gandhi, nem Richard Stallman (eu tomo banho). Se eu tivesse desenvolvido um plugin que indexasse todas as páginas de meu site como primeira página de resultados no Google dificilmente o liberaria, por motivos óbvios. Já um plugin disponibilizado gratuitamente, por terceiros, encontrável (e encontrado) via busca em sites públicos, é no mínimo sacanagem dificultar o acesso a ele.

Existe sim informação estratégica, mas erra quem acha que toda informação é estratégica. Da mesma forma que há gente que se recusa a reconhecer suas fontes, por achar que isso a diminúi, há gente que não gosta de divulgar seus pequenos truques, usando recursos bestas como bloquear o botão direito do mouse ou usar um gif transparente em uma imagem para tentar bloquear sua cópia.

Todos esses são facilmente contornáveis, no final o conteúdo é copiado, a informação negada é descoberta e o dono do site fica com imagem de um sujeito antipático e mesquinho, o que não fica muito longe da verdade.

Eu não compro a máxima de que informação é poder. Se fosse assim as bibliotecárias dominariam o mundo, sendo que a única bibliotecária com algum poder de persuasão é a Barbara Gordon. Poder é saber utilizar a informação. Assim, ter acesso aos plugins não faz um site bom. Eles no máximo vão facilitar o acesso a seu conteúdo. Se você não tiver com o que eles possam trabalhar, nem o melhor plugin do mundo irá salvar seu site.

Quanto ao Google, tenho a firma convicção de que eles vão dominar o mundo, mas não por reter a informação, e sim por distribui-la.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Tiagotb

    sobre o google dominar o mundo acredito no mesmo que você…

    o google ajuda os seus usuários e em troca eles clicam nos seus anuncios que aliás nem chegam a ser intrusivos e sim uma outra ajuda para os usuarios…

    oferecem programas como o google earth ,blogger , etc simplismente distribuem informação =]

    São totalmente o inverso da microsoft em que cada vez mais tenta “arrancar” o $$ dos usuarios do windows de uma forma “tosca” parecendo até desesperada…
    olha esta grande idéia da microsoft…

    http://www.microsoft.com/brasil/prepago/

    e é isso =]

    até mais!

  • Cardoso, sempre quando leio seus posts (ops!) artigos, eu tenho uma leve impressão de que você tem um "jeito", a lá Irapuan Martinez, de escrever. Mas não vou entrar em detalhes.

    A minha opinião (em resposta deste artigo), é:

    é isso mesmo!

  • o futuro eh open source… os bons nao serao os que retem informacao, mas os que melhor sabem utiliza-la.

    todos sabemos que os melhores resultados sao obtidos quando ha informacao compartilhada…

    um exemplo disso sao os projetos de codificacao genica que compartilham seus banco de dados e integram seus resultados com outros laboratorios…

    a microsoft tera que rever seu modelo de negocios, pois ela tem apenas UM produto forte, o windows… os outros produtos dela sao diretamente dependentes do windows… se a microsoft cometer um erro de negocio com uma nova versao do windows, ou se algum sistema operacional alternativo se popularizar, a microsoft tah no sal…

    e se o google dominar o mundo, ele vai me ter como seguidor assiduo… a filosofia googloista de pensar a internet eh um modelo a ser seguido… o google ainda eh um pre-adolescente no mercado, mas com fama de adulto… quero ver o que sera do google 2010… muita coisa boa e nova vem por ai…

    eu que ia apenas fazer um pequeno comentario acabei escrevendo quase um post novo… mas eh isso ai… quando se trata de google e novas tendencias eu gosto de falar mesmo.

  • Mais uma teoria da conspiraçao, heheheh, a ditadura mundial do GOOGLE!!!!!
    Pera ai!!!!!!!
    Naun era o Bill Gates que ia fazer isso????

    <abbr>Range – último post do blog… A Verdade…</abbr>