Lidando com excesso de tráfego

 OK. Sendo realista, não é você que tem excesso de tráfego, seu servidor que é uma bosta. Isso vale para os dedicados, para os emprestados e para os contratados, como o Bluehost. Todos eles têm um limite, seja de banda instantânea, seja de recursos de CPU.

Como conviver com isso se você tem um ou dois sites de alta visitação?

A solução, no meu caso, foi dupla: Primeiro, ativei o WP-Cache, um plugin excelente que cria uma estrutura pré-montada, que alivia muito as chamadas a banco de dados. Em segundo lugar, desabilitei plugins não-essenciais que consumiam muitos recursos, como o Stattraq.

A dica aqui é simples: Não instale nada em seu blog que você não possa utilizar, via site de terceiros, sem prejuízo a seus recursos próprios.

O WP-Stattraq é excelente, mas consome recursos preciosos. Algumas vezes há até “exageros”. Conheço gente com GBs de espaço mas que aponta todas as imagens do blog para o Flickr. Faz sentido? Inicialmente não, mas ao fazer isso  garante um uptime muito maior.

Portanto, pense duas vezes antes de habilitar 20 ou 30 plugins diferentes. Não adianta ter um site fantástico, cheio de recursos, se ele fica fora do ar todo o tempo.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Todo valor é válido, o que vale é a intenção e o seu cartão de crédito passar. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • O "gente" ali se refere a mim, não?

    Eu tenho serviço *pago* do Flickr, hospedo todas as imagens lá porque as pessoas podem visualizar detalhes ao optar pelo tamanho maior na opção "all-sizes". Posto fotos imensas sem dor alguma na consciência.

    Vale cada centavinho.

    Tenho bastante espaço em disco sim, mas não se esqueça que sou uma podcaster, em breve com novos podcasts e videocast, e minha tendência num futuro próximo é disponibilizar muito conteúdo multimídia lá.

    Não pretendo usar YouTube conforme sugeriram…

    Cheers!

  • Também sou adepto dos serviços fora do meu (,) server.

    Mas tu deve estar tendo muuuuita visitação para exceder os recursos do bluehost.

    Em todo caso cheque seus logs do server para ver se nenhum erro está sobrecarregando o bichinho

  • Beatriz: Sim, era você. Curioso ter omitido o link. Escrever de madrugada dá nisso. Corrigido.

    Rafael: O serviço fora do server, como o Google Analytcs, é ótimo. O Stattraq estava ajudando a derrubar meu servidor. Já o serviço que pode ser considerado crítico, como hospedar um vídeo de produção própria, já é mais complicado.

    Os logs estão OK, não há serviços presos nem nada. É só muito tráfego, a Cardoso News Network (CNN, boa sigla, a URL já tem dono?) está sendo bastante acessada, embora o efeito do terra/uol seja bem menor do que eu esperava. Aumentou em menos de 50% o tráfego normal.