Parceria Caracu termina em seqüestro

Compartilhe este artigo!

O Cobra comentou comigo que talvez sua máquina estivesse contaminada, pois toda hora aparecia um tal de guiamix.com.br no navegador, e ele decididamente não havia digitado o endereço do (inútil) site.

“Deixe-me adivinhar: Você entrou no Judão.”

“Sim, como adivinhou?”

O provedor do Judão, um tal de Globodata (NÃO afiliado às Organizações Globo, não culpem o Roberto Marinho) além de colocar um banner no alto da página, comendo precioso espaço de tela, usa de um dos recursos mais antiéticos que conheço em termos de propaganda:

SEQÜESTRAM o navegador do usuário, usando o método “onUnload()”, do Javascript, para ignorar o que quer que o usuário tenha digitado na linha de endereço, e abrir a SUA página de propaganda, no lugar.

Entendeu? Se estiver vendo a página do Judão, e digitar um endereço no navegador, ao invés da SUA página, ele vai para o guiamix.com.br.

Isso é muito, muito, muito feio. É o MESMO tipo de comportamento que leva empresas a levarem processos, nos EUA. É o mesmo tipo de manobra suja de um spyware. Se eu digito www.lucianavendramini.com.br no meu navegador, eu quero ir pra porra da página da Luciana Vendramini, não pra maldita guiamix.com.br. O que impede a globodata de colocar, por exemplo, uma página de phishing?

Consultado, o Borbs assegurou que “o Judão não tem qualquer responsabilidade ou autoridade sobre a  criação / disponibilização do tal anúncio”.

Há gente trabalhando junto ao Bondfaro, pois essa prática provavelmente viola os termos de uso, e a Globodata perderá seu registro junto ao anunciante. Quanto ao seqüestro, ocorre com outros domínios hospedados na empresa, como o www.britney.com.br.

Quanto ao Judão, provavelmente estarão de casa nova, muito em breve. Tomara. Acho muito triste ver usuários irritados com o site, ameaçando não mais visitá-lo, por algo que não é culpa deles, embora extremamente irritante.

Quando for escolher um hospedeiro para seu blog (céus, isso soou tão Aliens) preste atenção. O barato pode sair caro. Já contei da hospedagem de favor ilimitada que morreu com menos de 4GB de consumo. Não confie apenas em uma indicação. Pesquise, veja outros sites que utilizam o serviço. Mande um email para o responsável, ninguém deixará de responder uma questão simples e objetiva sobre se um determinado hosting é bom ou não.

Principalmente, fuja das parcerias, onde são oferecidas vantagens aparentemente incríveis em troca de “um bannerzinho de nada”. Embora pareçam atraentes à primeira vista, logo você perceberá que é uma clássica parceria Caracu, e como sempre você não entra com a cara.

 

 



Compartilhe este artigo!