Dica para blogueiros: Usem filtro solar e comprem uma câmera digital

Compartilhe este artigo!

Os benefícios do filtro solar, todo mundo conhece, mas para um blogueiro, uma câmera, independente ou mesmo agregada a um celular, desde que decente, pode ser a diferença entre seu melhor post e sua maior frustração.

Imagens sempre serão mais poderosas que palavras, um relato em primeira-mão de um evento nunca será mais bem-pago que uma foto exclusiva. Fotos são dramáticas, emocionam, assustam e excitam. Se o famigerado post da Gol fosse ao invés de fotos, “relato exclusivo de uma vítima do acidente” não teria 1% dos interessados.

Todo blogueiro tem um jornalista dentro de si, por mais boiola que isso possa parecer. Mas não os jornalistas burocráticos e/ou incompetentes, que mal sabem escrever, publicando hoaxes ou apenas (mal) traduzindo releases e posts estrangeiros. Falo de jornalistas investigativos, curiosos, de gente que acompanha o mundo à sua volta, de olho em tudo que mereça ser divulgado.

Um blogueiro olha algo curioso e pensa: “isso daria um post”. Se ele unir isso a um lado Peter Parker, o mero acaso será suficiente para transformar um hábito em uma oportunidade. Com um simples celular, o London me passou as imagens de um acidente que havia acabado de acontecer, quando uma dona conseguiu jogar o carro no Mar. Peguei as informações por telefone, as fotos por email e o post foi ao ar antes do primeiro repórter aparecer. Outro dia, andando em SP, flagrei uma daquelas cenas inusitadas, um sujeito “dirigindo” uma carroça no meio de um viaduto. Olhando meu Flickr vejo que há muito material para posts, mesmo de antes de começar a blogar “profissionalmente”.

Criar o hábito de fotografar flagrantes da vida real só traz vantagens. Vai desde resolver aquele seu dia sem assunto nenhum para escrever até a oportunidade de fotografar algo grandioso. Sei que as propabilidades são pequenas, mas se você não andar com sua máquina fotográfica, as probabilidades cairão a zero.

Não importa se é um simples acidente, um plágio pitoresco, um exemplo de arquitetura genial ou as Corujas Pernetas do Interior Paulista. Apagar algo de um cartão de memória é fácil demais para que você diga “não vale à pena gastar foto com isso”. Fotografe. Apagar é melhor que se arrepender.



Compartilhe este artigo!