Como perder 50% do rendimento do AdSense em uma lição

Compartilhe este artigo!

prejuizo.jpgNão vou dizer que a culpa é toda do WordPress, a mula que vos escreve em parte é responsável. O prejuízo não chegou a SMC$1,00 mas passou perto. Vale como lição, pois descobri um bug muito ruim do WordPress, que pode passar despercebido aos incautos como eu.

Momento CSI
Durante uma alteração em um dos templates, ocorreu um erro de comunicação entre meu navegador e o servidor do Contraditorium. Tudo bem, cancelei a conexão, voltei, mexi mais um pouco e fui fazer outra coisa. No final do dia, reparei que as impressões no AdSense estavam muito, muito baixas, com 1/4 das impressões do carloscardoso.com, meu site menos sério. Sendo que em um dia normal os dois andam lado-a-lado em cliques, com um faturamento ligeiramente maior no Contraditorium, por ter conteúdo mais “sério” e leitores nota dez.

Visitei a página de estatísticas, estava normal. O site, no ar. Aí fiz o que deveria ter feito antes: Abri o site.

O template usado era o default, o padrão, o careca. Que, obviamente, não tinha nenhum banner do AdSense.

A porcaria do WordPress em um momento de insanidade, voltou à configuração original. Feito isso, funcionou perfeitamente. Para todos os fins práticos, o site estava no ar. Conteúdo exibido, tudo. Menos os banners, Google Analytics, Performancing, plugins…

Solução? Ativei o template novamente, apaguei todos os alternativos inclusive o default (menos o atual, claro) e me adestrei para pelo menos 4 vezes ao dia abrir o site e verificar esses detalhes de layout.

Dicas Finais:

  • Acompanhe suas estatísticas de visitas via Google Analytics, Performancing, WP-Stattraqs ou qualquer que seja seu programa favorito.
  • Fique de olho nos ganhos do AdSense, tanto via a (excelente) extensão do Firefox AdSense Notifier como pela própria interface do Google.
  • Abra seu site mais de uma vez ao dia. Veja se tudo funciona, como visitante, não como administrador.
  • Ao postar um texto, não confie na interface e no “OK”, abra o navegador acesso o artigo publicado.
  • Lembre-se que xiitas só ganham bombas na cabeça, instale o Firefox, Internet Explorer e o Opera para testar seu site, a cada mudança de layout.
  • Seu RSS também não é perfeito. Assinou seus próprios feeds? Assine. É a melhor forma de identificar um erro eventual.

Technorati : , , , ,



Compartilhe este artigo!