Como perder 50% do rendimento do AdSense em uma lição

prejuizo.jpgNão vou dizer que a culpa é toda do WordPress, a mula que vos escreve em parte é responsável. O prejuízo não chegou a SMC$1,00 mas passou perto. Vale como lição, pois descobri um bug muito ruim do WordPress, que pode passar despercebido aos incautos como eu.

Momento CSI
Durante uma alteração em um dos templates, ocorreu um erro de comunicação entre meu navegador e o servidor do Contraditorium. Tudo bem, cancelei a conexão, voltei, mexi mais um pouco e fui fazer outra coisa. No final do dia, reparei que as impressões no AdSense estavam muito, muito baixas, com 1/4 das impressões do carloscardoso.com, meu site menos sério. Sendo que em um dia normal os dois andam lado-a-lado em cliques, com um faturamento ligeiramente maior no Contraditorium, por ter conteúdo mais “sério” e leitores nota dez.

Visitei a página de estatísticas, estava normal. O site, no ar. Aí fiz o que deveria ter feito antes: Abri o site.

O template usado era o default, o padrão, o careca. Que, obviamente, não tinha nenhum banner do AdSense.

A porcaria do WordPress em um momento de insanidade, voltou à configuração original. Feito isso, funcionou perfeitamente. Para todos os fins práticos, o site estava no ar. Conteúdo exibido, tudo. Menos os banners, Google Analytics, Performancing, plugins…

Solução? Ativei o template novamente, apaguei todos os alternativos inclusive o default (menos o atual, claro) e me adestrei para pelo menos 4 vezes ao dia abrir o site e verificar esses detalhes de layout.

Dicas Finais:

  • Acompanhe suas estatísticas de visitas via Google Analytics, Performancing, WP-Stattraqs ou qualquer que seja seu programa favorito.
  • Fique de olho nos ganhos do AdSense, tanto via a (excelente) extensão do Firefox AdSense Notifier como pela própria interface do Google.
  • Abra seu site mais de uma vez ao dia. Veja se tudo funciona, como visitante, não como administrador.
  • Ao postar um texto, não confie na interface e no “OK”, abra o navegador acesso o artigo publicado.
  • Lembre-se que xiitas só ganham bombas na cabeça, instale o Firefox, Internet Explorer e o Opera para testar seu site, a cada mudança de layout.
  • Seu RSS também não é perfeito. Assinou seus próprios feeds? Assine. É a melhor forma de identificar um erro eventual.

Technorati : , , , ,


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Pior que eu vi o site com o Kubrick, ainda ia "reclamar" porque estava pensando em usar o padrão.

    Mas quando vi novamente o site já estava com esse layout.

    Na verdade, eu deixo alguns dos meus sites abertos o dia inteiro, como abas no FF e de vez em quando dou um refresh em cada, isso ajuda a detectar erros (como esse ou outros, mais rápido).

    Abraço

  • Vivendo e aprendendo. Ainda bem que você compartilha seus "erros" tal qual os acertos. Afinal, inteligentes aprendem com os próprios erros, mas sábios aprendem com os erros dos outros. Agradeço a oportunidade que você nos dá de ser "sábios". ;)

    Valeu.

  • Ah Cardoso, eu pensei que fosse um prejuízo tremendo! Você deveria ser proibido de postar reclamações de menos de um milhão de francos suíços.

  • O seu rss pra mim dá problema. Quando clico no Bloglines, ele me manda pra uma pagina de erro.

  • Já faço tudo isso! Tanto que sei se o site ficou fora do ar. E até quando é apenas por duas hosras. Sou coruja, admito.

  • Nunca passei por isso…

    tambem, sou tão recente na blogsfera… rsrsrs

  • Gasta-se tanto tempo pra se editar um template e colocar do jeito que agente quer… pra eu mudar de template, vai levar muito tempo…

  • Ainda nao passei por isso e pretendo nem passar.

    Agredeço pela dica.

  • Parabéns pelo blog Cardoso …

    Surpreendente sua maneira clara e objetiva de escrever.

    Valeu pelo texto acima (sobretudo as sugestões), tô montando meu blog no WordPress e estou "catando" alguns textos relevantes pra manutenção e montagem do Blog.

    Até mais.