O robô do AdSense não tem senso de humor

Compartilhe este artigo!

 Existe uma categoria inteira de blogs que é inviabilizada economicamente pelo AdSense, obrigando seus autores a usarem outros meios de monetização. O pior é que são alguns dos blogs mais inteligentes e criativos, os penalizados.

Entender humor referêncial, inteligente e sutil não é fácil. Estilos como ironia e sarcasmo estão fora do alcance da maioria dos humanos. Imagine um pobre script tentando entender algo assim.

Por isso tantos sites de Linux são atulhados de anúncios da Microsoft. Gastam tempo falando mal do Windows, mas acabam fornecendo espaço para propaganda do mesmo, pois o robô do AdSense não tem como perceber se um texto é negativo, positivo ou sarcástico.

Em alguns casos isso chega a inviabilizar o site.

Um bom exemplo é o Jesus, Me Chicoteia. O Marco Aurélio tem um projeto de reescrever a Bíblia, com um texto deliciosamente irônico, sarcástico e fiel ao original. O site tem uma quantidade estupenda de visitas, e em outras condições já seria mais que suficiente para o autor viver bem, como blogueiro profissional.

Sò que o AdSense não deixa. Jesus pra lá, Jesus pra cá, ele acaba saturando o AdSense de mensagens bíblicas, o que gera anúncios de… produtos religiosos. Examinando uma página aleatória, temos 7 impressões diferentes. Uma fala sobre “o poder da graviola”, outra sobre cálculos do IR, O resto são anúncios bíblicos.

O tipo de anúncio que o leitor do Marco Aurélio não vai clicar nem se Jesus em pessoa aparecer em uma nuvem de óleo de biodiesel (malditos hippies) pedindo um cliquezinho pelo amor de Mim.

Blogs de paródia não monetizam bem no AdSense. Você vai passar o blog inteiro sacaneando alguém ou fazendo troça de um tema, e seus anúncios todos serão sobre aquele tema.

Os paraquedistas do Google vão olhar seu conteúdo, gritar “mon Dieu” e sair correndo como um soldado francês cheio de anfetaminas. Não é apenas um conteúdo diferente do que ele queria, é um conteúdo ofensivo, inapropriado e essencialmente errado para aquele público. Quem nessas condições vai parar para ler anúncios?

Felizmente o mundo não é só AdSense. Você pode criar sites de paródias, humor, sarcasmo, e mesmo assim monetizá-los. Só terá mais trabalho. Existem ferramentas não-contextuais como o Text Link Ads, os programas de afiliados do Buscapé, Submarino, Americanas, Performancing e outros, que com um pouco de tempo investido podem ser tão rentáveis quanto o Google.

Se você tem uma boa idéia de um site de paródias e humor inteligente, publique-o. Já há kibe demais no mundo. Estude os meios alternativos de monetização, mas não deixe a perspectiva de ganhar (ou não) dinheiro ser a sua primeira motivação. Fazer algo para ganhar dinheiro chama-se iniciativa. Deixar de fazer chama-se submissão.



Compartilhe este artigo!