The blog is on the table

Compartilhe este artigo!

Os gráficos acima são os acessos, respectivamente, do Contraditorium e do Junglebook, meu blog em inglês. Notem a diferença: No Contraditorium tenho um leitor fiel do Japão, dois hermanos desgarrados e um acesso da Califórnia, que se tudo der certo será a Luciana Vendramini, visitando o futuro ex-namorado.

Já no Junglebook, tenho gente do japão, Riad, Haifa (Mazel Tov!), Inglaterra, uns pingados da Europa, a maior parte dos EUA E, curiosamente, Brasil.

O potencial para um blog é muito, muito maior nessas condições. Sejamos realistas, esse código secreto que chamamos português não é falado em nenhum lugar relevante no planeta. O país mais rico e influente que usa o idioma somos nós. Daqui é só ladeira abaixo. Mesmo que toda áfrica portuguesa acessasse nossos sites, isso daria o quê, se o PIB médio dos países dá pra comprar um iPod e um vidro de Veja multiuso, para o dia que eles eventualmente consigam comprar vidro pras janelas?

O maior blog em Esperanto ou em Javanês não vai conseguir, nem de longe, a visitação de um bom blog em Espanhol.

O candidato a ProBlogger que domina uma ou mais línguas estrangeiras precisa aproveitar essa vantagem estratégica, e incluir um blog nessa língua em seu portfólio. Se eu não tivesse a plena certeza (bancado pelo nosso PIB) que espanhol é português falado errado, e soubesse mais do idioma do que imitar o Romerito, eu teria um blog em espanhol. Pense só: América do Sul, Central, México, Espanha, parte do oriente e um percentual considerável dos EUA. Mnham….

Claro, bom mesmo seria um blog em mandarin, são 123 milhões de internautas. Mas sem palavrão, mulher pelada, crítica social, política, cultura ocidental e esportes radicais, escrever um blog assim seria tortura chinesa.

Se você domina um idioma, faça um blog nele. É uma forma de divulgar nossa cultura, trocar experiências e exercitar suas habilidades. Sem contar que é mais um canal para seu conteúdo que por acaso não seja interessante em seu blog tradicional.

Crescimento Acelerado

O Junglebook é um projeto paralelo que venho tocando pelos exatos motivos do parágrafo anterior, com uma visitação ainda muito esparsa. Domingo passado por exemplo tive 29 Unique Visitors, para quem acha que todo blog do Cardoso é uma monstruosidade de visitas.

Com a divulgação do endereço na página do Snopes do hoax da Gol e no jornal Seattle PI a visitação deu um pulo. Vejam os gráficos da semana, no Google Analytics:

De 29 para 254 unique visitors por dia. Você não quer? Manda pra mim, eu quero. Qual o segredo? Não ter preguiça. Aproveitar o nicho e seguir o lema de que se uma história é interessante o bastante para ser contada, você tem o dever de contá-la.



Compartilhe este artigo!