Sou grande mas não sou dois

Compartilhe este artigo!

É muito comum esquecermos que outras pessoas não compartilham do mesmo conhecimento que nós. Coisas que damos como simples e óbvias são um mistério. O próprio [BP]RSS[/BP] ano passado era usado por menos de 4% da Internet. Tenho amigos que são excelentes profissionais de TI que sequer sabem o que são feeds.

Da mesma forma o que é simples e óbvio, um gerenciador de conteúdo como o [BP]Wordpress[/BP], o Drupal ou o Movable Type fica fora da realidade de muita gente. Ainda há uma enorme parcela de gente que trabalha com Internet fazendo sites, embora não saibam o que é um MYSQL, ou que é o PHP.

Essa falta de conhecimento, associada ao senso-comum gera comentários como este:

Muito bom. todas as pessoas que eu falo gostam muito das piadas e graças de vocês.parabéns belismo trabalho.

O que podemos inferir? A impressão que um blog passa é de algo bem trabalhoso, e feito por meios tradicionais, editando o HTML, seria completamente inviável. Assim esse visitante bem-intencionado mas sem-noção acaba valorizando o blog muito mais do que ele merece. E não é só isso, assume que para produzir todas aquelas páginas, deva existir toda uma equipe. Faz sentido.

O Blogueiro Megalomaníaco pode se aproveitar disso, pode inclusive alimentar o ego. “nossa, sou tão bom que ele acha que tenho uma equipe”. Pode não desmentir, pode soltar um post ocasional enaltecendo a nobre arte de escrever, contando das dificuldades em montar um texto.

Ou pode abrir o jogo, dizer que escrever é fácil, gostoso e divertido, e que graças a um conjunto maravilhoso de scripts que ele baixou de graça, pode sozinho tomar conta do blog. Também pode explicar aos amigos menos versados em TI que ele quando diz que tem “servidor hospedado no exterior” não está falando de uma sala de guerra como a de [BP]Wargames[/BP], e sim 1/1024 de uma máquina anônima em um rack perdido em uma sala, bem, como a de Wargames.

Conheço gente que não gosta de falar de números, pois se sente diminuído. Besteira, números não me diminuem. (até diminuem mas o número em questão não será publicado em blog, ao menos não no meu) As pessoas ficam admiradas quando falo tudo que tenho no meu servidor. Quando digo quanto pago, US$6,95/mês, a reação é sempre a mesma: “mas só?”

Pois é. Desculpe. Até poderia pagar mais caro, mas não preciso. Há inclusive opções mais baratas, o Dreamhost tem no mínimo tantos serviços quanto o meu serviço, e é um pouco mais em conta.

Se meu blog vai ser falado, que seja pelo conteúdo. Não acho que “Uau, Cardoso paga US$550/mês só de [BP]hospedagem[/BP]” torne meu blog melhor ou pior. E se o visitante / interlocutor acha que o blog é ruim só porque pago $6,95 / mês, só posso lamentar.

Cuidado com esses pequenos golpes promocionais, não tente angariar respeito e admiração de seus visitantes inocentes iludindo-os. Um dia eles vão aprender e descobrirão que você não era aquilo tudo que imaginavam. E garanto que ficarão muito mais admirados por você fazer tudo sozinho, do que se você tivesse uma redação completa em um [BP]escritório[/BP] com vista pro mar.



Compartilhe este artigo!