Estou recebendo emails de vários blogueiros desesperados com os pífios rendimentos do AdSense em Março. Muitos tiveram mais de 50% de queda em seu faturamento. O que será que aconteceu? Será que o Google encheu o saco e está indo embora do Brasil?
Será uma conspiração dos FunBloggers, convencendo os anunciantes a um boicote, eliminando assim os ProBloggers? Será que isso é coisa do Mário? (vai, pergunta…)
Chama-se sazonalidade, meninos e meninas.
O quê tivemos no mês passado, que já era curto, eliminando mais dias úteis ainda?
Exato: Carnaval.
Imagine a força de vendas do Google, das agências independentes, dos frilas, todo mundo tentando convencer anunciantes a investir seu rico dinheirinho em anúncios do AdSense. Agora imagine que um mês de 28 dias, feriados, enforcamentos (não, não estou falando do Saddam, ele foi bom pros blogs) e finais de semana.
Imagine que você tem uma cota de vendas mensal e descobre que quase 2/3 de seu mês desapareceu. Você faz milagre? Eu não.
O que vemos hoje é um reflexo do mês passado. A boa e velha Lei da Oferta e da Procura. Muita oferta, pouca Demanda, preços baixos. Ninguém se anima no AdWords, não está rolando muita concorrência, o ano literalmente começa em Março, e com isso o investimento em mídia online (ou seja: “nozes”) aparecerá em abril.
Ao menos é o que meu feeling diz, mas nas palavras de Nizan Guanaes, a única pessoa que ganhou dinheiro com Feeling no Brasil foi o Morris Albert.
A salvação, como disse no artigo sobre não colocar todos os ovos na mesma cesta, é a diversificação. Como a visitação dos blogs não caiu, ferramentas que não dependem diretamente de esforço de vendas como o Buscapé mantiveram seu rendimento. Ufa.