Falando de Prazos

Compartilhe este artigo!

Estou sem energia em casa faz tempo. Agora avisaram que nem tão cedo a luz voltará. Pior pra mim, pois não posso acompanhar o AdSense Notifier, a droga-de-escolha de um ProBlogger.

Por outro lado, a marcação de 30% no alto da barra de menus do computador me lembra de algo que é parte da vida de todo mundo que escreve para viver:

Deadline.

Prazos são importantes, e nada torna alguém mais displicente com eles do que se tornar blogueiro profissional. Podemos ter a intenção de postar todo dia, mas se não o fizermos, ninguém morre por causa disso. Mesmo os esporros dos leitores só chegam depois de alguns dias.

Só que e quando você tem que entregar um trabalho para terceiros? Quando há uma estrutura por trás esperando seu texto? Um editor da Wired não vai aceitar um “não rolou” como resposta, e você vai no mínimo pra lista negra dele.

Falar nisso, que conste nos autos que ainda pretendo emplacar um artigo na Wired. Isso sim faria bem ao ego. Troco meu ranking no BlogBlogs por isso, alguém topa?

Sei que é impossível cumprir a meta de um texto por dia se você não tem um editor nas costas te cutucando,  então só sobram os amigos. A Bia e o Morróida são dois que vivem me cobrando. “porra, cacete, não vai escrever nada hoje, merda?” (Essa obviamente não é a cobrança da Bia).

O melhor meio de criar o hábito de cumprir prazos é determinar prazos e tentar cumpri-los. Experimente, determine uma meta pequena mas atingível, algo como um texto a cada 3 dias, que seja. Escolha um tema e policie-se: “Tenho que terminar este artigo até terça-feira”. E não se esqueça de arrumar amigos/leitores para cobrar isso de você.

Assim, quando tiver um trabalho pago, solicitado por terceiros, você já estará habituado a escrever com regularidade. Principalmente, saberá dizer “não dá” se o prazo for curto demais.

Powered by ScribeFire.



Compartilhe este artigo!