Deficiente por um dia (ou um pouquinho mais)

Um tempo atrás comecei a ter uma dor no pulso esquerdo, mas não aparecia quando eu estava trabalhando. Como todo bom brasileiro, deixei pra lá. Aos poucos a coisa foi piorando. Não conseguia mais fazer força em movimentos de pinça, nem empurrar nada com a palma da mão.

Fazendo uma pesquisa pela Internet vi que apresentava todos os sintomas de Síndrome do Túnel do Carpo. Inclusive o teste de Phalen.

Fiquei irritado, pois uma lesão ocupacional deveria prejudicar a ocupação, mas ela nem se manifestava quando eu usava o computador.

Bancando o Gregory House, fui adiante nas pesquisas. A mão direita (sou destro) não apresentava sinal nenhum de desgaste. Utilizei compressas por um tempo mas depois descobri que comprimir a região é pior, então tentei imobilização. Não adiantou muito.

Aos poucos percebi que tinha que forçar o uso da mão esquerda, inconscientemente, por ela doer, eu evitava. E acreditem, era muito estranho não ter força na mesma. Girar a chave na porta do banheiro exigia esforço e determinação.. Abrir latas era um inferno, e quando fui subir em um ônibus e puxei a balaustrada (é esse o termo?) com a mão esquerda sem-querer, eu vi estrelas.

Perder o uso diário da mão afeta todo pequeno movimento do dia-a-dia. (aquilo também, seus pervertidos) Até levantar da cadeira, apoiando-se nos braços da mesma, era difícil. Curiosamente movimentos delicados, precisos, não eram problema. Também podia fazer força em movimento de tração. Torção e pressão eram onde doía.

Fiz uma pesquisa sobre minhas opções. Poderia tentar um tratamento via infiltrações, com 80% de chance do negócio voltar em um ano, ou poderia partir direto pra cirurgia. Que seria cara, ainda mais a feita via endoscópica, para não deixar o braço do sujeito parecendo adereço de cena de filme de Frankenstein.

A alternativa poderia ser tentar dar um descanso pra mão. Legal, mas para quem escreve, não adianta. Pensei em usar o reconhecimento de voz do Vista (o em Inglês funciona muito bem) mas continuo me sentindo idiota falando com um computador. Não estou preparado para o futuro.

Já estava resignado a entrar pra faca, tirar dezenas de fotos e postar, pra ver se ao menos rendia uns cliques, quando percebi que estava usando a mão normalmente.

Pois é. Meu Fator de Cura Mutante voltou à ativa. Nem sinal da lesão, passo com louvor nos testes e recuperei toda a força na mão. Ufa.

Nós que temos as quatro patas funcionando não damos importância, mas acredite. Mesmo algo menor como perder um pouco de funcionalidade de uma das mãos pode ser muito limitante.

Devo dizer que foram duas semanas muito… interessantes. Síndrome do Túnel do Carpo é algo que pelo visto eu não tive (ou tive só um gostinho, ou tive uma recuperação milagrosa) mas que não recomendo a ninguém. Portanto, sigam os conselhos médicos:

Descansem a mão de vez em quando, nunca digitem sem apoio para o pulso, usem dispositivos diferentes, como um trackball, durante algum tempo. Teclados sem-fio geralmente permitem maior mobilidade, dá pra achar uma posição confortável para você e para seu pulso.

Sobretudo, não espere piorar. Nem todo mundo tem um fator de cura mutante, a maioria das vezes você não vai melhorar se não fizer nada. Se começar a sentir dor ou desconforto, procure seu médico. A não ser que a dor e desconforto sejam acompanhados de um bafo quente na nuca. Aí recomendo KY.

Powered by ScribeFire.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Se começar a sentir dor ou desconforto, procure seu médico. A não ser que a dor e desconforto sejam acompanhados de um bafo quente na nuca. Aí recomendo KY.

    ficou meio "por experiencia pessoal" esse fim né?

    :D

  • Fica aqui o meu jabá. Escrevi um post semana passada a respeito de lesões provocadas por esforço repetitivo (LER) muito comum para quem utiliza o computador por longas horas, se quiser saber as dicas de como prevenir acesse o blog.

  • ãããã…. já me metendo, eu recomendaria ir ao médico MESMO.

    Sem entrar em detalhes, eu trabalho no judiciário, analisando processos de concessão de auxílio-doença (pelo INSS), e já aposentei várias pessoas por conta da Síndrome do Túnel do Carpo. Com ou sem fator de cura.

    flws

    igor
    http://infostf.blogspot.com

    • Cristina

      Estava lendo que vc já viu varias pessoas aposentar por sindrome do tunel do carpo. Por favor, gostaria de saber se é direito à aposentadoria quem tem essa sindrome? Pq tive poliomielite e hj estou tendo a sindrome pos polio, tem 5 anos que estou com auxilio doença e eles não me aposentam. Agora estou com sindrome do tunel do carpo tb e eu utilizo muito as mãos como apoio. Por favor se vc puder me ajudar ficaria muito agradecida. Cristina

  • Obrigado pela dica! Abraços, Mário.

  • Acho que um medicozinho iria resolver o teu problema. Só porque ele desapareceu não quer dizer que não exista mais.

  • Eu trabalho com um Médico de medicina ocupacional. Tenho vários macetes para previnir essas paradas, mas acabo que não faça nada do que é recomendado. Um dia vou acabar me ferrando…

  • O primeiro problogger brasileiro que faz bico como X-men nos finais de semana…

    Rsrsr

  • DOMINGUES

    Wolverine? Não. Lex Luthor? Talvez… Faz mais sentido! rsrs

  • Alexandre

    É, Cardoso. A gente tem que cuidar bem da saúde enquanto temos. Você conhece uma ginástica oriental, chamada Lian Gong?

    (Sem propagandas, só estou deixando esse link porque fala sobre a ginástica.)

    Olha, pode acreditar que é muito bom praticá-la. Os grupos de Lian Gong são compostos em sua maioria de pessoas mais velhas. Mas aí que está o problema. As pessoas esperam envelhecer e ficarem ruins para começarem a praticar.

    Não seja assim também.

    Pratique e verás como é bom.

    Grande abraço e se cuide!

  • Evandro Henrique

    Você já ouviu falar da Power Ball?
    http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=

    Eu uso nos intervalos em que trabalho no PC e o resultado é muito bom com a força dos braços e mãos, além de ser divertido!

  • Igor Gama

    Pelo menos você não teve que apelar pro Vicodin, hein? Ficou só nos Tic-Tacs mesmo.

  • Lu

    Tá parecendo mais "síndrome de computador piadista": ameaçou levar o bicho pro conserto, ele volta a funcionar (idem para carros, claro).

    De vez em quando, uma lesão ou outra faz bem. Graças àque tive há umas seis semanas, hoje sou ambidestra no uso do mouse. :P

  • Desculpa se nos comentários já falaram isso, mas estou meio sem tempo de ler.

    Cardoso, você deu uma de brasileiro exemplar mesmo. Viu que estava com dor, se estrupiando todo, e ao invés de ir ao médico, fez pesquisa na internet? E depois no fim do texto disse pra procurarem um médico?

    E aliás, mesmo que você seja um maluco mutante, vá ao médico. Ninguém garante que não vai voltar.

    Lembro que você colocou umas dicas para manter a boa saúde enquanto bloga no MeioBit. Aposto todas as minhas figurinhas do álbum da Copa de 94 que você não está seguindo nem metade delas.

    Abraço.

  • Fulano

    Daqui a pouco voce deixa as unhas crescerem e vai dizer que sao de adamantium…

  • De adamantium que eu saiba só o fígado…

  • Uma vez mordi o beiço e cresceu uma bolha que latejava. O dentista disse que esculhambei uma glândula e precisava operar.

    Tomei uns bagulhos que ele mandou e voltei no dia marcado mas a amaldiçoada tinha sumido nas vésperas de operar. Pelo menos o dentista pôde continuar assistindo o DVD de forró no notebook do lado da minha cabeça.

  • hmmm… Problemas relacionados ao esforço repetitivo são sempre chatinhos… e podem virar realmente um problemão…

    A resposta do organismo a esses "esforços contínuos" vem em forma de dor. Deve-se prestar atenção a esses sinais.

    Legal teres melhorado!

    …[:)]…

    Abração!

    p.s.: Achei bastante legal o teu Blog.
    http://blog.cronicanet.com.br

  • Chuck Norris

    Eu não sinto dor. Eu a causo.

  • Marcelo

    Olá Cardoso,

    Esse post é preocupante. Acho que seu problema é o mesmo que afeta grande parte da população………Velhice.

    Não, não é o fim do mundo para você. Preste atenção: Um conhecido meu ficou impotente por muito menos – bebeu café quente (naqueles copinhos de plástico)! Queimou o dedo e a língua. Suas únicas ferramentas que funcionavam.

    Conselho: se teus dedos da mão direita (já que és destro) não estão legais, FIQUE LONGE DAS BEBIDAS QUENTES! Tudo vai ficar bem.

    Capuccino prá todo mundo e Coca com gelo pro Carlão…