Se funcionar tá valendo

Eu andei com um grande problema de organização. Tendo uma penca de blogs pra escrever, percebi que havia me zoneado completamente. Sem chance de recuperação.

Ferramentas online, Google Calendar, TODOs, PDA, Smartphone, post-it digital, nada funciona comigo. Se algo pode ser colocado de lado com um ALT+TAB, o será. Para mim é um grande botão snooze, escrito “mais cinco minutinhos e pego isso”. No final do dia eu fico devendo posts, assumo a postura de “amanhã tiro o atraso” e, claro, o ciclo se repete.

Eu preciso me sentir incomodado, preciso ver, com todas as letras, meu progresso. Ou a falta dele. Preciso de algo que faça a Luciana Vendramini entrar, olhar pra parede e dizer “que vergonha!”. (sim, me preparo pra todo tipo de eventualidade)

A melhor saída que achei foi… sair do digital. Completamente. Revertendo a um modelo completamente arcaico. Um quadro de cortiça com papéis indicando posts que devo escrever. Sem detalhamento. Quatro pro MeioBit, um pra cada de meus blogs. Simples assim. Só que a simples existência dos papéis na parede me incomoda. Eu incorporo o Monk, quero o quadro limpo. Como conseguir? Escrevendo.

Notem que não há prêmio por exceder a meta. Tudo que eu escrever além é por vontade própria. Mesmo assim, acontece. Olhar o quadro me dá uma noção boa de a quantas está meu dia, isso significa que posso me dedicar mais ou menos a um post de oportunidade.

Caso eu não consiga cumprir todas as metas, no dia seguinte o quadro é remontado. O papelzinho que não foi removido permanece, e um outro é acrescentado em cima deste. Nada de apagar minhas falhas no final do dia, obrigado.

Até agora tem dado muito certo. Consegui por dois dias seguidos subir posts pro Meiobit, pro Contraditorium Séries, pro Junglebook, pro Fraudesonline, pro Videomaster, pro  carloscardoso.com e praqui mesmo.

Ah, também comprei um quadro branco, igual ao do House. Será muito bem usado.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • hahahahhahahahha

    sou a mesma coisa, aqui no meu quarto já tem tantos bilhetes pregados em lugares aleatórios que fico pensando que a solução é queimar tudo, inclusive meu PC

    Aí vou comprar um notebook e começar tudo do zero, o que significa que terei umas duas semanas de alta produtividade antes de retomar o caos.

    Como é bom ler posts assim, nos faz perceber que não somos os únicos fucked-ups por aí. =D

    Abraço,

    Guilherme
    http://www.papodehomem.com.br

  • Bem que eu achei estranho aqueles posts aparecendo em feeds de blogs que eu não lembrava de ter assinado. :P

  • Vedete do House você.

  • Parabéns Cardoso, voce criou um método ágil empiricamente, seja bem vindo! :)

    www dot agilealliance org (separado para não cair no antispan)

    para saber mais
    http://www.martinfowler.com/articles/newMethodolo

  • Junior

    Aquele quadro branco do House r0x. Melhor é o jeito que ele o utiliza. Mas aquele quadro transparente do Grisson é mais estiloso.

    =)

  • Dá uma olhada na metodologia GTD, pode te ser útil. Talvez seja muito detalhada para o que vc está procurando, mas pela minha experiência já pode trazer bons resultados mesmo que se utilize apenas alguns princípios.

    http://en.wikipedia.org/wiki/Getting_Things_Done

  • Ae, podia dar uma aulinha de como funciona subdomínios e tal. ;)

    []s

  • Eu tb não sei mais o que fazer pra me organizar.

    Quer uma dica?

    – Contrate uma secretária, rss.

    O que acha?

  • Eu acho a idéia ótima, mas a minha candidata resolveu largar o secretariado e virar economista…

  • Aquela foto pixelada no canto inferior direito é da Luciana Vendramini?

    Por isso que você quer deixar sempre o quadro limpo!

  • putz que ego enorme! vc só fala de vc, de vc, de vc!

    eu num aguento mais! fala de qualquer coisa, o aquecimento blogal (bloga???) por exemplo!

    mas de vc, naum, NAUM!

    FuiZ!!!!!!!!

  • AHUauhuahuhauhaUHAUHAUHAUHAUha

    Eu acho FANTÁSTICO quando alguém consegue ser TOTALMENTE alheio ao conceito de blog.

  • Eu nunca me adaptei a marcar compromissos em algo eletrônico (celular, pc …)

    Tem que ser no papel mesmo!

    Abs

    t+

  • Renato, Cardoso,

    Tem getting things done na wikipedia em português também!

    Vejam: http://pt.wikipedia.org/wiki/Getting_things_done

  • Quando fiz isso só consegui piorar minha síndrome de Monk. O que me ajuda no final das contas são listinhas e o prazer em riscar as tarefas cumpridas.

  • Eu chamo idéias assim de "resolver na camada humana". A gente bola aparelhos e programas complicadíssimos para resolver (mal) os mais incríveis problemas que um ser humano com meia dúzia de papéis pregados na parede resolvem molemente.

    Mas é que aí ninguém ganha dinheiro, né? (fora o dono da papelaria)