Blogueiros ricos e a Wikiality

Stephen Colbert é, em minha opinião, o melhor jornalista americano da atualidade, em seu programa ele satiriza o dia-a-dia da política, sempre centrado em seu personagem, um cara absolutamente obtuso, conservador e radical.

Entre os vários termos que criou, destaco “Wikiality“, que seria a base da Wikipedia, “Verdade por consenso”, onde a veracidade dos fatos é definida por uma maioria, sem levar em conta o método científico ou a qualificação dos envolvidos. Segundo Colbert, é a “Democracia aplicada ao conhecimento”.

Eu lembrei do Colbert na hora, quando vi este post da Cris Zimmerman. Nada errado afirmar que Bruno Alves seja o Segundo mais rico ProBlogger brasileiro. Errado, de cara, é achar que algum dos envolvidos seja/esteja rico por causa de blogs. “mais bem-remunerado”, “com maior faturamento”, ok. Agora, rico?

A wikiality aqui é que a pesquisa sobre qual seria o blogueiro -vá lá- mais rico foi feita… com uma votação.

Isso mesmo: Neste post aqui a Cris fez a eleição, afinal nada melhor para determinar um fato do que perguntar o que as pessoas acham. Sugiro que faça uma votação perguntando quando começará a paz no mundo, depois publicando “paz no mundo em 25 dias”.

Aliás, mais interessante ainda é que EU ganhei a votação. Sërio. Tive 61 votos contra 59 do Bruno Alves. Sö que a Cris não gostou, e mandou ver no Tapetão. De 1o passei para quinto e último (grifo dela) lugar.

Quem me acompanha sabe que parei de divulgar dados de faturamento tem algum tempo, nem tenho interesse em entrar nessas disputas “o meu é maior que o seu”. Inclusive que eu me lembre nunca disse que era o blogueiro mais bem-remunerado do Brasil.

Eu não sou dono da verdade, nem tenho a pretensão da Cris de definir a realidade através da democracia, mas eu gostaria realmente de saber como ela descobriu o faturamento de todos os blogueiros envolvidos (principalmente o meu), fez as projeções inclusive de que o Bruno vai ultrapassar o Interney, e principalmente, porque mudou a pesquisa, depois que o resultado não agradou. Será alguma vendetta? Acho possível, já que se reparar na imagem da votação, notará que eu não estou com link, ao contrário dos outros. Coisa feia, Tia Cris. 

Sendo assim, por favor mantenha-me fora desse tipo de pesquisa, se você vai alterar o resultado cada vez que não gostar dele, ok? E em sua homenagem vou mudar a tagline do site, de “Allgemeinen Anschulterlaubnis”, para “O único blog de US$1 milhão do Brasil”. Tá bom assim?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Nego confunde enquete com pesquisa que é uma beleza…

    Muito boa a analogia com a paz no mundo.

    Sobre o Colbert, concordo que é o melhor jornalista americano da atualidade – mas com a ressalva de que ele não é jornalista. :)

    Se bem que o John Stewart tá pau a pau.

  • net

    Talvez a Cris Zimmerman tenha contatos no Banco Rendimento. :)

  • Nestas horas eu não posso me esquecer da minha formação acadêmica. Li seu post, segui os links até o blog dela e sou obrigado a concordar com você. Ao menos até que a Cris apresente a metodologia e os critérios utilizados para a realização da pesquisa. Lembrando que, como faturar mais ou menos não implica necessariamente ser mais ou menos rico, eu não posso concordar nem mesmo com a hipótese de um contato no banco Rendimento. Teria de ser uma pesquisa direta. Ou um ilegal e duvidoso contato na Receita Federal…

  • Que coisa sem pé nem cabeça.

    Beijos.

  • Fx

    Problogger Wars… ;-)

    Todos escrevem muito bem. Nos prestam o serviço de disseminar informação de qualidade, nos permitem até mesmo discordar da própria opinião. Claro que devem ser remunerados. E também por isso buscam cada vez mais melhorar o conteúdo dos seus blogs. Como resultado dessa concorrencia, nós leitores é que saimos ganhando.. com blogs cada vez melhores…

  • Não entendi patavina desta pesquisa. Como é que se faz uma votação para eleger o mais rico? Como é que eu me candidato?

  • Esse post ficou muito EMO.

    Obrigadodíssimo pela referência do Colbert, não conheço o cara, mas o tal "Verdade por Consenso" será incorporado ao meu dicionário.

  • Zam

    Cardoso,

    Acho que fez alguma coisa à tal Cris para ela "gostar" tanto de você.

    Sei que sua vontade de escrever deve ter prevalecido, mas escrever um post sobre esta pseudo-pesquisa que ela criou só vai dar mais entradas no blog da mesma, sendo que ela, muito espertamente, relacionou blogs de grande audiência para se ver de alguma forma vinculada aos mesmos.

    Você é um cara bastante crítico, que não leva desaforo pra casa, como se pode ver. Qualquer um saberia que responderia, criando a polêmica virtual… e quem não gosta de polêmica? Dá audiência, gera visitas… tá na alma do brasileiro, principalmente a polêmica dos outros… te criticar, te sacanear ou seja lá como considera o que foi feito, é um prato cheio pra qualquer blogueiro com pretensões monetárias… ainda mais para quem tem um blog que debate "oportunidades de negócios".

    Vislumbrando a situação de uma outra forma, vejo que a tal Cris seguiu a risca as indicações dos grandes blogs de como conseguir visitas… conseguiu uma oportunidade de dinamizar seu negócio… ela pode até não ter referências para a tal "pesquisa", mas referências para atrair page views, isso ela tem.

    E, por falar nisso, mande umas visitinhas pro meu blog também…rs.

  • É triste isso, ela saber de quanto é o faturamento de cada blogueiro, não me faz imaginar como ela conseguiu isso e muito menos acreditar nisso, mas se foi apenas uma jogada acho que ela conseguiu o efeito desejado de gerar uma discussão.

  • Cardoso, ela conseguiu o que queria: um link…

  • È pura inveja. Tu sempre quer ficar no topo dos rankingsm, que nem o Maradona.

  • Paulo

    Nossa, tanta preocupação por causa de uma enquete e projeções que matam um pouco a curiosidade dos leitores… até parece que você liga para este tipo de assunto (ou apenas afirma que não liga? ).

  • Entrei no blog dessa mulher e o que vi foi a coisa mais sem pé nem cabeça. A única coisa que aquele post prova é que ela tem algo contra você. Mas ja que o assunto é sobre o blogujeiro mais rico, cabe uma ressalva: Grande parte da remuneração do Ediney, vem do fato dele ser um excelente programador, seu shopping com produtos do mercado livre consegue fazer buscas mais eficientes que o site de leilões, o que lhe rende muito dinheiro. Isso sem falar do fato que ultimamente ele perde mais tempo falando de si mesmo do que de qualquer outra coisa e pelo que eu pude ver esse tal de bruno segue o mesmo caminho.

    Alguns poderão lhe dizer "Mas cardoso você é um ótimo probloguer não deveria se preocupar com esse tipo de coisa". Em parte é verdade, mas pessoas como essa mulher são como mosquitos que te picam, suas picadas não ferem, nem matam mas por alguns instantes irritam bastante.

    Geralmente não comento em blogs… mas desta vez não resisti.. espero não ter falado nenhuma asneira… até mais…

  • Rafael Gonçal

    Incrível a blogosfera. Os maiores blogs, são os que falam em 90% do tempo de… BLOGS!!!

  • Rafael Gonçal

    Ahhhh… e com o hype passando, só vão sobrar os que escrevem sobre assuntos aleatórios (leia-se: não relacionados a blogs)…

  • Aí, Cardoso, galera, só tô chegando agora porque o dia foi imeeennnnssssooooo!

    Deixa eu contar… dias atrás instalamos o plugin Democracy Poll e o Dane me pediu um teste. Fiz o post de 6ª.f. prometendo os resultados pra 2ª.f. Na hora de desativar o plugin para deixar apenas o resultado final, danou-se, eu não conseguia fazê-lo parar. O jeito foi criar uma foto e nela, teu nome não aparece lincado porque vc foi o vencedor da pesquisa.

    Porém, coincidentemente, descobri uma forma de projetar os revenues de cada domínio, algo ridículo de tão simples, mas q ainda não vou divulgar e pode até ser q alguém descubra a ferramenta antes da minha revelação.

    E NÃO, PESSOAL, EU NÃO ODEIO O CARDOSO! O Cardoso não é para ser odiado, é para ser decifrado rs.

    Apenas me diverti muito tirando as lentes dos paparazzi de cima do meu amigo problogger rs.

    Ou como vc mesmo diz, puxando o tapetão. Não disse mentira nenhuma, qdo eu te passar esse tool vc vai poder constatar q nele vc fica mesmo em quinto lugar.

    A lista foi curta, apenas 4 blogueiros fora o Ney, mas tem muita gente boa no pedaço. Blogueiros que estão faturando legal sem usar de marketing pessoal – aliás, neste quesito vc tb é mestre, né Cardoso?!, o jeito é aprender contigo ;)

    E foi isso. Nada q nos faça dormir na pia. Olha quanta gente q nem me conhece e se sente autoridade pra te defender, esculachando comigo! hehehe Nem ligo… Teu blog não vale 1 milhão de dólares, Cardoso, é priceless como só um cara brilhante como vc sabe ser. E pra vc eu ligo ;)

    bj$$$ e mais bj$$$ – quem não gostar de mim q feche os olhos

  • Gente, pra zonear a cabeça de todo mundo:

    Eu não questiono o resultado, questiono a metodologia. Ambos os resultados fazem sentido pra mim, só queria saber como foram calculados ;)

  • Pingback: Contraditorium » Não sou o Bruno Alves mas o Bluehost também gosta de mim()

  • Como eu gostaria de ganhar o que a Cris acha que eu ganho…

    Também estou curioso para saber a metodologia usada.

    PS1: Não teria como instalar o subscribe to comments?

    PS2: Seu blog está bloqueado no proxy do trabalho, está difícil vir comentar :p

    Abraço

  • É engraçado ver os fãs de um lado e do outro. Olha este comentário no blog da dona da pesquisa. (rsss)

    "Evandro Nunes said on May 28th, 2007 at 10:51 am:

    Quando iniciei na blogosfera a uns meses atras, quem eu tentava me espelhar era no Cardoso, porém logo logo percebi que todo o mundo que ele vive, gira em torno de se achar o Blogger mais bem sucedido do país, e algumas atitudes que ligeiramente me fez, ver o outro lado, e é esse outro lado que me sinto feliz de estar hoje, pq nem nos meus feeds o cardoso esta mais, outra coisa , que venho notando, é o cair dos posts dele nos seus blogs, alguns muito fracos mesmo.

    Se Deus quiser quero me tornar bem sucedido, no ramo bloguistico, sei que ainda to no inicio, mas td começa de baixo neh. :)

    Beijo Cris!"

    Cuidado, hein, Cardosão!

    kkkkkkkkkkk

    Abraços

  • Eu vi isso. Fiquei na dúvida: Se ele não assina mais meus feeds, não visita meus blogs, como acompanha a (falta de) qualidade dos meus textos?

    Mesmo assim, achei divertido. Tem um monte de gente que ainda não me entendeu, e me leva REALMENTE a sério.

  • Pingback: Seriguela()