Extra! Asteróide se aloja em cavidade retal de publicitário

pallas.jpgEm um raro fenômeno astronômico um fragmento do asteróide Pallas, que segundo o Observatório de Asteróides está em rota de colisão com a Terra, desprendeu-se e colidiu com nosso planeta. O meteorito atingiu o publicitário Fábio Brandão, da agência Banco de Eventos, quando este estava em decúbito ventral. Abrindo caminho pelas vias naturais da vítima, o bólido celeste de avantajadas dimensões só foi parar após se alojar totalmente no íntimo de seu ser.

Ainda em choque, embora sem maiores consequências fisiológicas, Fábio se mostrou preocupado, pois com um objeto intruso daquele calibre obstruindo seu fluxo gastrointestinal, muito provavelmente não será mais capaz de criar campanhas geniais de marketing viral guerrilheiro talibã como a do Citroen Pallas, anunciando nos principais portais que o mundo iria acabar.

Felizmente o bloqueio de suas capacidades criativas não significará o fim de sua carreira. Fábio já recebeu um convite para trabalhar no Kibe…

Agradecimento ao Pedro Arbues por este excelente link.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Cardoso só você mesmo! rsrsrsrsrs

    Escrevi sobre isso no meu blog hoje pela manhã e não tinha lido este teu post ainda vou editar o meu assim que sobrar mais um tempinho para te linkar..rsrsr

    Agora falando sério, QUE MERDA heim? Quem será que é mais idiota nessa história? Os criadores da campanha ou o pessoal responsavel pelos portais que aceitou veicular isso sabendo de todos os transtornos que isso poderia gerar?

    Já vi muita gente brincar com a inteligencia popular mas desta forma não, se era pra criar um buzz porque cria-lo negativamente?

    Sei não viu, só estou aqui torcendo para que a SUA noticia seja verdadeira…rsrsrs

    Brincadeira!

    Amplexos,

    Leo Baiano

    Ljunior.com

  • Eu não sei o que é pior: o publicitário ter uma idéia de mau gosto dessa ou veículos de porte vendendo espaço publicitário disfarçado de conteúdo editorial.

  • Fala Cardoso!

    Ontem minha namorada me ligou desesperada por causa deste jumento (nada contra o animal de carga) metido a publicitário, ela já estava até fazendo planos e tal. Eu corri atrás disso e achei o Blog do Pedro…

    Meu Deus como tem gente sem noção neste mundo!

  • "Marketing viral guerrilheiro talibã" a cada dia que passa mais presente. Independente do produto, independente da situação, nada importa.

    Chega a ser constrangedor e até mesmo incomodo, como o caso da foto acima!

    :X

    aiehiaehaieh

    :)

  • Mesmo com tantas críticas, esse é um exemplo de viral que deu certo. Todos estão falando do novo carro, mesmo que indiretamente. Quem não leu a notícia original vai conhecer e repassar a história através dos milhares de artigos que alertam sobre a farsa. Aliás, vi uma foto do automóvel e ele é realmente incrível! Quando as campanhas publicitárias tradicionais começarem (tvs, revistas e jornais), todo mundo vai lembrar da história do fim do mundo.

    Duvido que o público alvo da Citroen tenha entrado em pânico após ler o anúncio e esteja revoltado com a empresa a ponto de boicotar o lançamento do carro. Quem leu o texto com atenção ou ao menos digitou “Pallas” no Google em busca de mais informações, sacou na hora que se tratava de uma campanha publicitária. Prova disso é que (ainda) não encontrei na blogosfera, artigos que contem a história como verdadeira. Blogueiros são pessoas cultas, bem sucedidas, de alto poder aquisitivo, que não se enganam facilmente. Clientes da Citroen em potencial…

    Ironias a parte, tenho certeza que muita gente vai lembrar do Pallas na hora de trocar de carro. Méritos do publicitário.

  • tomate cru literamente rs

    skavurzka Cardoso

  • No uol tem a seguinte frase:

    "suposta colisão entre um asteróide e a Terra confundiu os internautas brasileiros"

    Mas confundir internautas é a coisa mais facil que existe basta olhar a quantidade de blogs existentes.

  • San

    Foda…

    Ouvi na Band News e, ainda bem, logo em seguida o Boechat se retificou.

    Mas nem todo mundo teve essa sorte, e teve gente realmente assustada por aí. O pior de tudo é que o tal Pallas existe, caramba, e o sitezinho lá era completamente verossímil ( mal-feitinho como quase todos os relacionados ao tema ). Não li as notícias pra saber o quanto estava explíto que era publicidade, mas pra ter enganado tanta gente, sei não…

    Associaram rapidinho ao caso famoso do Orson Wells, numa tentativa de minimizar o impacto da maluquice. Santo Ego Inflado, Batman, pra mim o cara queria mesmo é ser lembrado, como ainda é o Wells…

    Essa necessidade de viralizar campanhas acaba gerando aberrações como essa. Não sei te dizer se foi primeira, mas espero que seja a última. Acho que nem no Kibe cabe a meteórica "sem-noçãozice" desse cara…

  • Fabrício

    Que sutileza pra mandar tomar no … =)

    Como sempre, muito bem escrito.

  • @Eduardo

    "Blogueiros são pessoas cultas, bem sucedidas, de alto poder aquisitivo, que não se enganam facilmente."

    Sim, mas…vai lá agora e diga isso pros MiGuXoS amigos do Cardoso. :D

  • Botar um asteróide desse no âmago dos publicitários dessa campanha.

    (6)

  • Eu também achei uma palhaçada isso!

    Apelação total

  • Olá,

    Sou editora do Jornal de Debates ( http://www.jornaldedebates.com.br ), um jornal colaborativo na internet que periodicamente propõe debates sobre assuntos da atualidade. Essa semana entraremos com uma discussão relacionado aos limites das campanhas virais de publicidade.

    Encontrei no seu blog um post ( http://www.contraditorium.com/2007/06/12/extra-as… )sobre a campanha para o lançamento do carro da Citroen que utilizou a falsa notícia de um possível choque de um asteróide com a Terra, e gostaria de convidá-lo a escrever um artigo para nós, ou mesmo permitir que publiquemos seu post.

    Qualquer dúvida, entre em contato.

    Grata

    Gabriela Nardy

    Editora – Jornal de Debates

  • Não foi uma boa idéia. Olha só: http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/2007/0

    Talvez quem fez isso não conhece a Internet.. Heheh!

  • Pingback: Pallas, o tiro certo da Citroen()

  • Fico grato pela citação… Decidi postar um artigo sobre a segunda fase que da campanha que foi ao ar nessa madrugada e pareceu-me mais inteligente que a primeira (o que não seria muito difícil)

    http://www.pvision.com.br/blog/2007/06/13/o-miste

    Abraços,

    Rodrigo.

  • Nomeei o seu blog para "Blogs com tomate" em http://se_eu_soubesse.blogs.sapo.pt/108946.html.

    Não esqueça de se registar no Blog com Tomates, cujo endereço vem no post.

  • Uma grande babaquice também do consórcio "Peugeot-Citroen" que contratou a "criativa" agência de publicidade. Veja que o falso site está registrado em nome dos fabricantes:
    http://hugobbezerra.spaces.live.com/blog/cns!CC25

  • Betty Blue

    Hum. Isso é o que eu chamo de empallasmento.

  • Vai acabar sendo um tiro no próprio pé.

    Até mais.

  • Hoho

    Contraditorium black & yellow.

    Ainda bem que o cãozinho orelhudo continua…

  • tiagotb

    Prefiro o template de antes =/, na minha opinião aquele template já é marca registrada do contraditorium

  • eu pensava que o Cardoso era um cara idiota, meio aviadado ou com depressão pós parto, mas agora eu tenho certeza que é tudo isso mesmo, falou.

  • A imprensa na vontade de dar a notícia primeiro nem chegou a ler o final da matéria.

    Por isso que tem que se avisar primeiro, com letras GRAndes, para nao acontecer essas confusões.

  • Pelo menos fizeram uma promoção bacana:
    http://www.misteriopallas.com.br

  • Pera ai, pera ai….

    Vc. estao chamando isso de propaganda enganosa/exploratoria/irresponsavel?!

    Propaganda enganosa eh o que o Lula esta fazendo ha 20 anos.

    Mas voltando pra esfera de marketing, gostaria de questionar dois pontos.

    1- Cardoso nao foi vc. quem a algum tempo atras defendeu um blog sem vergonha que levou a enganacao com a manchete – Kelly Key morre num acidente?

    Naquela oportunidade vc. criticou aqueles que nao prestam atencao no que estao lendo? A campanha estava claramente identificada como campanha e so acreditaram que se tratava de uma campanha aqueles que nao leram que era uma campanha…campanha…campanha….so pra gravar.

    2- O post do Rodrigo Prior reflete a opiniao dele, e deve ser respeitada. Antes de mais nada, deixo claro que respeito a opiniao dele (vide meu comentario no blog), mas tenho dois pontos no qual discordo totalmente.

    2.a "Semear um buzz que gera pânico", nenhum panico foi gerado, ninguem ficou sem dormir por isso, a taxa do dolar nao mudou, o BC nao reindexou a SELIC, o Lula nao inventou mais uma desculpa, e nem gerou suicidio em massa,

    2.b "Publicidade JAMAIS deve enganar ou confundir seu público alvo", isso fica lindo em livro, mas a verdade eh, a propaganda faz isso o tempo todo, ou vc. acha mesmo que OMO lava mais branco ou de que Red Bull vai fazer nascer asas nas costas?!?!

    Nada pessoal,

    Abracos

    Lucio Dias Ribeiro

  • Cardoso, você não tem idéia o quanto radiografias com essa imagem bem parecida não são raras nas emergências dos hospitais dos grandes centros. É gargalo de coca-cola de garrafa, é cenoura….enfim, a criatividade do pessoal é grande, e o apetite de "leão". "Au!"

    Abração, tenha um ótimo dia!

  • Lucio, o Post da Kelly Key trazia a explicação logo no primeiro parágrafo. De qualquer forma não vai causar pânico em ninguém, no máximo em meia-dúzia de miguxas.

    Anunciar uma catástrofe de proporções planetárias é bem diferente. A campanha NÃO estava bem identificada, inclusive no tal "observatório" o termo "campanha publicitária", discreto, no rodapé, só apareceu depois do início da polêmica.

    Eu não sou contra hoaxes, eu gosto deles. Mas que sejam inofensivos ou, no máximo, atinjam só quem merece. Daqui a pouco vão publicar "Descoberta a cura do câncer" pra anunciar bala Frumelo.

    Não considero a campanha propaganda enganosa. Só propaganda ruim. Sem muito trabalho pensei em meia-dúzia de formas de usar o Pallas para a campanha, sem atrair pânico, apenas curiosidade.

    Ismael: Tenho sim. Meu pai é médico, cresci lendo livros de medicina e ouvindo histórias. A humanidade é louca ;)

  • Ricardo

    Cardoso,

    Nada a ver com o post mas com o que foi colocado abaixo do nome do blog (O único blog de US$1 milhão do Brasil).

    Na verdade não é o blog em si que vale 1 milhão de dólares mas o dono dele.

    Se você vender o dominio com todos os posts já publicados e deixar de postar com certeza vai deixar de valer, REALMENTE, isso.

    Sei que essa análise é feita por aquela ferramenta do tipo: Avalie seu site $$$.

    Então, parabens! Você é o homem de 1 milhão de dólares (um dia chegará a ser o homem biônico)

  • Hahahaha, esse ficou realmente ALOJADO…..=D

  • Slim Dogg

    Legal, e o que vem agora? Vão boicotar o carro? Acorda gente, isso aqui é Brasil!

  • Pingback: Kiefer Sutherland, o Jack Bauer da s()

  • Pingback: SEO Combat Part II. Reações negativas à campanha Citroën C4 Pallas « Celso Bessa Post-its()