Dedo na cara: VOCÊ é um paraquedista!

Compartilhe este artigo!

contraditorium-gunny.jpg

Isso mesmo. Você, criatura. Você também. E você, e aquele outro escondido ali no canto que fala mal de mim nas listas e finge que não lê meu blog. TODOS são paraquedistas.

Eu também.

Sabem como? Nós achamos bons posts, seja por indicação (como o do Marmota de ontem) lemos, gostamos, comentamos e vamos embora. Podemos até voltar ao blog, podemos até comentar outros posts, mas na maior parte das vezes fazemos algo muito mal-educado: Deixamos o pessoal falando sozinho.

Quando você deixa um comentário você está iniciando ou participando de uma conversação, como meu comunista de estimação costuma dizer. Mas quanta gente volta para verificar o andamento dos comentários de um post? Depois de alguns dias mesmo os que o fizeram no começo, deixam pra lá.

Somos todos paraquedistas de comentários.

É compreensível, mas não temos para onde correr. Há três métodos para acompanhar os comentários de um post:

Método 1

Visitar manualmente os blogs, procurar onde comentamos e correr atrás das mensagens novas é inviável para tudo acima de dois ou três blogs.

Método 2

Usar aquelas ferramentas de envio de novos comentários por email.

Quer saber? Não funciona. Se você assina um post muito concorrido, corre o risco de ter dezenas de emails em sua caixa-postal, vindos de UM post. Os servidores também limitam o envio de emails em excesso, blogs de alta visitação correm o risco de sofrer blecautes por causa disso. Nada de email, e nada de email para o dono do blog, pois o servidor é um só. Imagine ficar sem poder enviar seus emails pessoais, pois o blog comeu os recursos enviando comentários sobre o post da Eliana cantando a musiquinha desbocada…

Método 3

A melhor alternativa é a oferecida pelo WordPress e provavelmente algumas das outras das plataformas irrelevantes que minguam à sua volta. (Fanboy do WordPress? Eu? Imagina…)

A alternativa chama-se RSS de Comentários. Se você notar, no final deste post, na caixa de ferramentas há um texto, com link que diz: “Você pode acompanhar os comentários via RSS 2.0“. (se não estiver vendo, saia da primeira página, clique no título do post) Com esse feed você passa a receber os comentários deste e somente deste post.

É diferente do feed geral de comentários, que traz tudo que foi escrito pelos visitantes. Pode ser interessante profissionalmente, para acompanhar os seus leitores, mas não é interessante se for um blog cheio de leitores tagarelas (existe isso? A maioria demooora pra comentar) e você terá dificuldade de encontrar os posts que te interessam dentro de uma infinidade de comentários. Cai no problema do email.

Você pode criar uma pasta no seu leitor de feeds preferido. Quando deixar um comentário em um post que ache interessante, que pode render uma boa discussão, assine o feed de comentário do mesmo e coloque-o na pasta criada. Não é simples? Sua caixa de emails vai ficar bem mais vazia, você poderá acompanhar muito mais discussões, e com certeza se tornará mais presente nos blogs que gosta. E nos que não gosta também, sempre há os masoquistas.

E não, não quero ouvir que você não tem tempo. Se você teve tempo para falar, se achou importante falar, deve ter tempo para ouvir também. Se você fez o comentário esperando ser lido, o autor do próximo comentário tem o mesmo direito.

Ao blogueiro, disponibilize feeds para comentários de posts individuais. O WordPress tem esse recurso, embora alguns temas o omitam. Edite seu template, ative-o. Seus visitantes (incluindo eu) irão agradecer, a blogosfera vai agradecer pelo incentivo às conversações, e você (se for um “desses tais probloggers”) vai gostar muito ao perceber que se o sujeito lê uns 30 feeds de comentários do seu blog, tem muito mais chances de achar algo que mereça resposta, e com isso voltar ao blog, gerando mais pageviews, hits, AdSense, Karma, etc.

Deixo aos universitários o dever de casa para descobrir se o Drupal, Movable Type, Blogger e similares disponibilizam feeds para comentários.



Compartilhe este artigo!