Resenha ReviewMe: Notebooks Site

Compartilhe este artigo!

quantovale.jpg

AVISO: Este post é uma resenha paga contratada através do site ReviewMe. Se quiser ter seu site avaliado por US$100, basta clicar. Mas lembre-se. A resenha paga não afetará a opinião do autor da mesma (eu). Você só está pagando para furar a fila. Não contrate se não tiver um bom produto.

Site avaliado: www.notebooks-site.com

contraditorium-notebook.jpg

O site tem uma vantagem logo de cara: Não vende notebooks. Isso significa que não vão ficar falando maravilhas de tudo que é máquina que aparece. Logo de cara, no post de abertura falam sobre um notebook com HD de estado sólido (ok, eu não entendo. Os outros são líquidos?) da Dell, apontando inclusive para um artigo no Gizmodo (não é daqueles sites armadilha-de-adsense que só linkam para si mesmos. Bom.). Também desmentem a Dell, com a informação que esses novos HDs de estado sólido não são mais rápidos nem mais econômicos que os tradicionais. Podem perder um cliente com isso, mas ganharão leitores.

Artigos e Temas

Lendo os artigos, achei notícias sobre lançamentos de notebooks, sobre segurança, sobre hardware específico como receptores de TV, WIFI, câmeras e vários outros assuntos. O Notebooks Site definitivamente não é um blog com uma idéia fixa. Há um tema, mas não vê problema em desviar um pouco de vez em quando. Eu particularmente não gosto de blogs cuja preocupação com segmentação se torna obsessiva. Esses tendem a se tornar apenas fontes de consulta em momentos de necessidade.

Qualidade de Texto

Eu sou uma criatura ruim, todos sabem disso. Coloquei no Google vários parágrafos escolhidos aleatoriamente. Já peguei muita gente plagiando textos alheios, com essa técnica. Eu diria que é infalível, e deve ser sempre usada quando você desconfiar da qualidade de um texto. Não achei nada. Isso significa que os textos estão originalmente bem-escritos. São corretos, sem miguxês e sem as piadinhas de gosto questionável que gosto de fazer no MeioBit. Tudo bem, ninguém é perfeito. Eu acho que textos informativos, com português correto, são o mínimo que devemos esperar de um site que se proponha a virar referência em uma área. Pena que nem todos seguem o exemplo do Notebooks Site.

Fontes

Já vi blogs de tecnologia que eram apenas cópia do Gizmodo e do Engadget. Devem surgir uns 30 por dia na blogosfera, todos achando que vão ficar ricos sem esforço, é só copiar e colar. No caso do site em avaliação, eu vejo textos longos, maiores que a maioria dos sites da área. Também vejo notícias cujas fontes são a Dell, o IDG, o SAPO, Gizmodo, DesktopLinux, Globo, LaptopLogic, CrunchGear, Wikipedia, Business Week, OlharDireto, TechTree… definitivamente estão fazendo o dever de casa.

Relevância

Tecnologia é bom, mas um leitor de uma lista de discussão reclamou, certa vez; os sites só falam de coisas que lançam lá fora, não falam nada daqui. De coisas que podemos comprar, de notícias brasileiras. Bem, é chato achar notícias locais relevantes. Dá muito mais trabalho. Foi uma boa surpresa achar muita coisa relacionada com o Brasil.

Críticas

O Notebooks Site não é um site brilhante. Mesmo tendo potencial de se tornar uma referência em sua área, ele é correto, somente. OK, isso o coloca acima de 90% da concorrência, mas corre o risco de ter seu share conseguido a duras penas (trabalho sério ali há) tomado por um site com menos conteúdo mas mais personalidade. A baixa incidência de comentários, mesmo para um blog em seu início, pode ser fruto dessa impessoalidade. Não há sequer o nome do responsável pelo mesmo.

Eu vejo blogs com milhares de visitas e nenhum comentário. Feedback e interação com os leitores é essencial para criar fidelização. Eu investiria mais nessa área, dando uma cara ao blog. Afinal, não há nada do que se envergonhar.

O blog oferece feeds parciais. Isso é algo que eu não gosto. Nem um pouco. Toda minha experiência demonstra que feeds incompletos só irritam e afastam os leitores. Feeds completos ao contrário do que o bom-senso indica, não afetam negativamente sua visitação.

Dica

A Dell tem um programa (muito bem escondido) de afiliados. Eu o utilizaria, pode garantir um bom trocado no final do mês. Também aproveitaria programas de venda direta como o Mercado Livre, ou sites de comparação de preço como o Jacotei e o Buscapé.



Compartilhe este artigo!