Eu quase quero ser um portal

É muito bom ser portal. Ninguém acusa o portal de ser uma organização com fins lucrativos, e principalmente os motivos ocultos dos morais não são questionados. É como ser vizinho de Hitler. Você NUNCA vai reclamar que ele acorda cedo e ao regar as plantas molha o seu jornal. É algo que você espera.

Por mais que eu veja muita gente boa blogando e andando pras essas cobranças “éticas”, a verdade é que nós blogueiros também nos cobramos. Se sair amanhã uma Sex Tape com o Inagaki, mesmo o mais descarado caçador de paraquedistas vai pensar duas vezes antes de publicar. Pode até ser notícia, mas poxa, o cara é legal. O que ganhamos com isso? Mas não publicar seria igualmente complicado. O que fazer?

Já os portais não têm amigos, interesses pequenos e gostos pessoais. Um portal pode publicar quase o que quiser sem essas preocupações.

Nós, blogueiros conscientes, trabalhando para um portal teríamos as mesmas considerações? “Chegou aqui um avi com uma sex tape do Inagaki, publica no destaque”. Você vai entrar em longas discussões éticas com seu Editor ou vai no máximo perguntar “Tão sem camisa mas dá pra reconhecer o ataque do São Paulo, não é melhor liberar com o Jurídico antes?”

Além de ter menos dilemas éticos, a meu ver a impessoalidade do portal pode ser uma vantagem, se o redator não tem paciência de lidar com as múltiplas personalidades que visitam os blogs. É uma vantagem? Ou uma desvantagem? Acho que depende de cada um. Quem não gosta de lidar com leitores, mas gosta de escrever, pode ficar nos portais. Quem não se importa com a imprevisibilidade de reações a cada post, que venha para os blogs. Pode ser ruim, pode ser bom, depende do dia, depende do post, depende do leitor.

A única coisa que não vejo aqui nessa tal de Internet Blogueira é a rotina, que imagino existir em um Portal. E fugir da rotina pra mim é essencial.

Claro, algumas vezes eu queria sim ser um portal. Vejam a foto desta matéria aqui. Agora me diga: Se fosse um blog, quantas dezenas de comentários teríamos atacando o oportunismo, falta de respeito, mau-gosto, sexismo e abuso do blogueiro, que se aproveitou de um momento de distração da atleta, e expôs em seu blog essa foto gratuita e sensacionalista da nadadora com o seio de fora?

Essa dualidade, onde um veículo pode noticiar um fato e outro não pode não atinge só portais e blogs. Lembre-se, todas as vezes que a Globo tentou popularizar a programação para acompanhar o Pânico, foi duramente criticada. Inclusive por gente que assiste ambas as emissoras e não teve problema nenhum com a programação, desde que exibida no pânico.

Se com esse patrulhamento e críticas os leitores que o fazem querer dizer que os blogs estão em um patamar superior, como fonte de informação e opinião, e que não devem se igualar aos portais, então acho que devemos passar a ver essas “reclamações” com melhores olhos.

Mas que a foto do Terra ficou escrotinha isso ficou…

contraditorium-terra.jpg


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever. Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.

Leia Também:

  • Cardoso respeitador…botou tarjinha e tudo :-P

    De toda forma, ainda prefiro você como blogueiro. Blogueiros são menos tendenciosos e mais fofinhos. Já portais não. São tudo isso que você falou e um pouco mais, rsrs.

  • Aliás, vos mercê tá sabendo das 'sacanagens' que estão rolando com as amiguinhas americanas? Pois é, depois dá uma lida nisso, rende um post e tanto.
    http://oglobo.globo.com/esportes/pan2007/mat/2007

    E você colocando tarjinha…

  • Wendell, pelos termos do AdSense não posso exibir fotos de nudez, simples assim.

    Gostei, as meninas tão se divertindo. Turismo sexual ao contrário ;)

  • “Tão sem camisa mas dá pra reconhecer o ataque do São Paulo, não é melhor liberar com o Jurídico antes?”

    :lol:

    UHADSuHASDUASUDHuashDUASDuaSDUAHUSDHUASDH

  • Sei de fontes confiáveis que essa sex tape do Inagaki com o Aloísio existe mesmo! :D

  • O que me assusta é que se botar um link vai ter quem clique.

  • Cardoso, eu sei que se essa fita existisse você não hesitaria em divulgá-la, porque você não tem o rabo preso. Muito pelo contrário!

  • Acho que a diferença em ser um portal e um blog é que os blogs emitem opiniões, e isso incomoda as pessoas de alguma forma.
    Os portais são como o Jornal Nacional, nunca é criticado, diferente do Jornal do Boris Casoy (fui longe) que na época expressava sua própria opinião e era criticado.

    O mais legal é que a foto não tem nada a ver com o contexto. Era mais fácil escrever um texto sobre a escapada. =D

  • Por isso perguntei la no Chhamberlaws qual a diferença entre hype e sensacionalismo, ja que nós, blogueiros, estamos sujeitos a estas analises, e os portai~s, não…

    Segue o link para quem quiser discutir.:

    http://chamberlaws2.blogspot.com/2007/07/qual-dif

  • Não se iludam com o Inagaki. Ele pela frente faz essa pose de cara legal, mas por trás é todo estouradinho.

    (eu acho que vai dar empate, seu repertório deve ser tão grande quanto o meu mas vamos adiante…)

  • Mais uma da série "Notícias que o Terra inventa para mostrar peitos sem culpa" ou "Notícias em que o redator do Terra redige o texto e a legenda ignorando que tem um peito ali do lado"

  • esse papo de que os blogs são menos tendenciosos é um mito que aos poucos vai caindo.

  • Portal???? Só se for no estilo do site espanhol 20minutos que juntou a imparcialidade de um portal com o "calor" dos blogs permitindo comentários das notícias ahauahauahau (sempre passo por lá)

    Se não for assim… no away!!!!

    Por outro lado ficaríamos sem o "jeito Cardoso de ser", então… no away again!!!!!

  • Cardoso, mermón, já falei pra você parar com essa mania de levar tudo por trás…

  • K2

    Cardoso, um peitinho é considerado pornografia pelo AdSense? Será que minhas bundas do bundamovel também vão ser censuradas? Abaixo a ditadura!!!

  • Inagaki, sempre uma bobeirinha na manga…

  • Se alguém chegar no blog do Inagaki procurando por sex tape no Google eu vou dar muita risada! :)

  • Pingback: Preguiça editorial « Tempos Estranhos?()

  • "[…] melo em 19/07/2007 às 9:24 am Mais uma da série “Notícias que o Terra inventa para mostrar peitos sem culpa” ou “Notícias em que o redator do Terra redige o texto e a legenda ignorando que tem um peito ali do lado”[…]"
    Conhecendo o terra, eu ficaria entre a segunda opção e a série "Mais uma c@g@d@ do portal". Você conhece bem o povo, Melo.

    "[…] Ian. em 19/07/2007 às 9:28 am esse papo de que os blogs são menos tendenciosos é um mito que aos poucos vai caindo […]"
    Blogs imparciais, Ian? Não, pelo contrário. Blogs têm opinião. É completamente diferente de ser imparcial.

  • http://gostanford.cstv.com/sports/w-wpolo/mtt/gre

    Se alguém quiser ver o currículo da jogadora de polo… Bonitinha até…

    O pior dessa página do Terra é ter "clique aqui para ver a versão ampliada" e abrir uma foto que ocupa a tela inteira…

  • CC, OFF
    falando em portais, vc viu que o KIBE ta na home da globo.com no menu entretenimento… putz…

  • Ser um portal deve ser lekal mermo kkk

    (o kibe é du kapeta … magina eu na grobo ? :-D)

  • Que isso, Doufer. Mas aproveito o ensejo para deixar um caloroso abraço a você e a todo mundo que for da sua família!

  • Parucker

    Excelente é o link no site do terra 'Veja foto ampliada'.
    hahahah e sem tarja!

  • Este seu post é tão bem escrito, de uma reflexão tão profunda — sem trocadilho — que eu vou até encaminhá-lo para um amigo meu, que é editor de um portal.

    Meus parabéns!
    =)

  • O pior é que o Terra ainda coloca um "Veja a foto ampliada" pra mostrar mais de perto ainda.
    Acho que um portal tem responsabilidades quanto a isso, mas muitas vezes vemos desfiles dos vários "Fashion Weeks" com mulheres com os peitos de fora.