E a blogosfera perdeu o medo do hype

tam.jpg

Depois do primeiro grande hype da blogosfera, o caso da Gol, pareceu que muitos blogs ficaram com receito de “se envolver” com notícias muito procuradas. A coisa se tornou complicada no caso da Cicarelli, quando o que poderia se tornar uma saudável discussão sobre censura e autoritarismo (se é que esses temas podem ter algo de saudável) foi abortado pela maioria dos blogs mais sérios.

As acusações de caçar paraquedistas, de se aproveitar de hypes para aumentar visitas, etc, fizeram com que os blogueiros preferissem o silêncio, mesmo quando tinham algo a dizer.

Autocensura é muito pior do que censura pura e simples.

De uns tempos pra cá, comecei a perceber que os próprios blogueiros estavam ficando de saco cheio do patrulhamento. Mesmo quando não tinham a menor intenção de atrair paraquedistas, eram acusados disso. Aos poucos assumiram que, já que foram condenados de antemão, então que se danem os críticos.

Com isso muitos blogs perderam o medo de hypes. Começaram a falar dos temas que lhes interessam, mesmo que fossem temas da moda.

Agora com o acidente da TAM, mal terminei meu post indignado com o acontecido -eu ia ser acusado de qualquer jeito, e estou pouco me lixando- comecei a rodar os blogs. Descobri que o sentimento de revolta com a incompetência é geral, e os blogueiros estão todos cantando no mesmo tom.

Vendo minha lista de feeds, acho posts relacionados:

Se há algo de bom que podemos tirar disso tudo, é que o pessoal não está com medo de se expressar, e se alguém ousar acusar um blog sério de capitalizar em cima do acidente, será devidamente convidado a tomar no olho do cu. A situação do transporte aéreo no Brasil já se tornou caótica. Vamos reclamar sim, vamos nos revoltar sim.

Aguardo muitos posts sobre o assunto, agora que o gênio saiu da garrafa e os blogs perceberam que podem SIM emitir opiniões e demonstrar seus sentimentos.

Quem sabe com isso não conseguimos evitar que o próximo acidente aconteça? Se blogs podem ser tão poderosos, que usemos esse poder de forma construtiva.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.



Leia Também:

  • Eu mesmo já fiz dois posts, em blogs diferentes. Tem assunto que MERECE atenção, esse é um deles, poxa. Se alguém vier dizer "caramba, você fez dois, 'tá querendo capitalizar"… Honestamente, faço o convite que você sugeriu, Cardoso.

  • É, esse medo de comentar as 'notícias mais quentes' do momento as vezes pode virar alienação.

    Quem tem um blog de humor, faz o que num dia como hoje?

  • Andrei, tbm senti necessidade de postar sobre o assunto nos dois blogues que participo.

    Num deu pra daptar o tem, no outro foi impossível.

  • Eu achei o post da Nova Corja sensacional.

    Eduardo, teu teclado está com um problema na letra A.

  • Ou não. Bem colocado a questão do medo da blogosfera em se portar como o meio comunicação expressivo que é. Mas esse lance de "fala mêmo"… Não é questão de ser ou não hype, mas não é só colocar uma legenda "Que absurdo" pra fazer 80 fotos de pessoas carborizadas virar um post "engajado". Os blogs se tocaram que são mídia (ótimo) mas agora entraram no jogo do sensacionalismo que é a discussão mais velha da televisão. Torço pra que pelo menos absorvam um pouco do que a TV já aprendeu nesse tempo todo…

  • Concordo. Eu já havia feito a minha contribuição, não no sentido de hype, mas sim no sentido de juntar forças à corrente contra a impunidade.

    Cruzar os braços e dizer um "shame on you" não adianta. Muito menos aqui no Brasil.

    E mesmo que eu não fosse falar nada sobre o assunto, já participaria indiretamente do novo hype. Já tem um monte de gente acessando o meu post sobre as fotos da Gol e pedindo as fotos do avião da TAM. É o efeito flame.

    Paraquedistas chamam paraquedistas.

    Abraço!

  • Tem um feladaputa no trabalho que quase me cricificou quando descobriu que eu tinha postado sobre o acidente…

    "Você não tem respeito pelas vítimas e familia?" disse ele…

    "Leia a bosta do artigo depois diga se estou desrespeitando alguém, seu jumento!" disse eu…

    É por essa e outras que vivo recomendado o contraditorium pra várias bestas. Inclusive para as que acreditam que a Kelly key está viva…

  • Como o Eduardo, escreveu aí num comentário, blog de humor pode ficar sem graça de escrever sobre isso hoje, mas mais pra frente vai ter liberdade pra isso. Agora, e o Pânico? Como usar a imagem da Marta Suplicy sem ofender ninguém agora no próximo domingo? E a propaganda do Peugeot que usa a mesma idéia? Acho que ela já até tinha saído do ar, não?

  • José

    Fala a verdade Cardoso, primeira coisa quando eu vi o acidente da gol foi: Nossa os blogueiros sensacionalistas já devem estar correndo para encher suas contas de adsense na desgraça alheia.

    saushahusasa

    Concordo com você cardoso é isso aí mesmo "dane-se"

    negócio é ganhar uns trocado no adsense que não é todo dia que um avião cai .. só 1 vez por ano!

    E que venha o próximo hype =]

  • Concordo com você Cardoso. Acho inclusive que esse medo era porque o conceito de ganhar dinheiro com blog estava crescendo e isso parecia uma forma de ganhar dinheiro mais fácil. Agora, até onde eu sei, um blog é uma coisa pessoal e por isso posso escrever o que bem entender… Você mesmo disse isso em várias ocasiões!!!

  • Postei imagens da televisão e da homepage de alguns sites internacionais de notícias. Nessas horas, usando um jargão pra lá de batido, imagens falam mais que palavras.

  • É hora de tomar cuidado apenas com sensacionalismos.

    Ja vi blogueiro colocando apenas o titulo do post sem nada escrito, sem uma opniãozinha sequer. Isso ao meu ver, é chato.

    Postei sobre o assunto de um outro prisma, não sei se é a opinião de todos, mas é a minha.

  • É impressionante mesmo o que acontece nesse país.
    Também postei sobre o assunto em meu blog.

    Deixando a indignação de lado, vim aqui convidar nosso caro amigo Cardoso e os demais probloggers que visitam esse humilde blog para entrarem em um grupo de discussão por email. probloggers@grupos.com.br. É para quem já é e para quem quer ser problogger, ok? Para assinar, basta enviar email para assinar-probloggers@grupos.com.br. Vamos nessa, Cardoso?
    Abraço.

  • Trackebackeando manualmente (by blogspot)

    http://chamberlaws2.blogspot.com/2007/07/qual-dif

    De certo, dos assuntos mais conflitantes que achei , nos blogs que costumo ler, é a polêmica dos Hypes e Blogs com conteúdo próprio, sério ou não, como discutido no "O fim da Várzea"

  • Muito triste, ate quando essa birosca de pais vai continuar assim?

  • Era para eu ter publicado a minha opinião ontem mesmo. Só que, quando terminei o texto e postei, já era hoje.
    Agora, hype o c@!@%#º, pô! A televisão pode alterar toda a programação só para mostrar o posto pegando fogo e inventar assunto, os bombeiros tentando apagar as chamas e nenhuma informação adicional e tudo bem. Mas se a gente resolve comentar o assunto no blog é oportunista?

  • Cardoso, fiz um post que, quando terminei pensei:

    "Bem que esse post deveria ser do Cardoso".

    Dá uma olhada: http://www.putsgrilo.com/2007/07/18/diem-contradi

    Abraço!

  • Pingback: Fotos e vídeos do acidente com o avião da TAM - Vôo JJ3054()

  • Cardoso, acho que a questão não é necessariamente sensacionalismo acho que os blogs estão fazendo o seu papel em divulgar o que não anda nada bem que é a aviação brasileira…

    Esse acidente veio pra piorar a situação, vamos ver no que dá agora né….

  • Pingback: FISICOMALUCO.com » Lista completa com os nomes das vítimas do acidente aéreo, vôo TAM 3054()

  • Pingback: Sim, eu estou me auto-censurando | Diversos.org()

  • Pingback: BlogLouco.com - Fotos do acidente: avião da TAM vôo 3054!()

  • Pingback: Causos e Cousas()

  • Aqui, a quatro horas a menos do horário de Brasília, também escrevi sobre o desastre. A questão de pruridos contra sensacionalismos nem passou pela minha cabeça.
    Passa muita dor de ver como a vida em países emergentes não vale muito. Não vale o cuidado de reparar a pista para os aviões. Quis colocar um link sobre isso mss seria um daqueles com Focault, tô fora.
    O "Parque Industrial" do Tom Zé veio bem a calhar.
    Olha que a Tropicália vai fazer 40 anos em 2008.
    E sinto revolta que nada será feito, mais uma vez.

  • Pingback: E o acidente da TAM, foi orquestrado tamb()

  • Fiz um comentário sobre o acidente de ontem, pedindo providências para o presidente e para o ministro da Justiça, visto que não é possivel que uma obra seja entregue sem as condições mínimas de segurança, necessárias para a aviação.

    Bastou para um patrulhador dizer que usei a tragédia para fins políticos rasteiros, como se não fosse o atual governo que:

    – Declarou o relaxa e goza de dona Marta;

    – Declarou que o cáos é consequencia do crescimento econômico, de Guido Mantegna;

    – Contratou 20 mil cargos em comissão por medida provísória, mas não faz o mesmo para tomar as medidas corretivas do sistema aéreo;

    – Está há 10 meses inerte, mesmo ante notícias diárias.

    Enfim, a patrulha poderia ser de tucanos se estivéssemos no governo anterior, mas hoje é dos petistas, apavorados de perder seus empregos públicos onde não trabalham, é a única explicação que consigo achar!

  • Pingback: Quantos aviões ainda terão que cair? at 30 & Alguns()

  • Falar sobre tragédias em blogs não é fazer sensacionalismo e nem é estar sendo oportunista. Fosse assim os jornais, revistas e a televisão também estão nessa, porque eles também faturam por isso!

    O blog é uma forma eficaz de botar a boca no trombone, não interessa se você ganha grana com ele ou não!

    Se algo precisa ser dito que seja dito!!!

    Pro escambal quem acha que isso é tripudiar sobre a desgraça alheia…

  • Pingback: Tech Letters » Blog Archive » Usando hypes de maneira original()

  • Realmente blogs não hpa nada demais em blogs comentarem sobre acontecimentos relevantes, prestarem homenagens, reivindicarem providências, xingarem o governo e tudo mais, porém não concordo com a forma como alguns blgos atuam para atrair visitas (acho que vou gerar polêmica). "Fotos do acidente da TAM vôo 3054…", etc, etc… pra mim é um pouco de apelação, existem outras formas de atrair visitantes para um site, talvez um texto bem feito e com fundamentos, como é o caso de alguns sites que usaram o recurso citado (será coincidência?).

  • Realmente não há nada demais no fato de blogs comentarem sobre acontecimentos relevantes, prestarem homenagens, reivindicarem providências, xingarem o governo e tudo mais, porém não concordo com a forma como alguns blgos atuam para atrair visitas (acho que vou gerar polêmica). "Fotos do acidente da TAM vôo 3054…", etc, etc… pra mim é um pouco de apelação, existem outras formas de atrair visitantes para um site, talvez um texto bem feito e com fundamentos, como é o caso de alguns sites que usaram o recurso citado (será coincidência?).

  • Cardoso, se na rua onde você mora acontecesse de um carro invadir uma casa e detonar tudo, matando um ou outro morador, não seria normal que todos os moradores da sua rua e das vizinhas comentassem o assunto? Salvo um ou outro alienado que passe o dia todo meditando e sem contato algum com o mundo exterior, creio que todos falariam sobre o acidente e alguns até visitariam o local. Por que quando ocorre uma desgraça nacional gigantesca, a blogosfera haveria de se calar? Somos o que? Alienados mentais despossuídos de sentimentos humanos? Visito diversos blogues e 90% deles abordaram o assunto, inclusive o meu. Natural. Uma coisa é comentar o vídeo da Cicarelli, outra cois bem diferente é protestar de indignação diante do desgoverno que permite, por omissão, que um acidente desses ocorra. O editor do blog, tenha ele ou não AD-SENSE, é um ser humano que tem emoções humanas, deprimi-se, revolta-se, solidariza-se com a dor alheia e protesta. O dia que eu tiver que me calar para agradar aos outros, sejam quais forem, excluo meu blog porque não servirá para mais nada. Concordo totalmente com você: blogueiro tem que postar aquilo que deseja. Não somos órgãos de imprensa, sujeitos ao gosto do dono do jornal/revista, somos indenpendentes por natureza e isso faz de cada um de nós indispensáveis à blogosfera. Isso é a blogosfera! Parabéns pelo post! Abraços, Mário.

  • muito bom

  • faço parte da galera de trabalho do doufer e pude presenciar tal "bate-boca".. é lamentavel que pessoas acreditem na má fé dos blogs em postar algo do tipo… Criei um post sem perder o foco na relação governamental.

  • Você não faz idéia de como duas palavras na segunda linha do seu quarto parágrafo fazem sentido… hahahahaha! :D

  • Parabéns pelos tópicos acerca do acidente, Cardoso. Pra alguns, como eu, você abriu a mente, e para outros você se aliou.

    Aliás, esse tópico me deu coragem de falar também sobre o assunto, não pra dissecar o que já está dissecado, mas para denunciar certos calhordas do Orkut que criam desornadamente comunidadades lutando por membros na desgraça alheia.

    Um grande abraço a todos!
    http://tradutorium.wordpress.com/2007/07/19/achan

  • Slim Dogg (Revoltado

    A boa notícia – Morreu um político.
    A má notícia – O safado tem um suplente pra substitui-lo.
    (Merd…ficamos na mesma!)

  • Paulo

    Discussão sim, post inteligente sobre o assunto sim, agora colocar o título do post de "Fotos do avião da TAM no aeroporto de Congonhas" e apenas replicar o que a imprensa normal noticiou é o fim da picada.

  • Além de fazer vários posts sobre o assunto, fiz um que tenho certeza que ninguém teve a audácia: Piadas sobre aviões e acidentes aéreos. :D

  • You are not permitted to enter this website

    You have been banned until: indefinite.

    Reason: Not given

    You will be redirected to another website in 3 seconds.

    QUE PORRA É ESSA? :(

  • É impressão minha ou metade dos comentários acima são de neguinho se aproveitando do acidente pra atrair público? Ou quem sabe se empolgaram com o texto do post e acharam que aqui era o lugar pra capitalizar?
    Que foda….

  • Pingback: navegantes.blog()

  • Cardoso, você está certo. Danem-se os críticos.

  • Pingback: Os Carniceiros da Internet | Respire Fundo()

  • Pingback: Quantos aviões ainda terão que cair? | 30 & Alguns()