Proteção contra paraquedistas de cinema

Fui ver Transformers de novo, desta vez num cinemão. Antes do filme, além dos 176 trailers, avisos e vídeos de “não fume, não beba, não respire, não olhe diretamente para a tela”, passaram o comercial do Citroen C4, que começou com um viralzinho muito simpático na Internet.

Não tem nada a ver com o filme, a versão abaixo por exemplo foi subida pro YouTube em maio de 2006. É um filminho legal, e o marketeiro que teve a idéia de reciclá-lo para o cinema aproveitando o Transformers definitivamente mereceu o seu salário.

link para o vídeo

O problema?

Digamos que enquanto o filme acima era exibido, no canto inferior direito da tela vinha a mensagem: “Imagens meramente ilustrativas”

Eu sei que a mensagem não era para mim, por isso não me ofendi, mas temo ao imaginar que ela seja realmente necessária.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Putttz Cardoso, já tava todo feliz imaginando que se eu comprasse o C4 ele poderia virar um robô quando me desse vontade, ia me sentir como um Power Ranger…

    Maldita frase…

    =(

  • É Cardoso, tem gente que acredita em tudo que vê ou ouve, o pior seria se a legenda estivesse nesse comercial: http://www.youtube.com/watch?v=tx0XxL8VFxM

    Abraço!

  • É por lei mesmo :P

    Como o Daniel brincou aí em cima, se não falam, iria um gaiato lá pedir um C4 que vira um robô. "Não tem? Então é processo!"

    Diz a lenda que isso começou depois que um sujeito conseguiu um carro de graça.

  • “Imagens meramente ilustrativas”
    – por enquanto…

  • Não duvido que tenha gente que não leu o aviso…

  • IAUEHIUAHEIUA

    Fico agora imaginano o cara chegando com um MP4 na concersonaria, botando o videozinho pra rodar mostrando ao vendedor e dizendo
    – Eu quero um desses, não tem? ok processo em vocês por propaganda enganosa, então u levo um modelo simples mesmo!

    IUAHEIUAHEIUHA

    Do jeito que tem mala no mundo ( entendam no Brasil)

  • É o brasileiro agora está começando a seguir a risca um ditado americano:

    "Why to work if you can sue?"

    Enquanto as pessoas quiserem viver exatamente de acordo com as leis, que são falhas, vão existir brechas para babaquices como essas.

    Ex. de outras:
    Casas Bahia – Foi processeda pelo "Quer pagar quanto?". Alguém chegou e falou que queria pegar R$1,00 por mês e levou uma "casa" novinha…

    MC Donalds – Uma mulher, imbecil, entrou no drive thru, solicitou um café, colocou no meio das pernas e continuou dirigindo. Lá pelas tantas espremeu o copo e caiu café na perna dela. Resultado, MC Donalds processado pois o café estava "too hot". Tanto que atualmente nos copos e tampas vem escrito, "cuidado, conteúdo quante".

    Convenhamos, vou comprar um fogão, se não tiver escrito no manual que não pode deixar a mão no fogo se não queima, vou processar a Brastemp.

    Abs,

  • Rafael Netto

    Tempos atrás foi bem falado um anúncio de uma vassoura de brinquedo do Harry Potter que vinha com a ressalva: "A vassoura não voa de verdade".

    O problema é quando isso é usado de má-fé, falando de Transformers, é comum os brinquedos vendidos nos EUA virem ilustrados com imagens da versão japonesa (que costuma ser bem melhor acabada) e/ou cheia de photoshop, acompanhado da ressalva "Product colors may vary" pro cara não reclamar.

  • Oi Cardoso!
    Trabalhei em agências já, essa recomendação sempre é feita. Puro descargo de consciência, já tive que escrever coisas bem piores que essa. Realmente é apenas uma medida para impedir que "desavisados" e espertinhos tomem proveito dessa situação.
    Fui ver o filme ontem também, gostei muito! Inclusive das alfinetas no governo americano (e que, querendou ou não, caberiam como uma luva no nosso).
    Abraços!

  • Só completando, na verdade esse negócio de propaganda é sério mesmo.

    Esses tempos atrás não me lembro se era as casas Bahia, Ricardo eletro, americanas, sei lá… Mas tinha um chatão na propaganda que ficava assim: "Qué pahgahh quantu?"

    A empresa teve que vender umonte de televisões por 1 real por mês porque o pessoal ia lá e falava que queria pagar 1 real por mês, aí como na propaganda perguntava isso, os caras se fuderam e tiveram que tirar a propaganda do ar.

    O problema disso tudo é que como o normal no Brasil é ser semi-analfabeto e bem burro(vide o presidente) então as propagandas tem que tratar todos como tal…

  • Intepretação de texto aqui no Brasil é difícil mesmo. Tem mostrar tudo "certinho direitinho…". Só falta desenha, ¬¬.

    []s
    Filipe em sopojo.com

  • Na verdade acredito que colocaram isso porque estas rodas, aro 18, não são vendidas no C4 nacional, nem como opcional.

    Nenhum juiz do mundo ia dar ganho de causa pra alguém que reclamar do robô.

  • Johann

    Muitas vezes o problema não é nem a capacidade de interpretação de textos … É má fé mesmo ! Aquela mania estúpida do brasileiro querer se achar o máximo por tirar vantagem em tudo.

  • Tinha lembrado exatamente desse vídeo quando assisti Transformers, ótima lembrança, Cardoso!

    Abraço,

    Guilherme http://www.papodehomem.com.br

  • É sempre bom avisar, melhor prevenir do que remediar…

    Vivemos em um "mondo" estranho

  • André

    Olá Carlos!
    Muito bom seu post!!
    Eu comentei anteriormente no seu blog, (perguntando sobre hospedagem de 2 sites…)
    Enfim sua reposta deu certo! Mas agora surgiu a seguinte duvida, eu tenho um site em HTML, e gostaria de que quando alguem fizer algum comentario em qualquer post, eu ser notificado por e-mail.
    Será de existe alguma ferramenta para isto?
    Obs.: Eu já tenho o Box de Comentarios em Ajax.

    Desde lhe agradeço Carlos. Muito Obrigado pela atenção.

    Atenciosamente,

    Andre Scarpa.

  • Pior. Essa propaganda do "quer pagar quanto???" era das Casas Bahia Mesmo e por mais irônico que seja, essas lojas NÃO existem aqui na Bahia. o.O
    O engraçado, é que de um tempo pra cá eles começaram a passar essas propagandas por aqui. Eu só me pergunto, pra que raio eles tão fazendo isso???

  • É muito boa, não?
    Já tinha visto.
    Quanto à mensagenzinha onfensiva a sua inteligência, não te preocupes, é apenas uma proteção da empresa para evitar possíveis problemas jurídicos. He… Apenas precaução. Tu não sabe quantos processos tem em cima de propagandas sem letrinhas. hihi… Todo cliente tem o direito de exigir exatamente o que é prometido em propaganda. Por isso as letrinhas. hehehe… Abraço!

  • Douglas Jandoza

    Lembra do cara que processou as Casas Bahia pelo "Quer pagar quanto"???
    Lembra da velhinha que ganhou uma ação contra o McDonald's porque se queimou com o café e na embalagem não continha a temperatura do produto? Coisas óbvias, mas a lei é tão óbvia que precisa ser descrita nos míiinimos detalhes para não dar motivo de chegar um "consumidor insatisfeito" na loja perguntando porque o carro dele não vira um transformer… Então tá, né…

    See ya!

  • As coisas tem que ser explicadas minimamente, senão dá rolo mesmo.

    Outro detalhe disso é que o filme Transformers é todo feito com carros da Chevrolet. Acho que eles não iriam ficar muito felizes em saber que outra marca anda pegando "o gancho" com o tema do filme.

    Se bem que essa propaganda do C4 já é antiga.

    Até mais.