Blogosfera Intelectual – dando nomes aos bois

O pessoal vive pedindo exemplo da tal “Blogosfera Intelectual” que eu tanto falo que não gosto. É difícil, pois eu simplesmente ignoro esses blogs, não batem comigo, é gente que se leva a sério demais pro meu gosto. Não lembro nem nomes. Mas fica parecendo fofoquinha telefone-sem-fio, criticar sem exemplificar, mesmo vocês sabendo que não tenho problemas de botar o dedo na ferida (de preferência alheia).

Por sorte, caiu no meu colo um exemplo dessa tal blogosfera, com um excelente motivo pelo qual ela não me agrada.

Neste post aqui (com nofollow, não linko quem não me merece) o autor do blog, que é cheio de elocubrações intelectuais bem do jeito que eu não gosto, comenta sobre seu posicionamento no ranking do Interney, veja:

contraditorium-blogosferaintelectual.jpg

O Interney ganha link (na verdade vai pra outro blog, que repetiu a lista), o Biscoito Fino, por ser um blog respeitado pela blogosfera intelectual ganha link (mas para um post do próprio Blog Intelectual. Coisa estranha, Blogueiro Intelectual regula link até pra quem gosta?), mas o Morroida não ganha? E que desprezo, que arrogância é essa, “um pouco acima de algo chamado Site das Morróidas”? Arrogância, meu caro, como disse House, é algo que deve ser conquistado.

O Morróida não é “algo”. (ok, ele, em si É algo) O Morróida é um blog, ou um site, se preferir. Tem gente que diz ser uma merda de blog, mas é um blog. Tem tanto direito de estar no ar quanto qualquer um de nós. O MÍNIMO de respeito que ele merecia, seria o nome ter sido escrito corretamente, como está, na lista linkada.

É perfeitamente possível ser arrogante sem ser deselegante. Aliás, é preferível. Menosprezar um site por seu nome é algo infantil. Só para lembrar, dois dos melhores sites de entretenimento do Brasil foram o www.putaquepariu.com e o www.cudojudas.com, sendo que este último foi dar no Judão. Ao invés de dizer “algo chamado Site das Morróidas”, custava ter clicado no link?

Ah, eu esqueci, blogueiro intelectual não visita esses sites mundanos de humor questionável e opiniões politicamente incorretas.

É compreensível. Como um ser dotado de humor questionável e opiniões politicamente incorretas, eu não visito a blogosfera intelectual.

Agradecimentos ao Morróida pela dica do post, e também por ter me livrado do peso de ficar falando sem ter um bom exemplo. Acho que ficou bem claro o modelo de Blogosfera Intelectual que eu não quero fazer parte, e se algum dia qualquer blog meu descambar pra essa linha, pelo amor de Alá me batam, me xinguem mas me avisem, ok?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • O "algo" aqui está tomando Blue Label, vc acha que eu ligo? Losers…

  • Mas tu já faz parte da blogosfera intelectual há um tempão!!!

    OBS: posso bater agora?

  • Blogosfera Intelectual ou blogosfera CHATA? Ou é tudo igual?!

  • Porrada no Cardoso.
    haha

    Esses intelectuais provavelmente usam sandálias, evitam banhos e escutam só Los Hermanos.

    E eu não tenho nada contra Los Hermanos, pelo contrário. Agora contra sandálias e não tomar banho…
    (ok, toda a generalização e burra e bla bla bla)

  • Filhos de Francis (piada)

  • Lu

    Pelo menos, valeu para para citar uma das melhores frases do House. :)

    Não tenho a menor paciência com esse ramo da blogosfera. Não discuto o seu valor, mas para mim, essa galera não tem blogs de verdade: não se relaciona, não bate papo, não ri. Só quer mesmo a vitrine.

  • Fala sério, esses blogs são um porre !

    Há quem goste, eu não gosto…

    []s

  • Considerando que intelectual, em tese, se aplica a qualquer pessoa que use a inteligência, esse aí além de intelectual (dos falsos, que os bons são entendidos e lidos), é um chato. Será praga de gente do tipo não conseguir escrever um parágrafo que seja minimanente cativante?

  • Analisando pelo ponto de vista blogocoidal, vê-se claramente que há uma imensurável transfusão isomecânica no momento escritlógico do qual o reles autor tenta, irrefutavelmente, manter sua dada opinião, doravante que vêm a ser mais do que subjugada.

    Entretanto, a covalência entre as diferenças são o grande ponto para que possamos confabular raríssimas vezes, sobre tal feito que certamente nos fará analisar de forma mais objetiva, e que nos agregue mais conhecimento. Outrossim, veríamos que as morróidas somos nozes.

    http://tradutorium.wordpress.com

  • E o pior é que essa porra entra na lista e eu não (só estou com inveja da posição do rank, só isso!) Cada texto pior que o outro, juro que não entendo como consegue.

  • Morroida rulz. E tenho dito.

  • Eu se fosse o Morróida ficaria orgulhoso. O melhor elogio que um blog podia receber era ser criticado por estes caras.

  • Afff
    o Alexandre S. é redêculo, cara…

  • Esses blogs intelectualóides realmente são horríveis e seus autores pensam que são estrelas, se julgam superiores e/ou mais inteligentes que todo o resto da blogosfera.
    É uma atitude de um fracassado, que julga um livro pela capa, morroida pode ser um pessimo nome, mas é um bom blog.
    Me lembrou uma certa campanha publicitaria de um certo jornal esse assunto.

  • eu gosto do nome morróida

  • Pingback: 2 sites para ensanduicharem ASS()

  • Eu amo o português, e posso entender este post como "arrogância sem deselegância"…

    Parabéns Cardoso, um link na ferida.

  • Sei não. Me pareceu que tu fez a mesma coisa que falou ser errado o carinha fazer. Não acho errado. Blogueiro quer aparecer, dá a cara a tapa, então se alguém tiver afim de dar, tem que aguentar (ou revidar, como queira).

    Acho que se ele considera o Morróida uma merda total que nem merece ser comentada nem linkada por ele, que se foda. O blog é dele mesmo… Eu nunca entrei nesse Morróida, muito menos do blog desse sujeito aí com palavrinhas difíceis, coisa de leite com pêra.

    Não tenho nada contra a dita blogosfera intelectual, nomeada pelo Cardoso, até porque nem sei quem são. Também não tenho nada contra os novo-mundo e kibe-locos da vida. Mas se eu achar uma merda e quiser dizer que é uma merda vou dizer que é uma merda, no meu blog, já que esse aqui é teu e tu decide o que publica ou não. heheheh

  • Será que dar-se-á como aberta, declarada e deflagrada a guerra entre os blogs dos pseudo-intelectuais e os blogueiros profissa?

  • Eric, você está completamente errado. Eu CONHEÇO a blogosfera intelectual, o tipo de blog que fazem, demonstrei e disse que não gosto. Se você visitar um blog e achar uma merda, tem TODO o direito de dizer isso.

    Mas por favor não diga que eu agi da mesma forma que um sujeito que sequer CLICOU no link do Morróida e já saiu desfazendo do site.

  • Tá certo, tá certo… :D

    Acho que ele, pelo nome, pressupõe saber o conteúdo. Eu também pressuponho, o que pode ser um erro em muitos casos.

  • 1 panfletinho:

    "EXCLUSIVO: o Cansei nas palavras de uma fundadora"

    vejotudoenaomorro.wordpress.com

    ;)

  • A internet sem os blogs "não intelectuais" seria uma porcaria.

    Se tirassem do ar todos os blogs intelectuais, quem sentiria falta?

  • Estes nem são intelectuais, são pseudo-intelectuais.
    Gente inteligente de verdade sabe ser humilde, ou pelo menos educada.

  • alguma ong, dessas que faz selos "EMPRESA SOCIALMENTE RESPONSÁVEL", podia fazer uns "BLOG INTELECTUALMENTE RESPEITADO", something.

    :>)

  • E porque não apenas ignorá-lo, mesmo que ele não receba ping, tu enviou visitas pra ele…
    Abração

  • Realmente. Concordo com seu exemplo. Mas acho que você estava criticando os blogs chatos, de nariz em pé, e não blogs intelectuais. Têm uns blogs intelectuais bons, que não colocam sua opinião acima da dos outros (afinal, um blog é um espaço para discussão) e sem menosprezar sites de qualquer tipo. Mas, como as pessoas prepotentes sempre existirão, continuarão a existir blogs desse jeito.
    Abraços.

  • Cardoso… acho que tem lugar para todo mundo… agora esse rótulo de intelectual é foda… eu me considero uma pessoa intelectual…mas isso para mim não é sinônimo de arrogância ou de prepotência… e penso que o melhor valor de alguém que utiliza o intelecto é reconhecer suas limitações… o morróida e o chongas são dois sites divertidíssimos… que eu curto muito… mas talvez outros de humor não me agradem… penso que o humor deles é muito genial…. isso sim… Abraços…

  • Aê Cardoso!
    somos o primeiro em tudo.
    Vc em ser primeiro problogger pseudi-intelectual da blogosfera e eu em ser a madonna hahahaha
    vlw! bonitão.
    um dia a gente se cruza e toma uma cerveja ;-)

  • Depois de dito, os não intelectuais começam a debater o real significado da palavra "intelectual" …

  • Nil

    É.. tenho percebido que essa tal de “blogosfera intelectual” nos ultimos dias vem tentando utilizar-se da BLOGOSFERA (que naturalmente tem suas originalidades e particularidades..) como objeto de marketing.
    A cada assunto ou crítica relacionados à BLOGOSFERA ,certos são dos inúmeros acessos etc etc..
    É claro que precisamos indicar aonde esta, mas fala sério… muitos não merecia nem a publicação do link. Ou vejamos o "cache " no Google!??

    A BLOGOSFERA por si só tem seu próprio peso, tanto que nas ultimas semanas tem despertado a atenção de muitos "lá do outro lado".

    Abraço

  • Pingback: O ATESTADÃO - O Jornal que vem na contra-mão()

  • Pingback: Saber é Bom Demais!! » Blog Archive » Pilantragem blogueira corre solta...()

  • Alfredo Cavalcanti S

    Olá Rafael.

    A questão não é saber ser humilde. É ser humilde por natureza e nem perceber. Soberba, quase sempre, é sinal de ignorância. Basta olhar a sua volta.
    Os nossos políticos (Brasileiros) são um belo exemplo.

    Eu acho que não é muito válido esse tipo de divisão. Como o cardoso diz as vezes, a teoria de Darwin se encarregará de rankear os blogs.

  • Estas fofocas/intrigas entre blogs tá ficando igual orkut hem… aquela campanha 'troque seu orkut por um blog' tá perdendo sentido… depois querem que respeitem blogs, isto tá parecendo diario mesmo! :P

  • porra que texto maluco do cara. fiquei com dor de cabeça. que maluquice. e bem falado, catou as palavras no dicionario para parecer intelectual.

    e ainda acha que esta podendo.
    é.. cada maluco com sua maluquice.
    ¬¬
    []s
    Filipe ~ http://www.sopojo.com

  • markus

    Aposto que sua intelectualidade não sai daquela porra de blog.

  • O intelectual que não visita blogs de humor, "blogs mundanos" ou de conteúdo questionável não é intelectual. Experiência é muito mais que saber ler, decorar e ter um dicionário à mão. Blogs mundanos chamaram a atenção da população e se hoje ele tem um blog é porque esse movimento aconteceu. Um intelectual sabe disso.

    Enquanto existirem (he)Morróidas e Soares Silvas, a blogosfera continuará oferecendo excelentes textos de Cardosos e Sloniks, pessoas como eu terão menos trabalho para redigir seus textos intelectuais em seus blogs intelectuais. Confesso achar impossível meu trabalho sem a inspiração que vem do humor, sacanagem e opinião de blogs "mundanos" como esse.

  • Esses "intelectuais" me lembram o pessoal que frequenta a Mostra Internacional de cinema, assiste filme iraniano com legenda em iugoslavo e critica qualquer filme dito "comercial" por puro princípio, sem assistir, só porque "não está no meu nível". Dispenso.

  • aHUAhauHAuaUH os pequenos blogs não intelectuais agradecem ;D
    do c…

  • Ah, Cardosão, você continua o mesmo. Mas o nome blogsfera intelectual é infeliz, não? Mas, ok, você sempre gostou daquela citação "intelectuais me dão azia".

    Abraço

  • Ah, valeu pelas dicas na sexta passada.

  • Laura

    Uuugh, que nojo dessa blogosfera intelectual. Este exemplo foi perfeito, ninguém me convence do contrário: pra mim essas pessoas escrevem SÓ pra que alguém-peloamordedeus veja que o dono do blog só vê filmes anteriores à década de 50, como se isso fosse mérito. Eca!

  • markus

    Depois de ler algumas "coisas" no blog dele, meu pitaco.

    Pra começar, um cara que tem "Silva" no nome não pode ser intelectual.

    A pergunta é, ele se importa em seu blog estando naquela lista?

    De onde vocês tiraram esse papo de intelectual? Vocês estão intitulando o cara de graça.

    Bocó o cara não é, mas também não é um intelectual, pode até querer tentar passar essa imagem, mas alguém que se diga intelectual não escreve em aramaico, mas é o estilo dele de escrever e fazer um blog.

    Ele simplesmesnte deu uma opinião à respeito dessa lista, preconceituosa ou não, com ou sem link para outros, seu blog lhe dá todo esse direito, gostem ou não? Então se os "intelectuais" da blogosfera são uns porras, nem deveriamos estar falando deles agora.

    E os caras do Morróida, estão preocupados com isso? Estão chorando? Foi isso desrespeitoso pra um blog que faz piada de tudo e de todos?

    Vocês estão todos alienados, só pode.

    E antes que me ataquem, a segunda frase foi uma brincadeira preconceituosa de minha parte, relevem.

    Cardoso, fique à vontade de publicar ou não esse meu comentário, se achar que exagerei em alguma coisa, espero ter sido imparcial.

  • Ainda bem que isso não é comigo.

    Ou é? Cardoso é mal, muito mau.

  • ah, esqueci, veja para onde aponta o link do Biscoito Fino no post do Soares Silva.

    :>)

    briga antiga.

    ;>)

  • Grande Cardoso, você acaba de ser agraciado com o Prêmio PutsGrilo!com “The Power of Schmooze Award”. Confira lá: http://www.putsgrilo.com/2007/08/21/iv-got-the-po
    Abraço

  • Fala Cardoso,

    Vcs não estão agitando nada essa semana no Rio? Estou por aqui a trabalho e se tiver rolando algum encontro de blogueiro e coisa e tal me da um toque.

    Abraços,

    Cipriani

  • Pingback: Megalopolis » Mistureba()

  • Pingback: FrikiBlogs! Recopilando lo mejor de la web. » Blogosfera Intelectual - dando nomes aos bois()

  • Pingback: FrikiBlogs! Recopilando lo mejor de la web. » Blogosfera Intelectual - dando nomes aos bois()

  • Realmente a briga é antiga.

    Mas a classificação de “blog intelectual” é inútil e totalmente ilógica; sem sentido e extremamente chula.

    Na ocasião, visitei o site Morróidas e não gostei. Já o blog do Soares Silva eu já conhecia e sua escrita é brilhante e sagaz; sus links são excelentes e ele é dotado de extremo bom gosto. Ponto.

    Se o humor do dono deste blog não fosse questionável, apenas riria diante do post dele. Este sim seria um ato de elegância e inteligência.

    O problema dos intelectuais – ou pseudo-intelectuais, como queiram -é que eles deram brecha para o nascimento de uma nova horda de “contra-intelectuais”; tão ou mais acéfalos que os primeiros, que criticam alguém por causa de uma citação, uma expressão em inglês ou o gosto pelos filmes dos anos 50, 60…

    Abraços

  • Pingback: Não vou me sabotar | Leandro Facchinetti()

  • Chocado

    Quer dizer que acima de Zorra Total já é intelectual pra vocês?

    • Jão

      Pseudointelectual filho da puta detectado.

  • Emilionario

    Salve galera, esses caras que se classificam como intelectuais estao vacilando demais. Intelectual é quem produz pensamento. então TODOS nós somos, se criamos nossas próprias opiniões a cerca de assuntos diversos, então somos ué, agora o chato é se deparar com gente que mistura tudo, vira uma cabeça falante com milhões de idéias toscas, que acabam causando repúdio, é gente que mistura filosofia, poesia, e até letras de músicas (hauahua) pra falar de coisas simples.

    ninguem merece né? abração pra todo mundo ae.

  • ja teve melhores