Nada pior do que ser blogueiro perfeito

Compartilhe este artigo!

Eu acho que o pior vício que a velha mídia pode trazer aos blogs é o pseudo-perfeccionismo. A auto-imagem de perfeição está tão associada aos jornais que a maior revolução das redações no final dos anos 80 foi a figura do Ombudsman, sendo que o termo, com sentido de ouvidor, apareceu pela primeira vez na Suécia em 1241, segundo a Wikipedia.

Hoje alguns jornais já trazem erratas, mas nunca, jamais com o mesmo destaque que as matérias onde o erro foi cometido. Há uma percepção de que apontar os próprios erros mina a credibilidade do veículo. Felizmente o resultado é o oposto. Sua credibilidade aumenta quando você reconhece um erro. O que vai miná-la é publicar notícias de forma irresponsável. “publique primeiro, se estiver errado depois corrige”, isso é ruim. Já enganos legítimos, quando reconhecidos, são atitudes aplaudidas pelos leitores.

Entretanto nem todo mundo age assim. Vejam por exemplo este post do Uol (com nofollow, claro) achado pelo Parlenda Tecnológica e reproduzido por mim no MeioBit:

Eu só posso entender que quem escreveu o texto nunca teve um notebook na vida, pois convenhamos, a menos que computadores portáteis tenham orifícios anais, não consigo pensar em outro lugar para enfiar a placa da imagem.

Tudo bem, todo mundo erra. O redator pode não ser da área, não tem micro, comeu mosca, etc. Marca com um sobreescrito qualquer, e pronto. Ninguém é perfeito e não vai ser um blogueiro que não é o Cardoso que será, certo?

Errado. Nos comentários do post um leitor perguntou que diabos de notebook que aceita placa PCI é esse. O autor do post tentou se justificar:

RESPOSTA:
Calma lá, eu não disse que a placa é para notebook. Disse que uma placa com essa funcionalidade seria uma boa para notebooks. Mas valeu pela correção! Charles

Eu posso não ser o mais esperto dos ursos, mas eu tenho CERTEZA de que não dá para interpretar “é uma boa alternativa, principalmente para usuários de notebooks” como “uma placa com essa funcionalidade seria uma boa para notebooks”.

Também tenho CERTEZA de que notebooks nos últimos 3 ou 4 anos têm saído de fábrica com WIFI, mesmo os Positivos baratinhos contam com essa incrível funcionalidade.

Portanto, eu pergunto: É tão difícil assim admitir que papou mosca? Meus blogs estão cheios de correções. Os leitores do Contraditorium volta-e-meia corrigem alguma coisa. Em um dia ruim eu já consegui errar a correção 3 vezes. E ninguém morreu por isso. Nem o carcamano que me alertou da terceira correção.

Fazendo uma enquete rápida, o Papo de Homem tem correções, o Bruno Alves tem correções, a Suelen não só corrigiu um post como teve a decência de admitir que caiu em um 1o de Abril, o Vinícius cortou um trecho enorme do post, o Becher atualizou um post três vezes, o Manoel Netto não só riscou os erros do post como publicou uma errata completa, só para citar alguns casos.

Será que a credibilidade desses blogueiros todos foi irremediavelmente afetada por admitirem publicamente que cometeream cometeram erros?

UPDATE: Parabéns ao Bigode por ter sido o primeiro a pegar o erro proposital incluído por mim no parágrafo anterior, para demonstrar que blogueiros cometem erros. (colou?)

Sinceramente eu continuo acreditando e confiando muito mais neles do que no blogueiro do Uol, que ao tentar manter as aparências está errando muito mais do que ao demonstrar seu desconhecimento de microinformática.

Aos veículos da velha mídia, a dica: Se vocês querem mesmo ser bem-sucedidos na Internet, POR FAVOR contratem gente que ENTENDA o espírito da Internet. Não achem que replicando suas velhas estruturas e velhos modos de pensar vocês conseguirão algo. Um blog é muito mais do que uma série de textos curtos em ordem cronológica inversa.



Compartilhe este artigo!