ALELUIA! Agências dando exemplo de credibilidade e ética

Depois de tantos casos desagradáveis envolvendo agências de marketing online, como o caso da Nike, tantas discussões sobre a ética do post pago nos blogs, fico feliz de divulgar que as agências estão aprendendo.

Começam a respeitar mais os blogs -seus parceiros- e os nossos leitores, parte fundamental nessa equação.

Eu sou um defensor da figura do post pago, mas um defensor mais ferrenho ainda da transparência. Meu leitor tem o direito de saber da característica patrocinada de um post. Ponto. Ele pode até não concordar, pode pular o post, pode abandonar o blog, mas nunca pode ser enganado.

Por isso é com o coração cheio de alegria divulgo que vário blogueiros estão recebendo contatos de uma agência, com a seguinte pergunta: “Você divulga quando um post é patrocinado?”

Isso, imagino, é para montar uma “lista branca” de blogs éticos e respeitosos, que entendem a publicidade como uma ferramenta legítima, não se envergonham dela e se orgulham de divulgar anunciantes que respeitem igualmente os leitores.

Palmas para a agência envolvida. Nota 10. Isso vai apagar de vez a má-impressão que o Mercado está tendo desse tipo de serviço, e melhorar o Mercado como um todo.

NOTA: Alguns cínicos e pessimistas em meu MSN estão dizendo que minha leitura foi otimista demais, e que é só mais um caso de agência que não aprende com o que vem acontecendo no Mercado, e que vai matar o nicho, a si mesma e um monte de blogs burros o bastante para vender sua credibilidade por R$300,00.

Eu me recuso a acreditar nisso, otimista incurável que sou.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional CARDOSO

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Não é por nada, mas acho que na verdade é uma lista negra. Tipo "ah, o blog divulga que o post é patrocinado, então não anuncia nele"… "O Kibe não avisa que é patrocinado? Vamos anunciar nele"…

    Achei inocência da sua parte acreditar nisso.

    Abraços

  • Justo você, "otimista incurável"?…

    Okays, odeio acabar com a alegria, mas acho que vou concordar com o Marcel…

    Mas estamos abertos a outras interpretações. Otimismo é bem vindo! :D

  • Nesse caso, a lista não é branca nem preta. É uma sondagem.

    A questão da transparência está cada vez mais em pauta, sendo discutida em eventos, entrevistas e outros meios muito além dos blogs de nosso Google Reader.

    Se as agências perceberem que a movimentação dos maiores está para o lado da transparência vão agir de acordo e vestir essa camisa.

    É uma questão de posicionamento, mesmo que diminua os lucros a curto prazo.

    E fico feliz em ver o Cardoso reforçando esse lado.

  • Inca Venusiano

    Richard Nixon, presidente dos Estados Unidos da América disse em 1971, "Para onde for o Brasil irá o resto da América Latina".

    Meio estranho esta imagem do "ilustre" Nixon ilustrando esta postagem.

    Para alguns leitores a imagem é mais forte que o conteúdo do texto.

    A postagem é sobre a veracidade dos blogs ou sobre os bombardeios secretos no Vietnam ?

    Que dúvida atroz agora me atormenta.

    Vamos falar um pouco sobre Watergate e vamos deixar esta história de bolgs de lado.

    Ass. Mais um salsinha.

  • Pingback: Agencias de Publicidade Dando Exemplo, Será? | Pix Blog()

  • Só posso concluir que o Cardoso está sendo ingênuo, o que duvido, ou irônico.

    Publicitário inteligente e/ou preocupado com ética nasceu morto.

  • Noronha, entendo que sua frase é uma generalização.

    Mas não podemos deixar os grandes preconceitos rotularem nossa visão da realidade. Eu sou publicitário e jornalista, e bem distinto da descrição acima.

    Há sim esforço para se fazer boa publicidade.

    Sacanagem não é lucrativa para nenhum dos lados. Todos queremos vender nosso peixe e é natural, e necessário, que haja discussão e ajustes durante o processo.

    Mas pra isso tem que ter conversa.

    E se o blogueiro chamar o publicitário de porco e o publicitário chamar o blogueiro de amador, nunca vamos sair do lugar.

  • Guilherme, eu ainda acho que publicidades em blogs são mal planejadas (inclusive as que eu fiz), sempre o esquema de posts e recomendação do autor.

    Acho que deveríamos fazer uma reunião em algum bar na Vila Madalena (te dou um boi por ser perto da sua casa ainda haha) e discutirmos como isso pode evoluir, ainda mais com todos os recursos multimidias que a web nos oferece.

    PS: Acho que fui pato do Cardoso quando disse que ele foi inocente, hehehe!

  • Marcel, a idéia da reunião de cúpula no Vila Madalena está plenamente apoiada.

    Vamos discutir mais à respeito brevemente, assim que eu retornar a SP.

    ;D

    Abração, seu fdp