BlogCamp – Relatório Oficial

Compartilhe este artigo!

Oficial do Contraditorium, mas sei que neguinho vai se irritar com isso, então fica o título…

Confirmando minha previsão, apesar de contar com a presença de luminares, expoentes e sumidades da blogosfera brasileira, gente capaz de arrebanhar milhares de leitores e influenciar a opinião de incontáveis spammers, miguxos e robôs de sites de buscas, foi um evento maravilhosamente pé no chão. O Gafanhoto era um grande palco iluminado, e na falta dos botões e selinhos indicando pagerank e número de leitores no feed, éramos obrigados a efetivamente escutar a opinião de quem quer que quisesse falar.

Muita gente que falou bonito mal tinha começado o blog, mas quem quer apostar que no próximo BlogCamp vão estar entre os luminares, expoentes e sumidades presentes?

O que mais irritou

A tara pelo dinheiro fácil. Todo mundo quer monetizar, todo mundo quer encher o rabo de dinheiro mas ninguém quer trabalhar. O AdSense, o Jacotei, o UOL são ferramentas mágicas que posso colocar no meu bloguinho recém-lançado com 10 visitas/mês e vão me sustentar como um sultão marroquino. Pena milésima vez: NÃO FUNCIONA ASSIM. Eu sei que escrever dá trabalho, mas desculpem, não faço o mundo. Quando inventou o capitalismo, Marx definiu que primeiro se trabalha, depois se recebe. Experimente pagar adiantado para seu pedreiro pra ver quanto tempo vai levar a obra.

Senti falta de gente interessada na arte da escrita, parece que a monetização quebra o modelo trabalho/remuneração, e que blogar é ganhar dinheiro sem trabalhar. Quer saber? Continuem assim, dou a maior força. Quando menos gente preocupada em escrever bem, quanto mais tarados estudando tudo de SEO (melhor pro Bruno) e otimizando sites que ninguém visita, melhor pra meia-dúzia de 4 ou 5 que visa o dinheiro mas sabe que vai ter que produzir conteúdo de qualidade para ele.

O que mais me surpreendeu

A opinião do Interney de que os blogs de miguxos estão mortos. Eu sei, ele pode ter concluído isso baseado no cheiro, mas a argumentação é que os miguxos estão migrando em massa para o Orkut e similares. Refletindo sobre o assunto, faz sentido. E vou além: Miguxos e brasileiros em geral odeiam ler. Uma vez li em algum lugar que Buenos Aires tinha mais livrarias que o Brasil inteiro. Se é verdade ou não, só o fato do número de livrarias ser usado como material de propaganda para demonstrar superioridade já é um excelente indicativo de qualidade de quem fez a comparação.

Quem não gosta de ler consequentemente odeia escrever. Blogs são escrita. Ao transporem seja lá o que balbuciem para o Orkut, os miguxos não estão mais tecnicamente “escrevendo”, estão dialogando. A estrutura de fórum do Orkut passa a idéia de interação, e interação é kosher. Vide o MSN. Qualquer bom miguxo escreve em um dia de MSN o que não escreveu a vida inteira na escola.

Uma prova de que o Orkut e similares não se encaixam no ato de escrever é que não há evolução. Naturalmente quem escreve muito melhora a qualidade do texto, mas um scrap deixado por um miguxo 3 anos atrás é indistinguível de um scrap deixado hoje. Biologicamente o Orkut é um beco-sem-saída evolucionário.

Propaganda Capitalista Opressora

contra-boobox.jpg

Vejam que absurdo. Nós, pobres blogueiros, apenas interessados em consumir conteúdo, ou consumir excelentes sanduiches e mini-sonhos, éramos obrigados a ver a propaganda do boo-box, enquanto devorávamos o coffee break oferecido por eles. Não interessa que fosse de graça, não interessa que estivesse delicioso, e que no final os sanduíches foram parar até no bar. É propaganda e é errado. Deveriam ter colocado um aviso “ATENÇÃO: ESTE LANCHE É PATROCINADO. Não levante este papel a menos que EFETIVAMENTE, ABSOLUTAMENTE deseje ver uma propaganda do patrocinador que está atuchando seu bucho de comida de graça. CUIDADO! MANTENHA DISTÂNCIA”

A Melhor Dissidência

A camiseta do Marmota, “Blogueiro famoso é como ser Miss Cangaíba” (ou algo assim) foi excelente. Finalmente um sujeito com pé no chão pra entender o que significa nicho. Claro, como celebridade inquestionável da blogosfera, acho que é meu direito divino ser assediado por milhares de fãs e tietes, mas algum fdp deu pra elas o endereço errado. Aliás, nem o Blogueiro Dançarino estava exatamente apinhado de tietes (na verdade só vi uma, mas era a esposa, e ele deve ter negociado a aparição dela em troca de arrastar os móveis pra faxina de sábado). Quem entra na blogosfera pra melhorar o ego está ferrado. Pense bem, você está achando que vai ser o maioral, fazendo um tal de blog, algo que 2/3 da população mundial sequer sabe que existe? Mais fácil virar jogador de futebol.

O Melhor corte de cabelo

contra-ian.jpg

O Ian é campeão. Taí a camisa pra provar. Aliás, mizifio, sem querer ser chato, essa camisa está um TANTO desactualizada, não acha?

O melhor encontro

contra-myhouse.jpg

Eu fazendo pose de House, Liliana fazendo pose de Cameron

Já converso com a Liliana faz tempo, mas foi a primeira vez que nos vimos. Começou bem. Dei uma esnobada, para manter a fama de mau, e ela disse que queria me bater. OBA! Depois degringolou, e quando vi estava me chamando de… ursinho carinhoso. Desmoralização completa.

A Melhor Descoberta

contra-lu.jpg

Sem dúvida, pra mim foi a Lu Monte. É muito raro, e extremamente reconfortante conversar com uma mulher que entende 100% das minhas referências de cultura pop. A parte ruim é que reconhecendo tudo que é citação que faço, ela percebe que sou bem menos sábio do que meu marketing tenta vender, mas tudo tem seu preço. Se for pra ficar batendo excelentes papos como o do almoço do domingo, é um preço que estou disposto a pagar. Quem sabe não cato alguma série obscura que ela não conheça, de onde possa tirar novas frases de efeito?

E antes que perguntem, não, não cheguei a tentar o truque mental Jedi com ela. Só funciona com mentes fracas.

A Maior Sacanagem

contra-manoel.jpg

Não é o Manoel. Olhem pra cima. Estão vendo o projetor? Pois é. Mas ele estava lá, eu garanto. Sumiu na hora do almoço. Deixaram a porta aberta, deviam ter controlado melhor o acesso? Não sei. Ouvi um monte de explicações, bem na mania do brasileiro de culpar a vítima. “deu mole” não deveria ser usado nem como justificativa pra sair com mulher feia, que dirá pra um roubo.

Foi uma sacanagem, uma safadeza, isso sim. Foi um dos presentes? Não sei. Fomos “hackeados” por alguém fazendo engenharia social, entrando, observando e depois voltando pra dar o golpe? Talvez. Não sei. O que interessa é que agora temos a obrigação moral de repor o equipamento. No site do BlogCamp você pode colaborar com uma doação para a campanha Projetor Esperança.

O Maior Jedi – categoria finanças

contra-internet.jpg

Pela força do hábito o Schumacher da blogosfera olha para
trás mas como sempre não vê ninguém nem chegando perto.

O Interney com certeza se superou. Em todos esses anos nessa indústria vital eu nunca vi alguém fazer o que ele fez, duas vezes.

Acumulando o dinheiro deixado pelos que iam embora, no bar, no primeiro dia, era de se esperar que ele se ferrasse. É um fato, quem fica por último sempre arca com a diferença. Pois bem; quando a conta chegou, mais de R$1000,00, Edney começou a somar o dinheiro acumulado.

Sobrou.

No dia seguinte, a mesma coisa. A conta foi modesta, mas a sobra – que irá para a campanha Projetor Esperança – foi enorme – mais de R$200,00 pelo que me lembro.

Como ele faz essas coisas?

A Maior Jedi – categoria truques de bar

contra-cocalu.jpg

A Lu de novo. Pediu uma Coca, deu uma gesticulada e conseguiu essa proeza da foto. Não tente isso em casa.

As Melhores Ausências

Se desse pra ganhar dinheiro com encontros eu largava os blogs. É uma maravilha passar horas agradáveis, conversando com um monte de gente, sem nenhum troll, salsinha ou machão de teclado pra encher o saco. Veja bem, não estou dizendo que havia carência de opiniões. Na discussão sobre a criação de uma associação de blogueiros gente absolutamente contra e absolutamente a favor defendeu seus pontos de vista, de forma veemente. Só que ao contrário dos comentários, quem não estava interessado simplesmente foi embora, não ficou por lá soltando piadinhas e xingando os envolvidos.

As Melhores Fofocas

O BlogCamp foi um evento família, ninguém perdeu a linha nem no bar, o que foi uma pena. Com isso a parte da fofoca ficou comprometida. Soube de uma muito boa mas se botar na rua vou queimar o filme de um amigo. Já outra me pegou de surpresa: Uma blogueira ruiva muito conhecida no passado era morena, e segundo testemunhas uma bela de uma morena, foi dito que deveria voltar à cor natural. Que conste nos autos que descobri da pior maneira, com alguém me contando, e não da melhor, comparando se as cortinas combinam com o carpete. Não vamos complicar mais ainda a reputação da blogueira dizendo que foi vista comigo.

Mais Mais quero Mais

O Nick Ellis está organizando um encontro de blogueiros aqui no Rio, e está sendo gestado em encontro no Interior de São Paulo, coisa para final de semana inteiro, com atividades, churrasco, pousadas, mergulhos sem roupa no Crystal Lake, leituras do Necronomicon, klaatu barada nikto e tudo mais que faz um passeio desses valer a pena. Não percam. Eu estarei lá. Esperando…



Compartilhe este artigo!