Nem todo mundo quer violar sua privacidade

Uma grande polêmica nas últimas semanas foi a reação de alguns blogueiros ao recurso do BlogBlogs de mostrar os usuários cadastrados que visitaram por último um determinado site. Isso gerou posts irritadíssimos, tanto d’O Velho quanto da Liliana.

 Curioso. O MyblogLog usa isso tem mais de ano e ninguém falou nada. Fóruns listam exatamente quem está online, e também ninguém reclama.

Quanto a mim, eu não uso o recurso. Nem para dizer quem veio visitar meus sites, nem para dizer que visitei o site de alguém. Preocupação com privacidade e anonimato? Claro que não. Isso não existe na Internet. Mesmo que existisse, seria inconstitucional, visto que a Constituição Brasileira garante a privacidade mas proíbe o anonimato.

Meus motivos são bem mais mundanos.

Se eu visito o blog de alguém e gosto, eu deixo um comentário. Faço isso várias vezes ao dia, e nem sempre é por interesse, visitando puxar o saco dos blogueiros mais ricos do que eu. Faço porque gosto. Faço porque acho que um texto significativo merece melhor recompensa do que um avatarzinho aparecendo no canto da tela.

A Internet, meu povo, é sobre pessoas, não sobre máquinas, programas e scripts. Uma coisa que me deixa triste é ver como, em algumas listas, mensagens de feliz aniversário só aparecem depois que o script automático envia um alerta “fulano de tal fará aniversário dia xx”. Pombas, você precisa de um script para saber o aniversário de seus amigos mais próximos?

Agora essa moda de automatizar até seus passos dá menos motivo para comentar alguma coisa. “Ele vai saber que eu li, é só ver no widget do BlogBlogs”.

Desculpem, mas não é assim que deveria funcionar. Quem escreve quer passar adiante suas idéias, quer discuti-las, e não alimentar um mecanismo automático de feedback.

Por isso também não tenho um mecanismo de votação para os posts. Já tive por um tempo. Não gostei. Eu acho o mundo complexo demais para ser definido em termos de notas de zero a dez, eu quero que quem gostou diga onde acertei, e quem não gostou diga onde errei.

Se for depender de de valores numéricos absolutos, não tenho como saber onde é certo e onde é errado. Da mesma forma mensagens “apaguei seu feed do meu leitor” só posso responder com um “foda-se. Não vai fazer falta”. E é verdade, se um leitor só consegue comunicar sua insatisfação em termos absolutos, não tem o que contribuir, e só está gastando banda. Blogueiro não é adivinho. Precisamos de dados mais concretos do que uma brincadeira “tá quente / tá frio”. Pode até ir embora, mas vou te respeitar bem mais se deixar claros os motivos de sua insatisfação.

A informação do widget do BlogBlogs é absoluta. Me diz quem esteve no blog, mas não me diz o quê essa pessoa viu, quanto tempo ficou, se deixou comentários, se veio através de outro blog ou por um feed. O quê ganho com isso? Saber que algum blogueiro famoso passou por meu blog?

Desde quando um blogueiro mega-famoso que passou e foi embora é mais importante que um paraquedista que caiu por acaso, gostou, fuçou e deixou vários comentários, tornando-se um leitor fiel?


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Nem acredito que pela primeira vez serei o primeiro a comentar! Então deixe-me dizer o que penso bem rapidamente antes que venha outro:

    Acho que até certo ponto alguns blogueiros exageram nos penduricários. Espalham plugins e coisinhas por todas as direções. Sem dúvidas que existem aqueles que são até necessários, como o akismet, mas outros não compensam em benefícios ao ponto de valer o aumento do tempo de carregamento da página.

    Eu fico até perdido a quantidade de brinquedinhos que existem em alguns blogs.

    Mas se até páginas de troca de figurinhas são chamadas de blogs, fazer o quê?

    Abraços e obrigado pela sua visita no SobreBlogs!

  • Opa, belo artigo Cardoso. Para os mais noiados a la sou-o-inimigo-do-estado-minha-cueca-está-grampeada, ontem comecei a trabalhar num filtro onde cada usuário poderá excluir suas aparições nos widgets dos blogs em que quer visitar anônimo. Ainda estou apanhando um pouco dos CSS para fazer algo que não ferre com o pessoal que já customizou seus widgets. Vamos ver o que sai neste final de semana. Abraços!!!

  • Tem gente que é muito neurótica com a privacidade.

    Estou lendo o livro sobre a história do Google e fiquei surpreso ao saber que o lançamento do Gmail causou o maior rebuliço por causa da questão da privacidade. Eu, pelo menos, não lembro de ter visto esse tipo de discussão aqui no Brasil.

  • Quanta besteira né cara?

    Gostei muito mesmo da sua colocação "A Internet, meu povo, é sobre pessoas, não sobre máquinas, programas e scripts"

    É bem por ai mesmo. Eu mesmo acesso seu blog diariamente, mas quantos comentários meus tem? Poucos… Poucos mesmo… Mas todo santo dia to lendo lá o feead clico no que me interessa leio e as vezes comento.

    Mas o que vai mudar pro cardosão saber que eu to acessando e nao to comentando pombas?

    Abraços cara.

  • Perfeito o artigo Cardoso, concordo plenamente. O widget tanto do MyBlogLog quanto do BlogBlogs é mais um badulaque do que uma referência. Uso porque gosto de encotrar novos blogs visitantes, assim posso conhecer outros blogs, mas nunca usei para dizer: O mais rico blogueiro já me visitou.

    Viu um fato parecido com isso em uma cidade que morava, no começo dos anos 1900 um presidente americano visitou a cidade, e muitos falam com orgulho sobre isso, mas ele não trouxe nada a cidade. Só visitou.

    Enquanto isso tantos outros trouxeram crescimento para a cidade mas nunca são lembrados.

    Com certeza prefiro o paraquedista que comenta, conversa, pergunta, discorda, do que o pró que olha e volta aos seus afazeres.

  • De gente idiota o mundo está lotado, o Velho mesmo, lista os usuários online e vem reclamar de privacidade? Que privacidade, cara-pálida? Qual o motivo para alguém visitar anonimamente um site, por um acaso a CIA vai procurar o querido para pedir explicações? É muita babaquice nesse mundo blogueiro. Eu uso a widget e é bem útil para descobrir blogs interessantes, assim como o Bruno, já descobri vários. Quer privacidade? Vá ler um livro. Interessante é que quem reclama, com exceção do velho, é quem tem meia-dúzia de visitas por dia.

  • Diego Costa

    Olá, tem um tempinho que tenho frequentado teu blog, embora nunca tenha comentado. Gosto muito dos teus posts, inclusive gostei desse, mas acredito que muitos deles servem para uma reflexão interna, por isso me abstenho do comentário.

    Estou comentando hoje pq acho que já estava na hora e também pq eu gostaria de ter informações sobre Bluehost, mas o teu "fale conosco" está com um pequeno probleminha: a imagem de verificação não está aparecendo.

    Se possível me mande um e-mail. Obrigado e parabéns pelo Blog.

  • Cardoso, o que me irritou mais com o BlogBlogs é usarem meus dados que eu forneci para um fim (me logar no site deles), para outro fim completamente diferente (aparecer minha identidade no blog dos outros). Eu não me cadastrei no site deles para isso. Beijos.

  • Realmente isso é um grande problemas em muitos blogs, principalmente iniciantes, como o Bruno uso o widget com intuito de conhecer mais blogs que compartilham da mesma linha que o meu, não para ficar mostrando para os outros quem me visita.

    Abraços

  • Olá, boa Tarde.

    prazer Fabiano estive visitando seu blog.

    e gostei muito dele. parabéns!

    e queria fazer umas proposta para você, caso venha a se interessar em ouvir as propostas.

    me retorne.ok

    estou aguardando

    abraço.

    Fabiano

  • É só se deslogar no blogblogs.

    Eu apareço no meu como anônimo…

  • concordo com você cardoso, acho uma bobagem esse tipo de serviço que no fundo, no fundo, não tem função nenhuma, só serve para exibicionismo e tornar lenta a navegação.

    abr!

  • Samuel

    Não entendo o porque da raiva desse pessoal na "quebra de privacidade" deles. Eu sou adepto ao ditado: "quem não deve, não teme", com certeza esse pessoal deve estar com raiva pelo fato deles possivelmente serem identificados em blogs que eles não gostariam que fossem, se é que me entendem.

    Mas de qualquer forma eu acho que o pessoal do BlogBlogs poderia desenvolver a capacidade de acionar um anonimato para esse widget, vendo que o Mybloglog só serve pra dizer quem visitou o teu blog, ou seja se tu for registrado e aparecer lá e porque você se registrou com esse intuito, ao contrário do BlogBlogs que é um diretório de blogs, se você se registrou lá é porque você quis indexar o seu blog ou algo dessa vertente e não ser restreado.

    Os "raivosos" que mandem essa opinião para o pessoal do BlogBlogs.

  • Já vi lhe xingarem de muita coisa. Mas nunca poderão falar que você é inumano.

    O que mais gostei desse texto foi a demonstração por trás do texto de que você valoriza o "calor humano", as pessoas por trás das máquinas. E a pulginha do BlogBlogs ficou só como pano de fundo disso.

    Foi ótimo ler isso!

  • Já vi lhe xingarem de muita coisa. Mas nunca poderão falar que você é inumano.

    O que mais gostei desse texto foi a demonstração por trás do texto de que você valoriza o "calor humano", as pessoas por trás das máquinas. E a pulginha do BlogBlogs ficou só como pano de fundo disso.

    Foi ótimo ler isso!

  • Falou e disse Cardoso.

    Gostei do post e comentei!

  • Galera, acabei de liberar uma funcionalidade que permite que um usuário fique invisível no widget que quiser, permitindo assim que cada usuário defina quando aparece ou não num blog alheio. Acho que isto resolve o problema. Os detalhes estão no Weblog Oficial do BlogBlogs: http://blogblogs.com.br/weblog/perma/widget-ultim

  • Descordo da parte dos aniversários. Eu esqueço até o do meu pai, não é maldade não , é a memória fraca mesmo :S

  • Pingback: BlogBlogs atualiza Widget Últimos Leitores - Gattune! - Tecnologia da Web 2.0()

  • Pingback: Falta Inteligência para Manter um Blog » Sobre Blogs()

  • Pingback: blosque.com | Widgets, BlogBlogs, MyBlogLog, Privacidade e Outras Besteiras()