Nem todo mundo quer violar sua privacidade

Compartilhe este artigo!

Uma grande polêmica nas últimas semanas foi a reação de alguns blogueiros ao recurso do BlogBlogs de mostrar os usuários cadastrados que visitaram por último um determinado site. Isso gerou posts irritadíssimos, tanto d’O Velho quanto da Liliana.

 Curioso. O MyblogLog usa isso tem mais de ano e ninguém falou nada. Fóruns listam exatamente quem está online, e também ninguém reclama.

Quanto a mim, eu não uso o recurso. Nem para dizer quem veio visitar meus sites, nem para dizer que visitei o site de alguém. Preocupação com privacidade e anonimato? Claro que não. Isso não existe na Internet. Mesmo que existisse, seria inconstitucional, visto que a Constituição Brasileira garante a privacidade mas proíbe o anonimato.

Meus motivos são bem mais mundanos.

Se eu visito o blog de alguém e gosto, eu deixo um comentário. Faço isso várias vezes ao dia, e nem sempre é por interesse, visitando puxar o saco dos blogueiros mais ricos do que eu. Faço porque gosto. Faço porque acho que um texto significativo merece melhor recompensa do que um avatarzinho aparecendo no canto da tela.

A Internet, meu povo, é sobre pessoas, não sobre máquinas, programas e scripts. Uma coisa que me deixa triste é ver como, em algumas listas, mensagens de feliz aniversário só aparecem depois que o script automático envia um alerta “fulano de tal fará aniversário dia xx”. Pombas, você precisa de um script para saber o aniversário de seus amigos mais próximos?

Agora essa moda de automatizar até seus passos dá menos motivo para comentar alguma coisa. “Ele vai saber que eu li, é só ver no widget do BlogBlogs”.

Desculpem, mas não é assim que deveria funcionar. Quem escreve quer passar adiante suas idéias, quer discuti-las, e não alimentar um mecanismo automático de feedback.

Por isso também não tenho um mecanismo de votação para os posts. Já tive por um tempo. Não gostei. Eu acho o mundo complexo demais para ser definido em termos de notas de zero a dez, eu quero que quem gostou diga onde acertei, e quem não gostou diga onde errei.

Se for depender de de valores numéricos absolutos, não tenho como saber onde é certo e onde é errado. Da mesma forma mensagens “apaguei seu feed do meu leitor” só posso responder com um “foda-se. Não vai fazer falta”. E é verdade, se um leitor só consegue comunicar sua insatisfação em termos absolutos, não tem o que contribuir, e só está gastando banda. Blogueiro não é adivinho. Precisamos de dados mais concretos do que uma brincadeira “tá quente / tá frio”. Pode até ir embora, mas vou te respeitar bem mais se deixar claros os motivos de sua insatisfação.

A informação do widget do BlogBlogs é absoluta. Me diz quem esteve no blog, mas não me diz o quê essa pessoa viu, quanto tempo ficou, se deixou comentários, se veio através de outro blog ou por um feed. O quê ganho com isso? Saber que algum blogueiro famoso passou por meu blog?

Desde quando um blogueiro mega-famoso que passou e foi embora é mais importante que um paraquedista que caiu por acaso, gostou, fuçou e deixou vários comentários, tornando-se um leitor fiel?



Compartilhe este artigo!