Só Darwin salvará os blogs

Pode reparar: A Globo não menciona marcas nem produtos, exceto quando há uma ação de merchandising (leia-se jabá) por trás. Isso é feito por dois motivos:

Primeiro, para evitar danos caso a marca seja mostrada de forma negativa. Um personagem que toma uma Kaiser e depois bate com o carro está prejudicando a cerveja, digo, a Kaiser, e isso é passível de processo, dada a penetração (epa!) da emissora.

Segundo (e mais importante) o espaço na Globo custa caro. Atinge milhões de pessoas. Se eu vendo Skol, pago para fazer uma inserção de 30 segundos no primeiro break da novela, e no meio da dita-cuja ao invés de pedir “uma cerveja” alguém pede “uma Brahma”, eu vou ficar bem puto, justificadamente.

Por causa disso a Globo não usa marcas de forma gratuita. Soa até ridículo em alguns momentos, mas é a vida.

Nos blogs não temos essa preocupação. Citamos marcas e produtos “impunemente”, assim como citamos e linkamos outros blogs, sem pensar muito, principalmente se for conteúdo viral.

Os anunciantes perceberam isso, e investiram nos posts pagos que estimulam comportamento viral.

A parte ruim: Há um bom número de anunciantes pagando por posts, criando situações onde blogueiros estimulam diretamente a participação de outros blogueiros, e a característica publicitária do post NÃO é revelada.

Ou seja: Você está ganhando para indicar um jogo, um teste, uma brincadeira, uma página, me pede parar visitar o site, clicar no link, mas NÃO revela que recebeu pra isso?

Como todo mundo tenho uma pequena lista de contatos VIP que quando mandam uma URL, eu clico, sem pensar, pois sei que vem boa coisa.

Se esses contatos começarem a receber grana para divulgar links, e avisarem, eu vou clicar SE o link me parecer interessante. Mas se esses contatos começarem a receber para divulgar links. Colocarem posts sobre esses links, e NÃO avisarem, com o tempo eu vou PARAR de clicar nesses links.

Isso JÁ está acontecendo. Da última vez foi tão descarado que os blogs participantes usaram o MESMO texto para propagandear o link. Que era MUITO fraco, do nível daquela fraquíssima campanha Gol Facts.

O que vai acontecer é que esses blogs vão perder credibilidade. Vão perder confiança. Já estão perdendo. Hoje, na dúvida, eu não dou link, não comento.

Os visitantes tendem a ficar mais espertos (não falo dos pára-quedistas) e com isso o efeito replicador do post pago disfarçado vai diminuir. Menos gente clicará, menos gente fará links para esses posts.

E não estou falando dos leitores, estou falando leitores-blogueiros, formadores de opinião entre os blogs co-irmãos (pra usar um jargão televisivo).

Assim teremos um blog com visitação, popular entre os leitores-paraquedistas (nada de errado, o kibe vive disso) mas que não terá qualquer influência sobre os outros blogs.

Com o tempo esse blog irá perder posições nos rankings, no Google e tenderá à grande vala comum dos blogspots da vida, no fundo do tacho, onde o Google não chega. Seu lugar será ocupado por outro blog, e Darwin terá vencido mais uma vez.

Cenário drástico?

Pode ser, mas já está acontecendo comigo.  E o pior, involuntariamente, como percebi por esses dias.


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.



Leia Também:

  • concordo…

    Esse post do gol foi realmente ridiculo, um erro grave.

    Confesso que já tenho uns blogs na lista negra. Simplesmente porque eu começo a ler um post e qnd vou ver no final é uma propaganda, como o blog do réptil desdentado. Cara de pau do caralh*

  • E agora eu escrevo 'primeirão'?
    Falei sobre isso dias atrás, com menos aprofundamento.
    É dose ler que "a cerveja tal que ninguém gosta" lançou um vídeo legal e coisas piores. Pior ainda é que não sabem nem cobrar, aceitam qualquer oferta e nem cobrar adiantado cobram.

  • Pois é, percebi uns posts muito semelhantes por aí falando de um picolé e sobre um produto para cabelos volumosos e rebeldes. Fiquei puta, não sei se por me sentir enganada pelos blogueiros em questão, ou se por não receber essas propostas.

  • Ganhando dinheiro não seremos heróis, sendo heróis não ganhamos dinheiro. Por herói entendo o pessoal ativista das novas mídias e da salvação da mundo pelos blogs.

    Lembrando que Herói não é uma coisa necessariamente boa pra todo mundo.

    Essa coisa de postagem patrocinada esta sendo trabalhada de forma errada (ou melhor: não duradoura) nos blogs. O modelo já começou a cair e acredito que novidades estão por vir.

  • Há alguns dias eu comecei a deixar comentários nos blogs q fazem "patrocinado pero no mucho" dizendo: FALTOU DIZER QUE ESTE É UM POST PATROCINADO.

    Mas é claro q eu só faço isso naqueles blogs q eu leio e respeito.

  • Não é nada agradável receber um monte de propaganda no leitor…
    Mas como é compreensível o fato de ganhar algum com os blogs, é aceitavel com algumas condições:
    Os blogueiros em questão deveriam tomar um certo cuidado (tem gente que publica post patrocinado, mas não publica nenhum outro conteúdo no dia pra compensar).
    Outro fato chato, é ler uma coisa e apenas no final ficar sabendo que o troço é patrocinado. Poderiam colocar no começo?!

    PS: O Adsense as vezes contribui com a sacanagem exibindo anuncios bambi de camisetas dos clubes, Carlos Cardoso, Propaganda Skol, Propaganda Pepsi… Só falta do picolé :D

  • Rodrigo IronMan

    Outra coisa que me 'emputece', são blogs que passam a buscar paraquedistas mais que o aceitável. Usando as palavras mágicas: download, videos, fotos, pelada.

    Isto é irritante quando é um blog que vc tem no RSS e vc entra lá e vê que pura lorota.

  • Taí,
    Eu postei sobre o tal ipod no palito pois realmente achei uma boa sacada!
    Já fiz várias referências a marcas e produtos e ainda não ganhei um tostão com isso!
    Um dia, quem sabe…
    Mas podem ter certeza de quando este dia chegar, eu vou ficar tão feliz que vou avisar à todo mundo!!!
    Acho, que de certa forma, te procuram para que escreva algo GANHANDO por isso, mostra que você já tem um certo prestígio…
    Cabe a você abusar ou não do mesmo….
    E aí, Darwin se mostra capaz!

  • Aloha Chefe!

    Esse post pareceu distorcido.
    Abriram as portas da Zona Negativa?
    Ou da Zona Fantasma?!?!?

    "Não vá para a luz, CarolAnne!"

    Aloha!

  • @Rodrigo IronMan:

    Você indiretamente acabou de fazer isso!

  • É legal que isso(não linkar) está levando o Kibe Loco ao ostracismo. Todo mundo conhece ele mas ninguém vai lá.

    Você poderia publicar um post falando sobre como usar melhor o RSS e sobre os blogs que acessa, afinal vocês todos estão interligados de certa forma.

    O pessoal do IDGNow conhece o pessoal do Jovem Nerd que conhece o Cardoso que conhece o Mr. Manson que conhece o Inagaki que conhece… num círculo vicioso tal qual a MPB, onde todo mundo é fã de todo mundo.

  • @ Magno
    É fácil encontrar dicas para usar melhor o RSS, Como ganhar com os leitores. Porque alguns blogs tem mais leitores no feed que visitantes diários.
    Sobre o círculo vicioso, acho puramente normal. São contatos que vão se estabelecendo e muitas informações são trocadas (a famosa panelinha – no bom sentido).
    O problema é, deixar claro que você está publicando um post patrocinado.
    Link quem achar necessário e conveniente! Seja o Kibe ou Os taíobas!
    O que me deixa mais irritado que os post patrocinado, são links de afiliados (buscapé, jácotei, etc) com palavras que influenciam os paraquedistas a clicarem. Coisas do tipo "concurso da caixa", "Paris Hilton", Músicas para Orkut, download… PQP! Sacanagem… Sem falar na poluição! Espero que pelo menos eles coloquem nofollow.

  • Olá!

    Para ajudar os sites a sobreviver é sempre bom um atrativo a mais.

    Eu postei no meu blog (What's the deal with) um texto falando sobre Widgets de Previsão do Tempo para Blogs e Sites, com avaliações e novidades na área.

    Confere lá e Feliz Natal!

  • Valeu Carlos, porém eu não sou blogueiro profissional. Eu e metade das torcidas do Rio de Janeiro queremos saber apenas como se faz para ler RSS.

    Eu não espero publicar posts patrocinados e a última coisa que eu quero é um paraquedista :-D.

  • @ Magno
    hehe… Ok! Se precisar estamos aí, dispostos! :D

  • Vivian Martins

    Esse é um "hábito" ruim que tenho visto em alguns blogs que tenho nos favoritos e,conseqüentemente,leio sempre.
    Acho que posts patrocinados podem ocorrer sim,mas além de se avisar q se trata disso,eles não devem ocorrer com tanta freqüência.
    Conheço um blog,que não vou citar o nome,que quase toda vez que eu vou lá tem um post patrocinado.Irrita pra caramba,e perde credibilidade mesmo.

  • Maquip

    Rapaz… você está redondamente enganado.

    Segundo a Globo.com, o Kibeloco tem hoje uma média de 180 mil unique visitors por dia. Pelo que li, esse número praticamente dobrou em relação ao ano passado. Além disso, de acordo com o próprio Inagaki, um banner no Kibe Loco tem mais retorno para um anunciante do que uma chamada em programa na TV Globo.

    Muito apropriado citar Darwin, mas não se esqueça que a evolução não acontece em um só lado. A propaganda está mudando. Os veículos estão mudando. E até o público está mudando.

    Só os radicais não percebem isso.

    Falar mal do Kibe já está ficando tedioso. O sucesso tem suas virtudes. Melhor saber reconhecê-las antes que o ostracismo te pegue de surpresa. :-D

  • Não confunda popularidade com credibilidade. Pagode sempre vendeu muito mais do que Jazz, mas quem dá mais prestígio a uma casa? Show do John Coltrane ou show do Papo de Aranha?

    Qual foi a última vez que você viu um blog blog (não blog miguxo) repercurtir algo do kibe, positivamente? Ele é um sucesso de visitação, mas está longe de ser referência ou formador de opinião entre formadores de opinião.

    //eu sei, Coltrane morreu em 67, mas foi o primeiro nome que lembrei.

  • Pingback: No donut for you | Boombust()

  • "Com o tempo esse blog irá perder posições nos rankings, no Google e tenderá à grande vala comum dos blogspots da vida, no fundo do tacho, onde o Google não chega."

    Só não concordo com essa parte, Cardoso. Não se pode generalizar os "blogspots da vida". Uso o blogspot e a única desvantagem que vejo é a de que se o blogspot acabar do dia pra noite, meu conteúdo será deletado. Mas, quanto ao ranking, posição no google e indexação, não tenho do que reclamar.

  • Pingback: poker handy spiel()

  • Pingback: poker multijoueur gratuites()

  • Pingback: bad card credit credit secured bad card credit credit people secured()

  • Pingback: poker spielen deutschland()