Só Darwin salvará os blogs

Compartilhe este artigo!

Pode reparar: A Globo não menciona marcas nem produtos, exceto quando há uma ação de merchandising (leia-se jabá) por trás. Isso é feito por dois motivos:

Primeiro, para evitar danos caso a marca seja mostrada de forma negativa. Um personagem que toma uma Kaiser e depois bate com o carro está prejudicando a cerveja, digo, a Kaiser, e isso é passível de processo, dada a penetração (epa!) da emissora.

Segundo (e mais importante) o espaço na Globo custa caro. Atinge milhões de pessoas. Se eu vendo Skol, pago para fazer uma inserção de 30 segundos no primeiro break da novela, e no meio da dita-cuja ao invés de pedir “uma cerveja” alguém pede “uma Brahma”, eu vou ficar bem puto, justificadamente.

Por causa disso a Globo não usa marcas de forma gratuita. Soa até ridículo em alguns momentos, mas é a vida.

Nos blogs não temos essa preocupação. Citamos marcas e produtos “impunemente”, assim como citamos e linkamos outros blogs, sem pensar muito, principalmente se for conteúdo viral.

Os anunciantes perceberam isso, e investiram nos posts pagos que estimulam comportamento viral.

A parte ruim: Há um bom número de anunciantes pagando por posts, criando situações onde blogueiros estimulam diretamente a participação de outros blogueiros, e a característica publicitária do post NÃO é revelada.

Ou seja: Você está ganhando para indicar um jogo, um teste, uma brincadeira, uma página, me pede parar visitar o site, clicar no link, mas NÃO revela que recebeu pra isso?

Como todo mundo tenho uma pequena lista de contatos VIP que quando mandam uma URL, eu clico, sem pensar, pois sei que vem boa coisa.

Se esses contatos começarem a receber grana para divulgar links, e avisarem, eu vou clicar SE o link me parecer interessante. Mas se esses contatos começarem a receber para divulgar links. Colocarem posts sobre esses links, e NÃO avisarem, com o tempo eu vou PARAR de clicar nesses links.

Isso JÁ está acontecendo. Da última vez foi tão descarado que os blogs participantes usaram o MESMO texto para propagandear o link. Que era MUITO fraco, do nível daquela fraquíssima campanha Gol Facts.

O que vai acontecer é que esses blogs vão perder credibilidade. Vão perder confiança. Já estão perdendo. Hoje, na dúvida, eu não dou link, não comento.

Os visitantes tendem a ficar mais espertos (não falo dos pára-quedistas) e com isso o efeito replicador do post pago disfarçado vai diminuir. Menos gente clicará, menos gente fará links para esses posts.

E não estou falando dos leitores, estou falando leitores-blogueiros, formadores de opinião entre os blogs co-irmãos (pra usar um jargão televisivo).

Assim teremos um blog com visitação, popular entre os leitores-paraquedistas (nada de errado, o kibe vive disso) mas que não terá qualquer influência sobre os outros blogs.

Com o tempo esse blog irá perder posições nos rankings, no Google e tenderá à grande vala comum dos blogspots da vida, no fundo do tacho, onde o Google não chega. Seu lugar será ocupado por outro blog, e Darwin terá vencido mais uma vez.

Cenário drástico?

Pode ser, mas já está acontecendo comigo.  E o pior, involuntariamente, como percebi por esses dias.



Compartilhe este artigo!