A imagem pública de “blog” também não ajuda. A frase que mais se escuta é “blog? Minha filha tem um”. O Fugita que o diga, quando se identificou como blog e quase foi escurraçado.
Há empresas que bloqueiam em seus firewalls blogs específicos -o Bruno por exemplo não me acessa do trabalho- ou mesmo qualquer URL com a palavra “blog”.
Imaginem se bloqueassem “news” o escândalo que seria.
Claro, dizem que os blogs não possuem credibilidade, são em maioria diários de adolescentes, e antiprodutivos de ter em um ambiente corporativo. Colocam todo mundo na mesma cesta, e danem-se os blogs sérios. Já os sites “de notícias”, como o Weekly World News não são bloqueados. Vejamos as manchetes deste que se diz “O Único Jornal Confiável do Mundo”:
É, eu também acho.
O preconceito contra blogs vai mais adiante. Aparentemente na Escala Pokemon os blogs são naturalmente inferiores. Vejam n’O Globo por exemplo: A URL é:
http://oglobo.globo.com/blogs/
Mas… notem a primeira rubrica na coluna da esquerda:
os top 4 são “sites de colunistas”. Estão inclusive fora da árvore de blogs. O Beto Largman, que é um humilde autor de blog de tecnologia d’O Globo, está listado, lá embaixo:
O link é:
http://www.oglobo.com.br/blogs/largman/ (destaque meu)
Já o Noblat está listado lá em cima como “site de colunistas”. O link:
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/default.asp
É CLARO que os figurões ganham mais destaque, é a ordem natural das coisas, não estou reclamando disso. O ponto aqui é bem mais sutil. Notem que acima de um certo grau de evolução, você não pode ter um blog. Passa a ter um site. “blogs de colunistas” é haram, haram mortal!
Essa postura é ridícula, é tampar o sol com a peneira. É dizer que a Mírian Leitão é “boa demais para ter blog”. Eu só posso rir, pois enquanto o jornal finge que o Noblat tem um site de colunista, bem… vejam o cabeçalho:
É. Noblat tem um blog. Mesmo que uns não queiram.