Um blog é um blog é um blog. Ou não?

Compartilhe este artigo!

O termo blog é pejorativo. Não adianta. “blogueiro” também é. O sufixo “eiro” denota trabalho braçal. Sim, “engenheiro” também é braçal, só melhora um pouco quando ganha “eletrônico”, “nuclear”, no final. Não temos “articuleiro”, “periodiqueiro”, “jornaleiro”. De forma subconsciente quando falamos “blogueiro” já nos colocamos em posição de inferioridade, diante do interlocutor.

A imagem pública de “blog” também não ajuda. A frase que mais se escuta é “blog? Minha filha tem um”. O Fugita que o diga, quando se identificou como blog e quase foi escurraçado.

Há empresas que bloqueiam em seus firewalls blogs específicos -o Bruno por exemplo não me acessa do trabalho- ou mesmo qualquer URL com a palavra “blog”.

Imaginem se bloqueassem “news” o escândalo que seria.

Claro, dizem que os blogs não possuem credibilidade, são em maioria diários de adolescentes, e antiprodutivos de ter em um ambiente corporativo. Colocam todo mundo na mesma cesta, e danem-se os blogs sérios. Já os sites “de notícias”, como o Weekly World News não são bloqueados. Vejamos as manchetes deste que se diz “O Único Jornal Confiável do Mundo”:

É, eu também acho.

O preconceito contra blogs vai mais adiante. Aparentemente na Escala Pokemon os blogs são naturalmente inferiores. Vejam n’O Globo por exemplo: A URL é:

http://oglobo.globo.com/blogs/

Mas… notem a primeira rubrica na coluna da esquerda:

os top 4 são “sites de colunistas”. Estão inclusive fora da árvore de blogs. O Beto Largman, que é um humilde autor de blog de tecnologia d’O Globo, está listado, lá embaixo:

O link é:

http://www.oglobo.com.br/blogs/largman/
  (destaque meu)

Já o Noblat está listado lá em cima como “site de colunistas”. O link:

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/default.asp

É CLARO que os figurões ganham mais destaque, é a ordem natural das coisas, não estou reclamando disso. O ponto aqui é bem mais sutil. Notem que acima de um certo grau de evolução, você não pode ter um blog. Passa a ter um site. “blogs de colunistas” é haram, haram mortal!

Essa postura é ridícula, é tampar o sol com a peneira. É dizer que a Mírian Leitão é “boa demais para ter blog”. Eu só posso rir, pois enquanto o jornal finge que o Noblat tem um site de colunista, bem… vejam o cabeçalho:

É. Noblat tem um blog. Mesmo que uns não queiram.



Compartilhe este artigo!