OK, eu não sou só o Drummond

Compartilhe este artigo!

Como blogueiro, além de Roberto Marinho, João Saldanha, Drummond, Samuel Weiner e Clark Kent, tenho que ser também o Tião da Oficina, trocar cebolinha, fazer manutenção no breque, alinhar embreagem e regular platinado.

É o lado mais geek e menos glamouroso da  condição de blogueiro. Não temos ninguém por trás (exceto o Morróida mas não me meto na vida amorosa de meus amigos) e isso é chato. Mesmo o pessoal que se hospeda em condomínios de blogs acabam cuidando de muita coisa na mão, pois uma coisa é o condomínio dar atendimento personalizado, outra é instalar plugins e mexer no layout para você.

Configurações mais complexas, por exemplo, não são cobertas “pelo contrato”.

A preguiça, mais o baixo status de Mecânico de Blog fazem com que qualquer mudança seja empurrada com a barriga, afinal chique é escrever, não ficar fuçando em servidores. Isso não interessa a ninguém, nem post dá.

O problema é quando os leitores começam a reclamar. Hoje mesmo a  Lilith chiou que o blog estava lento. Há uma relação de causa/efeito aqui. Quanto mais penduricalhos eu coloco no blog, mais lento ele fica. Já removi a maioria dos plugins desnecessários, mas mesmo assim estava ruim.

Seguindo uma dica do Leo, parti para otimização do banco de dados. Acho que o blog está bem mais rápido agora, mas vocês é que dirão.

Curiosamente por mais que tornar o site rápido e mais facilmente acessível para o leitor seja algo nobre e estrategicamente importante, não me sinto tão “trabalhando” quanto me sinto quando escrevo. Isso é ruim, MUITO ruim.

Poderiam até dizer que estou traindo minhas raízes geek. EU diria que estou traindo minhas raízes geek. Diria que estou virando “gerente” de meu blog, e isso é péssimo.

OK, problema detectado. Vou parar de achar que dar manutenção e aprimorar tecnicamente o blog é algo inferior. Sinto que estava sendo contaminado pelo discurso BABACA de que a Internet só fala de blogs, fapfapfap, só há blogs de tecnologia, fapfapfap, é feio falar de tecnologia, fapfapfap, temos que blogar para salvar o mundo, fapfapfap.

Pois bem; eu criei este blog para documentar as minhas experiências em criar um blog de sucesso. Ele É, sempre foi, sempre será SOBRE BLOGS, com muito orgulho. Quem não gostou, é só fechar a janela. Mas pode ir se foder antes ;) (tm Morróida)

Vou inclusive voltar aos tutoriais. Sem medo de reclamarem que meu blog sobre blogs fala muito sobre blogs. Farei inclusive tutoriais sobre assuntos que JÁ foram abordados em outros lugares, afinal se eu não achasse que poderia fazer melhor algo que já existe, estaria sentado lendo jornal, não escrevendo blogs.



Compartilhe este artigo!