A Síndrome do Peixe depende de você

Compartilhe este artigo!

Uma das primeiras lições que aprendi em propaganda foi ensinada pelo Mílvio, excelente redator da Artplan, que deu uma lição de humildade ao explicar que um redator é tão bom quanto o texto que ele fará hoje, não pelo que fez ontem, e que o seu anúncio genial de hoje amanhã estará embrulhando peixe na Praça XV.

Isso vale também para jornalistas E blogueiros.

Por outro lado nos blogs nós temos um diferencial que nos coloca mais próximo de escritores do que jornalistas. Temos a oportunidade de criar conteúdo relevante que não se torna obsoleto em algumas horas.

Imagine o telejornalismo. Aquela matéria lindamente escrita, produzida e editada perde totalmente sua razão de existir ao final do telejornal. NINGUÉM jamais irá exibi-la novamente. No máximo se for uma matéria histórica, você ganha alguns segundos em uma Retrospectiva de final de ano.

Já livros são lidos, relidos e redescobertos todo o tempo. Livros são imortais.

Blogs também podem ser. Ou pelo menos nossos melhores posts.

Tenho textos com mais de 2 anos que ainda são ativamente visitados. O custo/benefício de algo escrito uma vez só e acessado diariamente nos últimos dois anos é incrível. Não só os textos não caíram no esquecimento do Google como são ainda referenciados e citados por outros blogs. Isso não tem preço.

Quando for escrever um texto, tente não ir pelo caminho fácil. Claro que é mais simples subir alguma besteira do YouTube, mas isso vai garantir que seu texto continue sendo visitado depois de 2 anos?

Acho difícil.



Compartilhe este artigo!