Questão existencial: Muitos Blogs ou um Portal Pessoal?

Estou com um dilema. Não se se caso, compro uma moto ou fecho meia-dúzia de blogs. Estava conversando com o Gustavo, e ele tem problema semelhante: Muito conteúdo diferenciado e pouco tempo para gerenciar um monte de blogs.

Exemplo: Eu fechei recentemente o FraudesOnline por pura falta de tempo, o JungleBook está às traças e o Contraditorium Séries, abandonado. Falta de assunto? Não, baixa prioridade. Quando cuido dos textos do MeioBit, dos textos do carloscardoso.com e dos textos do contraditorium parto para a manutenção diária, backups, atualizar plugins, etc. Só que cada blog é uma estrutura independente. Vai fazendo as contas…

Também há outro pequeno problema: Cada um desses blogs dilúi pagerank, links, etc. Não vou fazer uma rede de blogs linkando a mim mesmo, seria pura picaretagem, e não me chamo [OMITIDO – pergunte-me no bar].

Assim, estou pensando em unificar o Fraudes Online, o Contraditorium Séries e o Jungle Book em volta do Contraditorium.

A idéia não é agregar o conteúdo simplesmente, não vou zonear a temática do blog, ainda mais misturando posts em inglês. O que quero é chegar a um modelo onde quem gosta do Contraditorium Classic continue lendo, quem quiser ler o Séries poderá, e assim por diante.

Como fazer isso?

A estrutura de subdominios não adianta. Além de não agregar pagerank, series.contraditorium.com mantém o problema de uma estrutura independente, do Worpress. Trabalho duplicado.

Pensei em usar um redirecionamento, mandando tudo que for series.contraditorium.com para, por exemplo, contraditorium.com/category/series, onde as categorias do blog atual existirão como sub-categorias. Isso válido para os outros blogs.

Um plugin que já tenho permite que não lista na página principal os posts dessas categorias-blogs. Há, se não me engano, um jeito de mudar o template para categorias específicas, e com isso a identidade visual dos antigos blogs seria mantida.

Um layout mais com cara de portal também ajudará, dando destaque ao conteúdo off-primeira página.

Que tal? Acham que dá samba? deixe sua opinião usando o plugin abaixo, que, aliás, também estou testando.

{democracy:2}


O Contraditorium vive de doações. Não veiculo anúncios no blog. Somente sua colaboração me incentiva a escrever artigos cada vez melhores, sem rabo preso com anunciantes, partidos ou militâncias. Prestigie essa liberdade, faça uma doação. Use o PagSeguro no botão abaixo ou via PayPal com o email cardoso@pobox.com. Caso você tenha uma carteira PicPay,meu usuário é @carloscardoso. Caso não tenha e queira uma forma de transferir pequenas (ou grandes, de preferência grandes) quantias sem taxas, é só se inscrever.  Eles te darão R$10,00 para experimentar, basta utilizar meu código promocional SKO4

Toda moeda é bem-vinda, desde que seja de país com luz elétrica e água encanada.




Leia Também:

  • Olá!

    Votei em "múltiplos blogs", mas não sei se entendi bem a proposta para esta opção na enquete.

    Você já pensou em utilizar uma página "agregadora", algo como um condomínio de blogs, só que contendo somente seus blogs?

    Não sei se com o WordPress é possível se fazer isto, utilizando ou não plugins, ou se o WPMU funcionaria neste caso.

    Mas sei que (é claro, se estiver disposto a utilizar um outro CMS) é possível criar uma página inicial através de um CMS como o Xoops, por exemplo e, ou através de módulos para o mesmo, ou através de blocos inseridos em sua página inicial, "chupar" (sem malícia…hehehe) os posts dos diversos blogs.

    Uma vez consegui fazer isto no Xoops usando SSI, exibindo os últimos tópicos de um fórum phpBB.

    Abraços! :)

  • Olá Cardoso,
    Poxa, que coincidência. Estava comentando exatamente isso no meu blog anteontem.
    A gente poderia se juntar um dia para um café e conversar a respeito do assunto, né?
    Beijos!

  • Serei honesto, só leio dos citados seus o contraditorium clássico, o carloscardoso.com e o meiobit o qual você é contribuidor também.
    Acho que a união apenas beneficiará e enriquecerá aqui, qualquer adição de conteúdo concentrada é bem vinda mesmo que mude sensivelmente as temáticas daqui.

  • Será que o http://mu.wordpress.org/ não seria uma alternativa?

  • Velho,

    votei em "sub-blogs com cara de portal", porque acho que a fórmula do Judão cairia bem para a CCNet. Lá tem as gostosas, a parte de tecnologia, etc.

    Agora, recomendo que você descontinue as séries de conteúdo que não for tocar pra frente. Simples questão de prioridade: você está mandando bem pra kct no MeioBit e aqui. Porque dissipar energia numa outra linha de conteúdo que vai levar mais esforço do que dar retorno ?

    Abraço !

  • O b2evolution tem uma solução legal para estes casos.

    Você cria quantos blogs quiser, dentro de um blog principal, e pode listar quais quiser nele (no principal).

    No caso aqui, você poderia criar o Series e o Fraudes dentro do Contraditorium, mas não listá-los na página principal, que continuaria como está. Cada um deles, teria sua página própria, acessível via menu, mas estariam todos dentro do mesmo sistema, facilitando a manhutenção.

    O WordPress deve ter algum recurso semelhante.

  • Cardoso, já deu uma olhada no Joomla? Você pode criar uma estrutura de portal com vários tipos de páginas dentro, inclusive blogs. É muito tranquilo de usar. Instalei estes dias aqui em casa pra testar e fiquei impressionado.

    Tem até uns sites de "clube de templates" que tem uns templates IRADOS baratinhos. Dê uma olhada… pode ser a solução que você tá procurando.

  • Marcus Danillo

    Já pensou em contratar alguém para fazer a manutenção e se focar somente em escrever? Eu acho que ter blogs separados é melhor, pelo menos se você quer levar todos esses assuntos a sério. Então se o problema é gerenciar todos eles, um assistente pode ser a solução.

    Ou então você pode fazer como todos os blogueiros normais e usar seu blog pessoal (que no caso seria o CarlosCardoso.com, creio eu) para tratar desses temas mais 'offs' com uma freqüência menor. (só não venha querer fundir o Orações.net ao CarlosCardoso.com, pelamordedeus!)

  • CCNet é uma ótima idéia, Cardoso.

    (X) Sub-blogs com cara de portal

  • Já pensou na possibilidade de contratar alguém para lhe auxiliar em algumas tarefas? De repente um estagiário(a) resolva o trabalho braçal… :-P daí você fica só com a parte encefálica da coisa…

  • Votei em qualquer porra. Até descer para comentar já até esqueci. Fazer um portal é legal, mas isso não impede de deixar os caminhos do blog…

    Putz… sei lá, tenho a impressão que qualquer coisa que seja feita, será mais trabalho… tenho certeza que qualquer resultado de "Não integre" será amaldiçoado por ti.

  • Cardoso, que plugin que você está usando? To querendo colocar no meu blog também pra unificar a estrutura do meu blog caça-paraquedistas com o meu blog oficial.

  • Leonardo

    Agregar todos seus blogs seria complicado, os assuntos são muito diferentes e acho que a perda de foco seria inevitável.
    Cuidado pra não se transformar em apenas mais um blog de "geek stuff".

    E que merda foi essa que fizeram com o Meiobit? Trocaram qualidade por quantidade. Todo dia uns 300 post inúteis, preferia muito mais o formato antigo sem usuários enviando posts horríveis.

  • Leonardo Vergani

    Que plugin seria esse?

  • Olá Carlos Cardoso,
    Seja blog1,blog2, Classic ou não, acho que deve ficar aqui tudo aqui no Contraditorium, e listado na categoria. Quem quiser ler, que leia, quem não quiser que pule para o próximo artigo.
    Acho também:
    1-Para o leitor vai agregar, e facilitar
    2-Se for mudar o layout, use estilo magazine (é mais fácil e gostoso localizar o que procura)

    Valeu?

  • Estive confrontado com o mesmo dilema existência neste final de semana. Tropecei no seguinte site ontem: http://damox.com/ , que parece com sua opção do sub-blogs com cara de portal. O visual da página inicial é bem feio, mas dentro de cada sub-blog a navegação é bem limpa.

  • Conheçe o plugin para 'não publicar na primeira página' um artigo novo, inclusive estou pensando no caso de interação e subdivisão de categorias em meu blog.

    Mas a questão que está me 'aporrinhando' é: como disponibilizar feeds por categoria?

    Ainda não encontrei nada que resolva esta questão, pensei em programar um sistema próprio, mas estou sem tempo devido à faculdade.

    Ou seja, não sei o que fazer até o atual momento

    Em relação a sua possível mudança, recomendo a Sub-blogs
    será uma interação de diversos assuntos no mesmo endereço, isso é interessante

    Não acho necessário uma cara de portal, no máximo um blog mais corporativo, melhor estética com algumas funcionalidade a mais.
    Será interessante conferir a mudança.

  • Leonardo Vergani

    Filipe Oliveira, para isso basta adicionar "/feed" ao fim da URL da categoria.

    No WordPress deu certo.

  • Filipe, cada categoria já gera um feed. Basta colocar a palavra /feed/ na frente do link. Exemplo:

    Posts de uma categoria qualquer: http://www.gamedevbr.com/categorias/musica-e-efei
    Feed específico: http://www.gamedevbr.com/categorias/musica-e-efei

    Isso no WordPress, claro.

  • "Cada um desses blogs dilúi pagerank, links, etc. Não vou fazer uma rede de blogs linkando a mim mesmo, seria pura picaretagem…"

    Mas se os blogs são seus, por que não linká-los?

  • Pelo jeito como levo o diadefolga, fica meio óbvio que prefiro tudo sob o mesmo guarda-chuva. Já brinquei um pouco com isso: templates diferentes para cada categoria (hoje, algumas ainda conservam sidebar diferente, fruto dessa experiência), esconder categorias da página principal etc. e tal. Só não parti para mudanças mais drásticas porque… ah, por várias razões. Esse comentário já está grande demais.

  • Eu gostei da idéia de usar o plug in para fazer com categorias, mas acho que o que daria mais certo mesmo seria os "sub-blogs com cara de portal".

    Falando nisso, teria como você dizer qual plug-in é esse? já usei o método "STFW" mas mesmo assim não encontrei resultados.

  • doc

    Só por curiosidade. Como chama este plugin de WP que não publica o post na página principal? Ele excluí também dos feeds?

  • Pô, Cardoso, por que você não faz igual o Judão? Cria um portal, transforma os diversos blogs em colunas semanais e convida pessoas para escrever as colunas…

    Acho que pode dar certo. O que acha?

  • Aloyr

    Cardoso, parece que o que você precisa é algo como o Drupal (www.drupal.org)... Permite que você tenha vários blogs ao mesmo tempo , te dá a escolha de postar ou não na página principal, etc… e é bem mais flexível que o WP (que já é bom pacas).

  • Eu estava pensando aqui sobre o assunto antes de entrar nesse feriado, quando chegava da faculdade eu ficara a pensar em como poderia separar os assuntos… Bem futuramente eu estarei como um "arquiteto e urbanista" mais gosto do blog, gosto de diversos assuntos… e quero muito poder separar isso, não tenho tanta experiencias em blogs assim quanto vc, eu nem mesmo sei escrever direito :-D… Mais estou estudando e aprendendo a cada dia sobre o assunto… De vez em quando dou umas burradas, meus amigos pegam na orelha e dão aqueles "puxavantes"… mais vai a minha opinião sobre seus blogs.

    Eu optaria por vc escolher múltiplos blogs…

  • Estou com o mesmo problema e não sei o que fazer, então não tenho como te dar uma opinião sobre o que é melhor, mas de cara eu acho que a idéia do portal é a pior opção. Ainda mais quando os assuntos são muito distintos – mas essencialmente porque o formato em si dende a descaracterizar a natureza dos blogs, na minha opinião. A não ser que você faça um blog central que puxe feeds de todos os demais, mas mantendo o formato de blog. É isso que eu estou pensando em fazer.

    Boa sorte! :-)

  • Pingback: Excluindo categorias da página inicial e do feed | Rodrigo Flausino()